quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Professores do Cabo estreiam espetáculo em Vitória de Santo Antão

peca-sabedoriaO espetáculo “A incrível aventura da sabedoria contra o poder”, encenado por dez professores da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho, estreará nesta sexta-feira (11), no município de Vitória do Santo Antão. O evento terá início às 17h e integra o Festival Universitário da Faculdade Faintivisa. A peça também será apresentada no dia 23 de novembro, às 18h, no auditório Padre Vander Velden, em Pontezinha, com entrada gratuita.
Escrito por Luiz Navarro, dirigido pela professora e atriz Evânia Copino e encenado por educadores da área de Linguagens da Rede Municipal de Ensino, o espetáculo conta a história de um rei que governa o reino com tirania impossibilitando qualquer forma de democracia. De forma bastante cômica, o enredo traz reflexões sobre diversos temas tais como respeito, fidelidade, soberania do povo, amizade, além de resgatar típicos personagens da realeza a exemplo dos conselheiros, artistas de rua, donas de casa e guardas reais.
Outro diferencial do espetáculo é que a narrativa foi toda escrita valorizando os costumes e tradições nordestinas, assim sendo o espectador tem a possibilidade de se envolver ainda mais com a comédia na medida em que sua variante linguística se faz presente na fala dos personagens.
A primeira apresentação da peça aconteceu no Cabo, no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, no dia 10 de agosto. A expectativa com “A incrível da sabedoria contra o poder” dá-se também pelo fato de contar com professores que nunca atuaram profissionalmente em peças teatrais. São eles: Mauro César (Escola José Clarindo, Ponte dos Carvalhos), Aldamare Santos (Escola Jason Brandão, Cohab), Edilene Leal (Escola Padre Melo, Charneca), Paula Costa (Escola Dr. Marivaldo Burégio, Centro), Rúbia Maria (Escola Cláudio Gueiros, Centro), Lucineide (Escola Vereador Reginaldo Loreto, Ponte dos Carvalhos), Reginaldo Júnior (Escola Municipal Madre Iva, São Francisco), Sobrinho (Escola Júlio Carneiro, Usina Liberdade) e Rosemberg Nascimento (coordenador da área de ensino em Linguagens).
Todos os professores-atores passaram por um laboratório teatral ministrado pela atriz Evânia Copino que trabalhou entonação, postura, dentre outros elementos importantes para o texto teatral. “É muito importante incentivar os novos talentos em nosso município, principalmente quando se trata de educadores. Experiências como essa estimulam outros docentes e abre o leque de possibilidades de se repetir a experiência em escolas de outras redes”, apontou Adelson Moura, secretário Municipal de Educação.

Texto e foto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário