quinta-feira, 31 de maio de 2018

396ª Festa de Santo Antônio, padroeiro do Cabo será de 01 a 13 de junho

A alegria já invade o coração dos católicos cabenses, que aguardam com grande devoção o início dos festejos a um dos santos mais invocado no mundo inteiro, Santo Antônio de Pádua, este ano o tema reflete o protagonismo dos leigos, vivenciando o ano do laicato, “A exemplo de Santo Antônio, levemos a todos a luz do Evangelho”, a feste vai de 01 a 13 de junho, onde os cabenses celebrarão a 396ª edição da festa do querido padroeiro da cidade, na programação, todas as noites sacerdotes convidados estarão presidindo a Missa em honra do “Doutor Angélico” e logo após a Missa, os participantes terão o momento cultural com barracas típicas e muita animação. 

Confira a Programação:


01/06 (SEXTA-FEIRA)

18h30 – Procissão da Bandeira de Santo Antônio, saindo da Residência da Sra. Ana Maria Souza Barros (Rua Major José Paulo, 132, Centro, Cabo de Santo Agostinho), em direção à Igreja Matriz de Santo Antônio, onde haverá a solene Celebração Eucarística e, em seguida, o hasteamento da bandeira, marcando o início das festividades.
Celebrante: Pe. Davi Gonçalves – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz – São Lourenço da Mata/PE 

02/06 (SÁBADO)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Comissão Vida e Família, Pastorais e Grupo santo Antônio da 2ª e 3ª Idade
Celebrante: Pe. Marcelo Silva – Pároco da Paróquia Santa Isabel – Casa Amarela / Recife-PE 

03/06 (DOMINGO)

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Conselho Pastoral Paroquial, Coroinhas e Dizimistas 
Celebrante: Pe. José Romualdo – Adm. da Paróquia Nossa Sra. do Livramento – Arquidiocese da Paraíba /PB 

04/06 (SEGUNDA-FEIRA)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Comunidades: Nossa Senhora do Livramento, Santa Terezinha, São Judas Tadeu, Santa Luzia, Santo Amaro, Nossa Sra. de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Sra. de Lourdes.

Celebrante: Pe. Adailton Moura – Vigário Paroquial da Paróquia São José Operário – Vila Social / Cabo-PE

05/06 (TERÇA-FEIRA)

18h00 – Recitação do Terço.

19h00 – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Comunidades: São Miguel, São João Batista, São Francisco, São Benedito, Sant’Ana, Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, Nossa Sra. das Mercês, Mãe Rainha e Nossa Sra. da Conceição.

Celebrante: Pe. Tiago Luz – Adm. Paroquial da Paróquia Nossa Sra. Rainha da Paz – Pontezinha /Cabo-PE

06/06 (QUARTA-FEIRA)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Animadores de Missão, Juventude Missionária e Infância e Adolescência Missionária. (COMIPA)

Celebrante: Pe. Rogério José – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho – Ponte dos Carvalhos

07/06 (QUINTA-FEIRA)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.

Celebrante: Pe. Paulo Augusto – Pároco da Paróquia São José da Boa Esperança – Amaraji-PE

08/06 (SEXTA-FEIRA)

18h– Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Apostolado da Oração, Apostolado da Mãe Rainha, Terço dos Homens e Ministério Eucarístico Jovem.

Celebrante: Pe. Gilson Santos – Adm. Paroquial da Paróquia São José Operário – Vila Social / Cabo-PE

09/06 (SÁBADO)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Irmãs franciscanas do Imaculado Coração de Maria, Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana.

Celebrante: Pe. Osvaldo Lopes – Adm. Paroquial da Paróquia Cristo Rei – Cohab/ Cabo-PE

10/06 (DOMINGO)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Comissão Catequese e Pastoral da Criança, EJC, Crismandos e Voluntários.

Celebrante: Pe. Pedro Jorge – Capelão do IMIP

11/06 (SEGUNDA-FEIRA)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Renovação Carismática, Ministério Jovem Fogo Abrasador, Legião de Maria e Vicentinos.

Celebrante: Pe. Lion Santos – Adm. Paróquial da Paróquia Imaculada Conceição e Santo Antônio-Camela/Ipouca-PE

12/06 (TERÇA-FEIRA)

18h – Recitação do Terço.

19h – Celebração Eucarística.

Noiteiros: Antônios e Antônias e Casais de Namorados.

Celebrante: Pe. José Amaro Neto – Adm. Paroquial da Paróquia de São Miguel Arcanjo – Abreu e Lima-PE

13/06 (QUARTA-FEIRA DIA DA FESTA)

05h – Alvorada Festiva.

10h – Solene Concelebração Eucarística Presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB.

15h – Missa de Encerramento da Festa presidida pelo Pe. José Paulo – Vigário Paroquial da Paróquia Sant’Ana, Santana do Ipanema – Diocese de Palmeira dos Índios –Alagoas-AL. 

Logo após, procissão com a Imagem do nosso querido Padroeiro Santo Antônio, percorrendo as principais ruas do Centro da Cidade. Encerrando com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

História - A Matriz de Santo Antônio, está situada no início da Rua Vigário João Batista. É evolucionária da primitiva ermida construída no mesmo local, presumidamente entre os anos 1590 a 1595, pelos habitantes do Arraial que, no decurso de 370 anos, tornou-se cidade. Hoje, cidade metropolitana da grande Recife. Em 1621 já era freguesia de Santo Antônio, ano em que seus moradores enviaram petição ao Bispo do Brasil: Dom Marcos Teixeira. A petição foi deferida em 09 de setembro de 1622, com elevação de Paróquia e como padroeiro: Santo Antônio. A provisão nomeando Vigário Paroquial: o Padre Mateus de Souza Uchôa, na mesma data, o qual já exercia a função de capelão. Desde a data da elevação de Paróquia até 1639, o padre Mateus, desempenhou o seu vicariato com dedicação e amor. Ao longo de seus 396 anos, vários sacerdotes exerceram a missão de pastorear o rebanho de Deus, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Atualmente tem como Pároco, Pe. Valdir Bezerra, contando com 17 comunidades, todas em pleno exercício, inserindo grupos, pastorais, movimentos, COMIPA, JM e IAM sendo cada dia mais, uma Igreja em saída.

Fonte: Adalgiza Santos

SERVIÇO

Evento: Festa de Santo Antônio – Padroeiro do Cabo de Santo Agostinho 

Data: 01 a 13 de junho de 2018

Local: Igreja Matriz, situada a Rua Vigário João Batista Nº 08 – Centro do Cabo de Santo Agostinho

Telefone: 3521-9933

Foto: João Barbosa (Arquivo)

Prefeitura do Cabo moderniza trabalho dos auditores tributários

Com a proposta de melhorar a gestão fiscal, a Secretaria Executiva de Finanças e Arrecadação do Cabo de Santo Agostinho adquiriu novos notebooks para realização dos trabalhos de auditoria tributária.

De acordo com o auditor fiscal e gerente de Arrecadação, Albert Van Drunen, os equipamentos permitem mais eficiência nas ações de fiscalização, uma vez que a natureza do trabalho dos auditores exige a presença no estabelecimento do contribuinte.  “Além disso, grande parte dos documentos são digitais e o nosso principal foco é a agilidade das avaliações e detecção de possíveis irregularidades”, concluiu Albert Drunen.

A secretária da pasta, Sizenalda Timóteo, enfatizou que a modernização das atividades externas dos auditores reflete no aumento da arrecadação municipal.


Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: Léo Domingos

Em visita à Charnequinha, prefeito Lula Cabral anuncia que vai reformar praça e quadra

O bairro da Charnequinha recebeu novidades na última semana. O prefeito Lula Cabral foi até a comunidade para conversar com os moradores e anunciar que a quadra e a praça do local serão reformadas. Os equipamentos são de responsabilidade da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) do Governo do Estado, porém a Prefeitura interviu para que a localidade não sofresse mais.

Outra novidade é a construção de uma quadra de areia para a prática de outros esportes. A praça ganhará bancos novos, paisagismo, uma pista de cooper e iluminação, que já começou a ser instalada na comunidade.

Lula foi recebido com alegria pelas lideranças e moradores que vêem a ação do governo municipal com entusiasmo. “Nós estamos correndo contra as adversidades que temos encontrado para que nossas ações saiam o mais rápido possível. A Charnequinha é mais um bairro que receberá melhorias. Fiquei muito feliz ao chegar e ver que o povo acredita no nosso trabalho, na nossa gestão”, afirmou o prefeito.


Texto: Ákila Soares/Secom
Foto: Léo Domingos

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Campanha de vacinação contra gripe vai até sexta-feira (01)


No Cabo de Santo Agostinho todas    as   Unidades de Saúde da Família (USFs) mantêm o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que termina nesta sexta-feira (1/06).   Até o momento,     22.441 pessoas já foram vacinadas, o que corresponde a   60,66% das 36.922 que integram os grupos prioritários no município.  Os postos de vacinação atendem de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 17h.

Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Ricardo Albuquerque, alguns postos já conseguiram atingir a meta de vacinação, mas continuam atendendo à população. Esses atendimentos estão sendo direcionados para pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Devem se vacinar as gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Cabo, o público com menor índice de   vacinação é o infantil,   com 51,22% das doses aplicadas. Os idosos são os que mais têm comparecido às unidades de saúde,      com o percentual de 67,53% já imunizados. Já as gestantes,   59,71%. É importante ressaltar que todos os idosos acamados estão recebendo a vacina.

“Nosso objetivo é proteger o público contra a gripe causada pelo vírus da H1N1, H3N2 e B”, informou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização  (PNI) do Cabo,  Ana Paula Machado. Mais de três mil casos de síndrome gripal foram registrados no Estado de Pernambuco, dentre os quais seis vieram a óbito.



Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo.
Foto: João Barbosa

domingo, 27 de maio de 2018

Prefeito Lula Cabral decreta estado de emergência e cria comitê de crise

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, decretou, neste domingo (27), estado de emergência no município, devido aos problemas provocados pela falta de abastecimento de combustível. Na reunião, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM 1), o gestor convocou secretários municipais e representantes do setor de transporte e comércio, onde criou o comitê de crise que vai avaliar e tomar as medidas necessárias.

Com o estado de emergência, a Prefeitura está autorizada a adotar todas as medidas administrativas necessárias, imediata, para atender os serviços essenciais como saúde, segurança, controle urbano, defesa civil, conselho tutelar e coleta de lixo.

“Até o sábado conseguimos manter todos os serviços essenciais. Por isso nos reunimos hoje, para que possamos traçar um plano efetivo quanto ao abastecimento dos veículos para garantir o funcionamento das áreas prioritárias”, disse Lula Cabral.

TRANSPORTE MUNICIPAL – A circulação de ônibus também foi afetada, apenas 50% da frota estão funcionando, exceto o transporte complementar com destino as praias, que não sofreram alterações até o momento.

SINDLOJAS – De acordo com o presidente do Sindlojas do Cabo, Edivaldo Guilherme, os supermercados estão começando a encontrar dificuldades quanto ao fornecimento de hortifrúti e carne.



Fotos: Léo Domingos – Secom/Cabo

sábado, 26 de maio de 2018

Procon do Cabo interdita depósito de gás que vendia botijão por R$ 125,00

Dois depósitos clandestinos de venda de gás de cozinha foram interditados pelo Procon do Cabo ontem (25/05) em Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. O botijão estava sendo vendido a R$ 125,00. “Recebemos a denúncia e constatamos o fato. Nos locais, não foram encontrados os responsáveis. Os depósitos foram autuados e estão sujeitos ao pagamento de multa”, disse a gerente do Procon do Cabo, Quésia Maria da Silva.

Na quinta-feira(24/05), uma operação conjunta – Procon e Guarda Municipal do Cabo – interditou um posto de combustível na BR-101 que se negou a abastecer veículos particulares e uma ambulância do município, mesmo tendo reserva nos tanques, segundo foi apurado na denúncia feita por consumidores.

Desde a quarta-feira (23/05), quando instalou-se a greve dos caminhoneiros, o prefeito do Cabo, Lula Cabral, determinou a adoção de medidas que garantissem os serviços essenciais à população. Em negociação direta com postos de combustíveis, a Prefeitura conseguiu manter o abastecimento do transporte de pacientes em tratatamento, ambulâncias, guarda municipal e Samu. “Todas as medidas garantiram o funcionamento dos serviços essenciais nos últimos três dias. Mas se a greve perdurar, teremos que pensar em outras soluções”, disse o prefeito.didas pelo serviço de transporte de pacientes estão em tratamento de quimioterapia, hemodiálise e radioterapia.

A coleta de lixo até o momento não foi afetada, mas o recolhimento de entulhos
que é feito regularmente, este teve que ser paralisado.

 As empresas de ônibus municipais também foram orientadas a reorganizar horários de circulação, priorizando as viagens nos horários de pico. A Secretaria de Programas Sociais também está trabalhando com redução de veículos, já que atende muitas demandas externas.

“Todas as medidas garantiram o funcionamento dos serviços essenciais nos últimos três dias. Mas se a greve perdurar, teremos que pensar em outras soluções”, disse o prefeito.

Prefeitura do Cabo garante a manutenção dos serviços essenciais

Apesar do estoque de combustível está acabando nos postos do Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura tem conseguindo garantir o abastecimento diário da frota de veículos, considerada de serviços essenciais. Ambulâncias, transporte de pacientes de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, guarda municipal e de trânsito, caminhões de coleta de lixo, veículos do Samu e alguns carros da Secretaria de Programas Sociais ganharam   prioridade para que não haja prejuízo maior à população.

“A população pode ficar tranquila, os atendimentos das ambulâncias em hospitais, assim como outros setores emergenciais estão normalizados”, declarou o gerente de Transportes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, José Luiz do Monte. “Nossa preocupação também foi com a segurança no município. Os veículos da Romu, guarda municipal e Trânsito continuam operando 100%”, enfatizou o  de gerente de Transportes.

Para que não haja a descontinuidade no atendimento em áreas prioritárias, a Prefeitura manterá o monitoramento neste final de semana, das atividades da frota em circulação. “Estamos tentando preservar os serviços, buscando o combustível para manter os veículos abastecidos até que a situação volte à normalidade”, enfatizou José Luiz do Monte.



Texto: Secom

Educação divulga lista de selecionados para instrutores de bandas marciais

Confira a lista dos profissionais selecionados que irão integrar o quadro de instrutores das bandas marciais da Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho. O resultado será divulgado no Diário Oficial e, em seguida a Secretaria   Executiva de Administração e Recursos Humanos irá fazer a convocação dos aprovados para assinatura dos contratos, que terão vigência vigência de três meses.

Os inscritos poderão conferir a lista completa que está sendo disponibilizada em nosso site,  e no quadro de avisos na sede da Secretaria de Educação. Os candidatos classificados, preenchidos os requisitos constantes na seleção,  assinarão o contrato para prestarem as devidas atividades prevista no edital. Caso haja desistência, será convocado para lotação o candidato classificado segundo a ordem decrescente de pontos.

Planejar as atividades de educação musical e formação da Banda Marcial, em conjunto com a equipe pedagógica da escola para a Semana da Pátria 2018 será a principal atividade desenvolvida por esses profissionais.

A definição de lotação acontecerá conforme ordem de classificação, bem como a necessidade das unidades escolares. O chamamento obedecerá a ordem decrescente de classificação dos candidatos aprovados, constituindo, assim, o banco de 32 instrutores.
Veja, abaixo, a lista dos classificados:

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Cras da Charneca faz entrega de enxovais para gestantes

A gestação é um período que exige cuidados e atenção redobrada de qualquer mulher. Dar assistência e garantir os direitos das futuras mamães é um compromisso da Prefeitura do Cabo, que nesta quinta-feira (24/05),  no Centro de Referência de Assistência Social ( Cras) da Charneca,  fez a distribuição gratuita de enxoval para as gestantes atendidas pelo centro.
Treze gestantes recebem acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, no Cras da Charneca. A assistente social Laura Tereza, explica a importância do trabalho realizado pelo centro. “Aqui nós incentivamos a aceitação da maternidade e fortalecemos o vínculo da mãe e do bebê”, destaca ela.
Todas as mães presentes receberam os enxovais contendo: roupas, bolsa, mamadeiras e uma banheira. A secretária Municipal de Programas Sociais, Edna Gomes, falou sobre os produtos doados. “Todos os itens aqui foram conferidos para que possamos dar um enxoval de qualidade para os bebês”, explicou.
Todas as gestantes do município podem participar das reuniões mensais em qualquer Cras. Basta levar a documentação necessária (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do pré-natal). A equipe do Cras  fará uma visita domiciliar para avaliar as condições socioeconômicas da família e a partir do 7º mês de gravidez, a gestante poderá receber o enxoval, e, se necessário, cestas básicas mensais.
“As mulheres, ao longo da gravidez,  participam de palestras e orientações sobre aleitamento materno e os direitos das gestantes. E no momento final, fazemos a entrega desse kit para quem não poderia comprá-lo”, ressaltou   Edna Gomes.
DIA DAS MÃES – A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, também participou da festa em homenagem às mães da Cohab. O evento organizado na Creche Comunitária Ação Contra a Fome, reuniu cerca de 64 mulheres assistidas na entidade.
Tudo foi preparado para a grande “festa coletiva” e não faltaram bolos, doces, distribuição de brindes, apresentações de música e poesia realizada pelas crianças. A secretária de Programas Sociais também foi homenageada pelas mulheres.

Texto: Sidney França/ estagiário Secom
Fotos: Eder Matias

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Escolas municipais recebem serviços de manutenção na infraestrutura predial

 Baseado na demanda de manutenção predial, todas as escolas do município vão receber serviços de melhorias na infraestrutura. A Secretaria de Educação elaborou um cronograma para a realização de serviços de reparos e reformas em todas as unidades escolares. A proposta é melhorar o ambiente e oferecer um espaço seguro, algumas vezes mais amplo e consequentemente melhores condições de ensino e aprendizagem.
Serviços como retelhamento, pequenos consertos, novo mobiliário, recuperação de estrutura, construção, manutenção da rede elétrica e hidráulica, entre outros. “Encontramos algumas escolas com telhados bastante danificados, problemas de infiltração, banheiros sem infraestrutura adequada, instalações elétricas expostas, entre outros aspectos que caracterizam um ambiente impróprio”, comenta   a gerente de Planejamento da Secretaria de Educação, Kilma Rocha.
O município possui 97 escolas, deste total cerca de 10 escolas estão com serviços concluídos. Outras 12 estão em fase de execução e quatro com previsão de início em junho. “Este é um trabalho contínuo e gradativo, obedecendo às necessidades e identificando as oportunidades de melhorias”, afirma   o assessor da Secretaria de Educação, Alexandre Britto.
Este é um trabalho em conjunto da nova gestão e envolve as secretarias de Educação, responsável por elaborar levantamento e definir prioridade, e, Infraestrutura, responsável pela elaboração do cronograma de execução e acompanhamento. Duas empresas estão trabalhando para executar os serviços de manutenção, obedecendo o cronograma e as emergências.
“Nosso objetivo é acomodar melhor todos os nossos alunos e assim, proporcionar mais qualidade de ensino.  Um ambiente confortável permite ao aluno um melhor aproveitamento de suas potencialidades, aperfeiçoa seu processo de aprendizagem e facilita a inclusão social”, conclui Kilma Rocha.

Texto: Eva Pereira/Secom
Fotos: Léo Domingos

Procon do Cabo fiscaliza postos de combustíveis

A equipe do Procon do Cabo realizou na manhã desta quinta-feira (24/05), uma fiscalização em postos de combustível do Centro. O órgão realizou a interdição de um posto na BR-101, após denúncia de consumidores de que o estabelecimento tinha combustível, mas estava se negando a fazer a venda. Inclusive para uma ambulância com paciente, que aguardava o abastecimento na extensa fila.

De acordo com a gerente do Procon Cabo, Quésia Maria da Silva, tendo o produto, os postos de combustíveis não podem negar o atendimento ao consumidor. “Para que não haja a omissão da venda e, posteriormente a venda com preços abusivos, a interdição durará 24 horas, isto é, até esta sexta-feira (25), quando voltaremos ao estabelecimento para averiguação. Em caso de descumprimento aplicaremos as punições legais”, disse a gerente do Procon Cabo.

Em visita a outros postos, a equipe do Procon não verificou irregularidades. De acordo com o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços práticas abusivas. Quésia Maria alerta o consumidor para denunciar práticas abusivas, ligando para o número 3521-6621.



Texto: Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

Mães participam de atividades de conscientização sobre o aleitamento

Cerca de 20 mães e seus bebês participaram de atividades sobre o aleitamento materno, na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, na manhã desta quinta-feira (24/05). A ação é em comemoração ao Dia Nacional de Doação do Leite Humano, 19 de maio, e está acontecendo durante esta semana na unidade de saúde, localizada em Ponte dos Carvalhos.

Uma palestra ministrada pela coordenadora de aleitamento materno, Tarciana Ferraz, ensinou mães e pais como deve ser feita a ordenha. Também tratou sobre a importância da  amamentação e oferecimento do leite (quando não for direto do peito) em copinhos. “Os copinhos são uma forma de ajudar o recém-nascido a manter a pega do peito. O uso  de mamadeiras interferem neste aspecto”, ressalta Tarciana.  Cem copinhos serão distribuídos para as mães que participarem esta semana, das atividades na maternidade.

Houve ainda, a distribuição de fraudas. A semana sobre o aleitamento materno termina nesta sexta-feira (25), com ações de conscientização para novos grupos de mães.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom

Secretaria de Programas Sociais promove ação de conscientização em Jussaral

A Secretaria Municipal de Programas Sociais promoveu nesta quarta-feira (23/05) uma ação de conscientização sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no distrito de Jussaral, área rural do Cabo de Santo Agostinho. Várias atividades foram desenvolvidas durante o dia, como  palestras, distribuição de panfletos informativos e apresentações culturais.
 A ação é em alusão ao 18 de maio,  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  “Importante levar as informações para todos recantos do município, pois sabemos que é uma forma de coibir todo e qualquer tipo de violência, em especial a do abuso sexual. Jussaral não pode ficar de fora, pois é essencial fortalecer a rede de proteção das nossas crianças e adolescentes”, comentou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.
 A moradora Paula Maria, 28 anos, comentou sobre a importância do evento para a população local. “Como eu tenho um filho pequeno, é necessário que este tipo de evento aconteça para que eu e os vizinhos possamos nos unir e combater qualquer violência que seja feita aos nossos filhos”, disse.
 A Secretaria de Programa Sociais desenvolveu uma semana de programação, que teve início no dia 18 com uma caminhada pelas ruas do município. As ações terminam nesta sexta-feira (25), com  a realização de seminário envolvendo agentes multiplicadores, conselhos tutelares e de Direito, profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), psicólogos e assistentes da Secretaria. O evento será no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM1), Centro.

Texto: Elizabeth Luz/ Estagiária Secom
Fotos: Eder Matias

Equipes das Regionais auxiliam Defesa Civil para otimizar atendimento à população

Com a chegada do inverno, que tem início de 21 de junho a 22 de setembro, a equipe de Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho está intensificando a partir desta quarta-feira (23/05), as atividades paliativas nos quatro postos de atendimentos das regionais do município. O objetivo da ação é otimizar o tempo de atendimento para que a população não precise se deslocar até a sede da Defesa Civil – Centro. Os atendimentos ocorrerão todos os dias nas sedes das regionais das 8h às 17h.

Dentre as regionais que receberão este auxílio estão a Regional 1(Centro do Cabo), Regional 2 (Ponte dos Carvalhos), Regional 3 (Charneca) e Regional 4 (Gaibu). Durante o período de atendimento, a população poderá solicitar a visita de um técnico até a área de risco. Logo após a avaliação, as equipes vão até o local para prestar os serviços paliativos como colocação de lonas e corte de árvores. Além de tirar dúvidas sobre a situação e risco da região.


Texto: Victória Holanda – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: Léo Domingos

terça-feira, 22 de maio de 2018

Profissionais de Saúde recebem treinamento para identificar novos casos de hanseníase

Médicos e enfermeiras da rede municipal de Saúde do Cabo participaram na manhã desta terça-feira (22/05), da capacitação sobre “Prevenção da incapacidade de pacientes com hanseníase”, dada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo é de  orientar as equipes das USFs  na  identificação de novos casos da doença, possibilitando o diagnóstico precoce.

Pernambuco registrou 2.391 novos casos em 2017, dos quais 97 foram no Cabo de Santo Agostinho. O Estado é o 9º em incidência da doença no País e o 5º em número de hanseníase em menores de 15 anos.

A palestra desta manhã tratou sobre “Prevenção, reabilitação e autocuidado”. De acordo com a fisioterapeuta do Ministério da Saúde, Maria Kenedi, a alta incidência de menores com a doença é preocupante, pois revela que há um número maior de pessoas com a doença. “A hanseníase precisa de um contato próximo para o contágio por meio do bacilo. Se há uma incidência de menores de idade é porque o diagnóstico no município está sendo realizado tardiamente”, explicou a médica.

A coordenadora de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Borba, destacou a importância de atualização dos profissionais que atuam no diagnóstico da doença. “A capacitação garante um melhor preparo na identificação de novos casos, que é o principal objetivo nosso”, destacou Viviane.

Nesta quarta-feira (23/05), será dado continuidade ao treinamento teórico, no auditório da Secretaria de Saúde, a partir das 8h. Nos dias 24 e25, os profissionais de Saúde farão a parte prática, no USF da Mangueira, com pacientes de hanseníase. A avaliação será das 8h às 16h.

A capacitação faz parte  do projeto do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), “Abordagens inovadoras para um Brasil livre da hanseníase” com o apoio da Fundação japonesa NIPPON.



Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Foto: João Barbosa

Prefeitura do Cabo seleciona instrutores de Bandas Marciais

Termina hoje (22/05) as inscrições para 32 instrutores de bandas marciais no Cabo de Santo Agostinho, deste total duas vagas são destinadas para portadores de deficiência, que irão atuar com alunos da rede municipal de ensino. Os interessados deverão se dirigir até a Secretaria de Educação, na coordenação de Arte e Cultura, das 8h às 16h, e efetuar o cadastro para seleção.

Os candidatos deverão apresentar currículo e comprovar experiência na área de atuação. A proposta é que os selecionados preparem os estudantes para as atividades da semana da Pátria 2018.

Haverá avaliação curricular e análise das experiências comprovadas. O resultado da seleção será dia 25/05. Os aprovados vão cumprir o exercício de 40 horas semanais e receberão pagamento de R$ 954,00 pelo período de 90 dias.

Texto: Eva Pereira – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa (Arquivo)

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Nota de esclarecimento - Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho

Em virtude do movimento grevista na rede municipal de ensino, a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho (PMCSA) vem a público fazer os seguintes esclarecimentos:

1 – A Prefeitura sempre pautou pelo diálogo por meio de reuniões sucessivas, inclusive com a presença do prefeito Lula Cabral, debatendo todos os pontos reivindicados pela categoria;

2 – Mesmo diante das imposições feitas pelo movimento grevista, a Prefeitura garantiu o reajuste salarial acima da inflação e, em janeiro desse ano implantou o reajuste do piso nacional, referendado pelo MEC.

3 – Mesmo com as propostas apresentadas e a decisão judicial que determinou a ilegalidade da greve, o movimento resolveu não retornar às aulas, prejudicando o ano letivo e cerca de 30 mil alunos.

Sendo assim, convocamos todos os professores a retornarem às salas de aula para cumprimento de decisão judicial e das atividades curriculares.

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR – A atual gestão sempre respeitou a Lei Federal n° 11.738/08, que estabelece o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica. Desde o ano passado, todos os docentes da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho receberam reajustes que, acumulados chegam a 11% – percentual superior à inflação do período.

INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO –   A atual gestão já está implantando um novo padrão de qualidade pedagógica e estrutural da rede municipal de ensino.
Estamos aplicando mais de 25% da receita total na área da educação, cumprindo o que determina a Constituição Federal. Já anunciamos a construção de escolas e creches e a requalificação da rede antiga. Além disso, estamos investindo na capacitação dos nossos professores.

Prefeitura do Cabo lança Projeto Escritura na Mão

Ter uma casa para chamar de sua é muito bom. Melhor ainda é quando este imóvel está devidamente regularizado e documentado. É por isso que a Prefeitura do Cabo lançou o Projeto Escritura na Mão, que tem como objetivo dar autonomia aos moradores que estão há anos em uma determinada região, mas não estão com a situação regularizada.
A Prefeitura já está realizando a regulamentação fundiária, que vai garantir a posse legal do imóvel. O novo projeto começou na Charneca, bairro ocupado por 5 mil famílias.
Na primeira etapa do Escritura na Mão, equipes das Secretarias de Finanças e de Programas Sociais estão realizando o cadastro imobiliário das primeiras 600 famílias que serão beneficiadas.  Logo após, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente fará a topografia e o projeto urbanístico do local, para formalizar a área. “A regularização fundiária vai permitir que os moradores tenham como comprovar a posse do imóvel, através da certidão de propriedade”, destacou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado.
Ela também informou que Vila Nova, em Garapu, onde vivem aproximadamente 200 famílias, também será beneficiada pelo projeto Escritura na Mão. “O Cabo de Santo Agostinho tem várias áreas nesta situação. A Prefeitura quer regular essas situações que já estão consolidadas”, enfatizou Catarina Dourado.
Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Ações integradas do “Governo Presente” leva serviços para os moradores de Ponte dos Carvalhos

No último sábado (19/05), a Escola Estadual Prof° Maria Eugênia Lopes Gomes, em Ponte dos Carvalhos, recebeu ações integradas do Governo do Estado em parceria da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. A atividade teve como objetivo de oferecer diversos serviços de forma rápida e acessível.
A Secretaria de Programas Sociais teve participação ativa com o bloco lírico das idosas do CRAS e o serviço de cadastramento do Bolsa família. A Artesã, Mônica Carvalho, realizou o cadastro no programa através do stand da secretaria. “Eu achei bem melhor aqui. Eu já tinha tentado outra vez mas demorou, com esse stand ficou bem mais rápido”, afirmou ela.
A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, comentou o significado da ação para a população local. “É extremamente importante para as pessoas que precisam e têm dificuldade em acessar esses serviços. Os serviços hoje vieram até à população, já que em Ponte dos Carvalhos existe uma demanda grande”, explicou a secretária.
Serviços de saúde também foram oferecidos. Um stand de vacinas foi montado para que os visitantes pudessem ser imunizados contra gripe e hepatite. Agências móveis na frente da escola realizaram ainda exames gratuitos de mamografia e testes de HIV/AIDS.
O Procon do Cabo também participou e deu orientações sobre os direitos e deveres do consumidor e esclarecer as novas regras do rotativo do cartão de crédito.
Texto: Sidney França – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos