segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Alunos do Cabo embarcam para participar de Olimpíada de Matemática na Índia


Cinco estudantes da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho vão participar de uma competição internacional de Matemática e Ciências na Índia, entre os dias 2 e 5 de dezembro. Eles embarcaram na manhã desta segunda-feira (28/11) para representar Pernambuco no 7º International Young Mathematician´s Convention, Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento). Eles foram escolhidos devido ao excelente desempenho na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2016, que aconteceu em abril.
Participarão da olimpíada Vitor Manoel da Costa Arrais, 16; Lara Beatriz de Almeida Barreto, 15; Marcella Vieira da Cruz Barbosa, 15; Lucas Diego dos Santos Oliveira, 16 e Wanderson Henrique Cândido da Silva, 13, alunos do 9º ano da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima. O prefeito Vado da Farmácia acompanhou o embarque dos cinco talentos cabenses no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes com destino à Índia. O gestor fez questão de cumprimentar e desejar sorte aos únicos nomes do Estado de Pernambuco no Ensino Fundamental a conquistarem vagas na competição.
O prefeito comentou que esta é uma grande oportunidade de transformação de vida desses jovens cabenses. “Esse é um momento único na vida desses alunos. Vemos aqui frutos da dedicação e empenho dos professores em sala de aula. Esses estudantes são os únicos a representarem Pernambuco nesta olimpíada internacional, colocando também a nossa cidade em uma posição diferenciada no País. Com certeza isso vai dar um futuro diferente a esses alunos e suas famílias, abrindo portas importantes”, declarou. Além de Vado, prestigiaram o embarque a turma do 9º ano da Escola Marivaldo, a chefe de gabinete do prefeito Juciara Barbosa, familiares dos alunos e servidores da Secretaria de Educação.
A Prefeitura deu todo apoio para a ida deles à Índia, desde as passagens aéreas dos alunos, hospedagem, alimentação e as passagens dos professores. Os estudantes serão acompanhados pelo professor de Matemática responsável pelo projeto dos alunos, Marcus Vinicius, e pelo diretor da escola, José Alves.
Os estudantes mostraram muito entusiasmo em poder representar a cidade e o Estado em um evento internacional. Lucas Diogo, 16, agradeceu a oportunidade de participar da competição. “Estou muito feliz em participar dessa competição. Eu e meus amigos estamos muito empenhados para conseguirmos destaque lá. Agradeço todo apoio do prefeito Vado e dos nossos professores, pois sem eles não estaríamos embarcando agora”, comemorou. Lara Beatriz, 15, se emocionou bastante ao embarcar. “O choro é de alegria e já de saudade da família. Mas estou muito feliz, pois o nosso objetivo é voltar com o prêmio”, finalizou.
A competição é composta por uma sequência de provas que trabalham problemas instigantes e emprega a matemática na solução. As provas apresentadas na competição requerem mais que conhecimentos matemáticos, necessitam de trabalho em equipe, capacidade de interpretar, criar e improvisar.
O professor de matemática Marcus Vinicius, agradeceu o apoio da gestão. “Ter a oportunidade de conhecer a filosofia educacional e a cultura de outros países participando de uma olimpíada internacional é algo que eles conquistaram, correram atrás e colheram bons frutos. Nós da escola só temos que agradecer a todo apoio dado pela Secretaria de Educação”, finalizou.
Para a assessora Especial da Secretaria de Educação, Nelma Oliveira, essa conquista deve ser bastante comemorada. “Só desses alunos estarem indo participar da competição, já é uma vitória para eles, e serve de incentivo para os demais. Boa sorte para todos”, destacou.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário