terça-feira, 29 de novembro de 2016

Projeto vai beneficiar acolhidos dos recantos da Criança e do Adolescente do Cabo

img-20161129-wa0017Um projeto desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude vai beneficiar acolhidos dos Recantos da Criança e do Adolescente do Cabo de Santo Agostinho. Voluntários estão sendo recrutados para participar do Projeto Farol de Apadrinhamento, acompanhando os acolhidos com possibilidade remota de adoção ou reinserção familiar, proporcionando-lhes lazer, realizando visitas na instituição ou investindo em qualificação pessoal e profissional deles.
img-20161129-wa0015O lançamento do Projeto Farol aconteceu nessa segunda-feira (28), no salão de júri do Fórum Drº Humberto Costa Soares, no Centro do Cabo. Na ocasião, os Juízes Rafael Cardozo e Hélia Viegas falaram sobre o projeto, suas modalidades e os requisitos para se tornar um padrinho. Estiveram presentes Conselheiros Tutelares, autoridades locais, funcionários do judiciário e representantes de entidades sociais do município. A vice-prefeita, Edna Gomes, esteve presente.
O apadrinhamento pode ser afetivo, financeiro ou de prestação de serviços. No apadrinhamento afetivo, os voluntários construirão vínculos com os acolhidos desvinculados legalmente das famílias de origem. O financeiro visa o financiamento em saúde, educação, cultura e lazer. E o apadrinhamento de prestação de serviços é voltado a profissionais e compreende a oferta de trabalho voluntário de acordo com especialidade de trabalho. Para se tornar um padrinho é preciso ser maior de 18 anos e apresentar condições psicossociais.
Ao todo, 11 acolhidos dos Recantos da Criança e do Adolescente estão aptos a participar do projeto e serem apadrinhados. São crianças com baixa oportunidade de reinserção familiar e fora do perfil para adoção. Para a secretária municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, o projeto cumpre um papel muito relevante na vida dos beneficiários. “Os padrinhos serão figuras de suma importância na vida das crianças das nossas instituições de acolhimento, uma vez que, o Sistema Nacional de Adoção apresenta critérios altamente seletivos. E esse projeto oportuniza a construção de um relacionamento baseado no apoio afetivo”, disse. “ Fico muito feliz por essa iniciativa e assumo o compromisso de colaborar para o sucesso desse programa”, ressaltou.
A gerente de Proteção Social Especial (gerência responsável pelas instituições acolhedoras do município), Marília Torres, explica que todo o processo de avaliação dos candidatos a padrinho será realizado pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca, e que os padrinhos poderão se candidatar a mais de uma categoria. Marília acredita que o Projeto Farol vai garantir que os acolhidos tenham acesso a outras seguranças sociais e garantia de direitos afetivos, familiares e comunitários como preconiza a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: Ascom da SMPROS/Cabo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário