A gestação é um período que exige cuidados e atenção redobrada de qualquer mulher. Dar assistência e garantir os direitos das futuras mamães é um compromisso da Prefeitura do Cabo, que nesta quinta-feira (24/05),  no Centro de Referência de Assistência Social ( Cras) da Charneca,  fez a distribuição gratuita de enxoval para as gestantes atendidas pelo centro.
Treze gestantes recebem acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, no Cras da Charneca. A assistente social Laura Tereza, explica a importância do trabalho realizado pelo centro. “Aqui nós incentivamos a aceitação da maternidade e fortalecemos o vínculo da mãe e do bebê”, destaca ela.
Todas as mães presentes receberam os enxovais contendo: roupas, bolsa, mamadeiras e uma banheira. A secretária Municipal de Programas Sociais, Edna Gomes, falou sobre os produtos doados. “Todos os itens aqui foram conferidos para que possamos dar um enxoval de qualidade para os bebês”, explicou.
Todas as gestantes do município podem participar das reuniões mensais em qualquer Cras. Basta levar a documentação necessária (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do pré-natal). A equipe do Cras  fará uma visita domiciliar para avaliar as condições socioeconômicas da família e a partir do 7º mês de gravidez, a gestante poderá receber o enxoval, e, se necessário, cestas básicas mensais.
“As mulheres, ao longo da gravidez,  participam de palestras e orientações sobre aleitamento materno e os direitos das gestantes. E no momento final, fazemos a entrega desse kit para quem não poderia comprá-lo”, ressaltou   Edna Gomes.
DIA DAS MÃES – A secretária de Programas Sociais, Edna Gomes, também participou da festa em homenagem às mães da Cohab. O evento organizado na Creche Comunitária Ação Contra a Fome, reuniu cerca de 64 mulheres assistidas na entidade.
Tudo foi preparado para a grande “festa coletiva” e não faltaram bolos, doces, distribuição de brindes, apresentações de música e poesia realizada pelas crianças. A secretária de Programas Sociais também foi homenageada pelas mulheres.

Texto: Sidney França/ estagiário Secom
Fotos: Eder Matias