Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população do Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria de Programas Sociais, realizou na tarde desta terça-feira (18/05) uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada teve concentração na sede da Secretaria, percorreu as ruas da cidade até o Pátio da Estação Ferroviária, Centro.
“É preciso que nós façamos uma grande corrente para proteger e garantir um futuro melhor para todas as crianças e adolescentes do nosso município. E para isso, nós da Secretaria e o prefeito Lula Cabral, estamos nos esforçando e trabalhando diariamente para que as melhorias aconteçam”, ressaltou a secretária de Programas Sociais, Edna Gomes.
A caminhada contou com a presença dos grupos de crianças e adolescentes assistidos pelo Cras, Creas e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além dos idosos acompanhados pela Secretaria. A concentração contou com apresentações de capoeira, batalha de hip hop, grafitagem de faixas e panfletagens de conteúdo sobre o tema.
Após a chegada à Praça da Estação, uma representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCASA) se pronunciou sobre a importância do evento para a população cabense. “O Conselho está atento a todas as violações voltadas às crianças e adolescentes, na intenção de sanar todas elas, estando presentes no combate ao abuso e exploração. Nós precisamos emponderar nossas crianças e adolescentes para que eles denunciem em qualquer caso”, comentou o representante do COMDCASA, Carlos Antônio.
Além da conscientização, a caminhada permitiu aos cabenses saber a importância da denúncia em casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que podem ser feitas nos Conselhos tutelares do município ou no Disque 100.
Ainda na Campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, outras atividades serão realizadas nos dias 19, 23 e 25.
Texto: Elizabeth Luz – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: Pedro Batista