sábado, 26 de novembro de 2016

Alunos da zona rural vencem 1º Concurso de Poesia Celina de Holanda

conc-poe-celina-002“Pirapama, meu vizinho” é o título da poesia campeã do 1º Concurso de Poesia Celina de Holanda do Cabo de Santo Agostinho. A cerimônia de premiação dos destaques foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco e Secretaria de Educação, nessa quinta-feira (24/11), no auditório da Secretaria. Ao todo, 19 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais se inscreveram no certame.
conc-poe-celina-001A tarde cheia de surpresas e emoção contou com apresentação teatral de caráter social e reflexivo e recitações de poesias. Na ocasião, Mayara Eduarda Lins, aluna da Escola Municipal Júlio Carneiro de Albuquerque Maranhão, prestou uma homenagem à Celina de Holanda, recitando um de seus poemas. Estiveram presentes na premiação o secretário de Educação, Adelson Moura; Nelma Oliveira (assessora especial da SME); Erenir Paixão (coordenadora da Biblioteca), João Sávio (presidente da Academia Cabense de Letras). Membros da comissão julgadora responsável pela avaliação dos textos, Ivan Marinho, Benedita Santos, Natanael Lima Júnior e Tereza Soares, também prestigiaram o evento.
Para o secretário de Educação, Adelson Moura, a atual gestão desde o início buscou incentivar e aprimorar os estudantes da rede municipal. “ Estamos muito felizes com o resultado do concurso e por revelar talentos da zona rural. É importante lembrar que na última edição da Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa duas alunas venceram o concurso nos gêneros poesias e memórias literárias”, destacou Moura. “Não poderia deixar de parabenizar à Biblioteca Joaquim Nabuco que criou o concurso e nossos professores de Língua Portuguesa que, com maestria, orientaram os estudantes”, completou o secretário.
conc-poe-celina-003O 1º Concurso de Poesia Celina de Holanda teve como objetivo homenagear a memória da poeta cabense que lhe empresta o nome, bem como contribuir para a descoberta de novos poetas, estimular a produção literária em âmbito local, dando também oportunidade para a divulgação dos seus trabalhos.
O primeiro colocado do concurso, Wéverton Arthur, 13 anos, comemorou a primeira vitória na escrita e agradeceu aos professores. “Para mim é uma honrar participar dessa iniciativa. O primeiro lugar foi uma consequência, pois, desde o início, ficamos bastantes engajados nesse projeto”, contou ele, que em sua poesia destacou a beleza e as fases do Rio Pirapama. “Paro, olho a natureza, e como o poema diz, vejo o que o criador fez. Penso nisso e escrevo”, comentou.
Celia Menezes, professora de português da rede municipal que orientou os três primeiros colocados no concurso, ressaltou que o trabalho em sala foi fundamental. “A vitória foi fruto de um trabalho em sala de aula. Nossa maior alegria foi poder ter dado à Celina de Holanda os três primeiros prêmios do concurso para pupilos que representavam sua terra”, ressaltou.
Confira os premiados do 1º Concurso de Poesia Celina de Holanda:
  • 1° lugar: Wéverton Arthur Cunha Ferreira, com “Pirapama, meu vizinho”
Premiação: Notebook + Medalha + Kit de livros + Certificado

  • 2° lugar: Luciana Maria Aragão, com “Doce Caminhas diário”
Premiação: Tablet + Medalha + Kit de livros + Certificado

  • 3° lugar: Mayara Eduarada Lins da Cunha, com Sinfonia Libertense
Premiação: Headfone + Medalha + Kit de Livros + Certificado

Texto: Thays Lorena – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário