sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Serviço de mamografia itinerante aporta no Mercadão

eventosaude-mercadao-fotojoaobarbosa-3A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta sexta-feira (04/11), mais uma ação direcionada à saúde da mulher. No Pátio de Eventos do Mercadão, no Centro, a unidade móvel da prefeitura “Amigo do Peito”, recebeu beneficiou dezenas de mulheres com idade entre 50 e 69 anos com exames de mamografia. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.
eventosaude-mercadao-fotojoaobarbosa-2Em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama ‘Outubro Rosa’, a Prefeitura tem dado continuidade às atividades e ações voltadas à saúde da mulher com o objetivo de orientar a população quanto à importância dos cuidados com a saúde em todos os meses do ano. Além dos exames de mamografia, no local também foram oferecidos serviços de orientação à higiene bucal, exames de prevenção e testes rápidos de HIV.
Na ocasião, cerca de 70 mulheres foram contempladas com o exame de mamografia. Dona Jacinta Maria de Jesus, de 54 anos, comentou a importância de realizar o exame mais uma vez. “Faço o exame periodicamente e sempre que tenho oportunidade. Esta ação com certeza vai atrair muitas mulheres para fazer o exame”, disse.  “Dentro do Mercadão foram feitos vários chamados para que nós, comerciantes, viéssemos realizar o exame hoje. Por isso estou aqui sendo contemplada com esta ação”, completou dona Neide Cristino, de 58 anos.
eventosaude-mercadao-fotojoaobarbosa-1De acordo com coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Nobélia Duarte, a ação é contínua e visa otimizar as ações em saúde da mulher no município. “Foi uma solicitação do secretário de saúde, Gilson Cabral, que realizássemos esta ação para que as mulheres que não realizaram seus exames durante o período o Outubro Rosa tivessem uma nova oportunidade e que refletissem sobre a importância de se cuidar durante o ano, e não apenas frisar em um só mês”, destacou.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário