quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Estudantes do Cabo vão participar de Olimpíada de Matemática na Índia

alunos-medalhas-jorge-luiz-1Cinco alunos da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima, do Cabo de Santo Agostinho, participarão entre os dias 2 e 5 de dezembro de uma competição internacional de Matemática e Ciências que acontecerá em Lucknow, na Índia, a 7º International Young Mathematician´s Convention.
A escola foi convidada devido ao excelente desempenho dos estudantes na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2016, que aconteceu em abril. A escola foi a única da rede pública do estado de Pernambuco a ser premiada com medalha de ouro.
A competição é composta por uma sequência de provas que trabalham problemas instigantes e emprega a matemática na solução. As provas apresentadas na competição requerem mais que conhecimentos matemáticos, necessitam de trabalho em equipe, capacidade de interpretar, criar e improvisar.
alunos-medalhas-jorge-luiz-2Os estudantes da equipe da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima do 9° ano são Vitor Manoel da Costa Arrais, Lara Beatriz de Almeida Barreto, Marcella Vieira da Cruz Barbosa, Lucas Diego dos Santos Oliveira e Wanderson Henrique Cândido da Silva. A Prefeitura vem dando todo apoio para a ida deles à Índia, desde as passagens aéreas dos alunos, hospedagem, alimentação e as passagens dos professores.
alunos-medalhas-jorge-luiiz-23Lucas Diogo, de 15 anos, agradeceu a oportunidade de participar da competição. “É uma honra poder ir para a etapa internacional da olimpíada. Estamos felizes, empenhados e a cada dia mais satisfeitos com os resultados que refletem no nosso dia a dia escolar”, comentou.
O professor de matemática responsável pelo envolvimento dos alunos, Marcus Vinicius, ressalta a dedicação dos alunos nessa etapa. “É um ganho imensurável a presença dos nossos alunos na fase Internacional da olimpíada, ter a oportunidade de conhecer a filosofia educacional e a cultura de outros países, e participar de uma olimpíada internacional é algo que eles conquistaram, correram atrás e colheram bons frutos”, disse.
De acordo com Jose Alves, diretor da escola, estimular a participação de alunos em competições é fundamental. “Incentivar o aluno a participar é uma forma de fomentar o estudo dentro da escola, uma sala de aula onde os alunos são ativos é uma sala de aula produtiva”, destacou. “O aluno se sente valorizado, se sente capaz. Esse é o resultado do aprendizado, ser capaz”, completou.
Para o secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, a conquista internacional dos alunos da Escola Municipal Dr. Marivaldo Burégio de Lima serve como incentivo aos demais estudantes, professores e estudantes cabenses e mostra que a educação do Cabo é de qualidade. “Ainda em 2016, alunos de diversas escolas das zonas urbana e rural também foram medalhistas nas Olimpíadas de Matemática, Língua Portuguesa e Brasileira de Astronomia e Astronáutica”, finalizou Moura.

Texto: Thays Lorena – Ascom da SME/Cabo
Foto: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário