quarta-feira, 9 de maio de 2018

Município encerra as atividades do seminário do PNAIC

Professores formadores da educação infantil, do ensino fundamental (de primeiro ao terceiro ano) e do Programa Mais Educação participaram na manhã desta segunda-feira (09/05), do Seminário de Encerramento do último período do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O encontro realizado no auditório  Vander Velden, no distrito de Pontezinha, encerra o ciclo do ano 2017 / 2018.

Na ocasião a palestrante convidada Denise
Carneiro, pedagoga e representante da editora FTD, falou sobre a importância do letramento literário e da literatura como exercício de liberdade intelectual. “Esse programa auxiliou bastante nosso trabalho local, o pacto atua na interdisciplinaridade, faz o professor levar para sala de aula atividades lúdicas como os jogos matemáticos, livros paradidáticos (infantil e juvenil), música, entre outros”, afirmou a coordenadora municipal do PNAIC, Eliane Gomes da Silva

A coordenação do PNAIC possui uma equipe com 23 professores formadores-orientadores (oito atuam com os professores da educação infantil, 13 com professores de primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental e dois formam professores que atuam com o Programa Novo Mais Educação). Ao todo cerca de 700 professores da rede municipal atuam desde a educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental.

O Cabo de Santo Agostinho é um dos municípios pioneiros do Brasil que possui um programa de formação continuada adequado a política de formação dos professores do Estado. “O núcleo de formação do município atende os gestores, supervisores e professores, o trabalho de acompanhamento é feito mensalmente e adequado a legislação vigente com revisão periódica das atividades”, afirma Gilzelânia Barros, professora formado do município.

PNAIC – É um programa de formação do professor alfabetizador, elaborado pelo Governo Federal e desdobrado pelos municípios. A formação dos orientadores/professores foi realizada pela Universidade Federal de Pernambuco que desdobram as informações para os professores municipais.

Texto: Eva Pereira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário