segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Estudantes participam de caminhada alusiva ao Dia da Consciência Negra


O Centro do Cabo de Santo Agostinho foi palco de uma caminhada alusiva ao Dia da Consciência Negra. A atividade, que aconteceu na sexta-feira (18/11), foi organizada pelo Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial, juntamente com o Grupo de Estudo e Trabalho Afro indígena (Getai), ligado à Secretaria Municipal de Educação. Essa foi a 6ª Caminhada Pela Igualdade Racial. O evento iniciou em frente à Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, na Avenida Historiador Pereira da Costa, com destino ao largo da Estação Ferroviária.
Cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores e moradores, participaram da caminhada. Depois da caminhada, houve apresentações culturais de xaxado, maculelê e funk no palco principal, localizado na estação ferroviária.
Na Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, aproximadamente 100 alunos participaram de um festival dedicado ao Dia da Consciência Negra. Na ocasião, um grupo de alunas da Escola Pastor José Florêncio apresentou uma dança da região da Guiné na África.
De acordo com uma das coordenadoras do Grupo de Estudo e Trabalho Afro indígena (Getai), Sueli Nunes Lima, este é um momento de festejar o empoderamento negro. “Estamos nas ruas pelo sexto ano com a caminhada da consciência negra junto com as escolas estaduais para levar uma conscientização aos estudantes e à população da importância e valorização do povo afro-brasileiro”, falou.
Evelin Dayane, do 1° ano da Escola Pastor Jose Florêncio Rodrigues, parabenizou a iniciativa. “É bem bacana a ideia, a caminhada é uma forma de valorização e respeito com negros e o mundo só vai melhorar quando o preconceito der lugar ao respeito e a igualdade”, comentou a jovem de 15 anos.

Texto: Thays Lorena – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz / Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário