Ter uma casa para chamar de sua é muito bom. Melhor ainda é quando este imóvel está devidamente regularizado e documentado. É por isso que a Prefeitura do Cabo lançou o Projeto Escritura na Mão, que tem como objetivo dar autonomia aos moradores que estão há anos em uma determinada região, mas não estão com a situação regularizada.
A Prefeitura já está realizando a regulamentação fundiária, que vai garantir a posse legal do imóvel. O novo projeto começou na Charneca, bairro ocupado por 5 mil famílias.
Na primeira etapa do Escritura na Mão, equipes das Secretarias de Finanças e de Programas Sociais estão realizando o cadastro imobiliário das primeiras 600 famílias que serão beneficiadas.  Logo após, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente fará a topografia e o projeto urbanístico do local, para formalizar a área. “A regularização fundiária vai permitir que os moradores tenham como comprovar a posse do imóvel, através da certidão de propriedade”, destacou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Catarina Dourado.
Ela também informou que Vila Nova, em Garapu, onde vivem aproximadamente 200 famílias, também será beneficiada pelo projeto Escritura na Mão. “O Cabo de Santo Agostinho tem várias áreas nesta situação. A Prefeitura quer regular essas situações que já estão consolidadas”, enfatizou Catarina Dourado.
Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa