sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Guardas ambientais resgatam 19 pássaros silvestres em Ponte dos Carvalhos

ga_armada_apreensao_animaissilvestre_01randyaugustoAgentes da Guarda Ambiental do Cabo de Santo Agostinho realizaram, na manhã desta sexta-feira (04/11), uma apreensão de pássaros silvestres no distrito de Ponte dos Carvalhos. Ao todo, foram resgatados 19 pássaros de 11 espécies, dentre elas jandaia, maritaca, sabiá, cabeça preta, cabocolinho, vai e vem, sanhaçu, guriatã de coqueiro e verdadeira, pinta silva e chorão. De acordo com a lei 9605/98, esse animais são protegidos e não podem ser presos e nem maltratados.
ga_armada_apreensao_animaissilvestre_03randyaugustoDe acordo com o subinspetor da guarda, Reginaldo Albuquerque, a apreensão foi feita através de uma denúncia realizada na Secretaria de Meio Ambiente. “Recebemos a denúncia de que havia diversos animais silvestres mantidos em cativeiro para serem comercializados. Fomos até o local e constatamos o fato”, explicou. Ele também informou que ações como esta estão sendo realizadas constantemente para tentar combater o crime.
Ainda segundo Reginaldo, a dona da casa onde os pássaros foram encontrados assinou um termo de doação nos animais silvestres, o que livra a mesma de não ser conduzida para a delegacia por infringir a lei e tem pena/detenção de seis meses a um ano, e multa.
ga_armada_apreensao_animaissilvestre_02randyaugustoOs animais foram levados para Unidade de Preservação Ambiental em Gurjaú. Qualquer cidadão pode colaborar com o resgate de animais silvestres no município do Cabo, acionando a Secretaria de Meio Ambiente. Em casos de denúncia ou informações adicionais entrar em contato pelo telefone 3521-6681.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário