quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ações voltadas ao Novembro Azul estão sendo realizadas em Suape

img_3898A Unidade Básica de Saúde (USB) de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, estará intensificando durante todo esse mês de novembro, ações voltadas para a saúde do homem aderindo a Campanha do Novembro Azul. A campanha tem como objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter aos exames preventivos alertando a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
img_3894
Nessa terça-feira (08/11), cerca de 30 homens foram contemplados com aferição de pressão e de glicose, testes rápidos contra HIV e Sifílis, saúde bucal, solicitação de exame de sangue PSA total e frações, palestras e distribuição de folheto sobre o câncer de próstata, além de aplicação de vacinas contra tétano e hepatite.
De acordo com a enfermeira responsável pela ação, Lígia Leite, o câncer de próstata é a segunda maior causa da morte entre os homens. “Esta campanha é de suma importância para que os homens tenham consciência que o preconceito que ainda existe sobre estes exames passe a não existir, e que assim eles procurem regularmente a unidade de saúde para a realização dos exames de toque da próstata e o PSA, que são os primordiais para a avaliação da doença”, explicou.
DOENÇA – O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e certos hábitos alimentares. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga.
img_3896

NOVEMBRO AZUL – É uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro, dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. Em todos os países a campanha tem como símbolo o bigode ao estilo Mario Bros – jogo eletrônico feito pela Nintendo e lançado em 1983.
Texto: Secom | Cabo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário