Baseado na demanda de manutenção predial, todas as escolas do município vão receber serviços de melhorias na infraestrutura. A Secretaria de Educação elaborou um cronograma para a realização de serviços de reparos e reformas em todas as unidades escolares. A proposta é melhorar o ambiente e oferecer um espaço seguro, algumas vezes mais amplo e consequentemente melhores condições de ensino e aprendizagem.
Serviços como retelhamento, pequenos consertos, novo mobiliário, recuperação de estrutura, construção, manutenção da rede elétrica e hidráulica, entre outros. “Encontramos algumas escolas com telhados bastante danificados, problemas de infiltração, banheiros sem infraestrutura adequada, instalações elétricas expostas, entre outros aspectos que caracterizam um ambiente impróprio”, comenta   a gerente de Planejamento da Secretaria de Educação, Kilma Rocha.
O município possui 97 escolas, deste total cerca de 10 escolas estão com serviços concluídos. Outras 12 estão em fase de execução e quatro com previsão de início em junho. “Este é um trabalho contínuo e gradativo, obedecendo às necessidades e identificando as oportunidades de melhorias”, afirma   o assessor da Secretaria de Educação, Alexandre Britto.
Este é um trabalho em conjunto da nova gestão e envolve as secretarias de Educação, responsável por elaborar levantamento e definir prioridade, e, Infraestrutura, responsável pela elaboração do cronograma de execução e acompanhamento. Duas empresas estão trabalhando para executar os serviços de manutenção, obedecendo o cronograma e as emergências.
“Nosso objetivo é acomodar melhor todos os nossos alunos e assim, proporcionar mais qualidade de ensino.  Um ambiente confortável permite ao aluno um melhor aproveitamento de suas potencialidades, aperfeiçoa seu processo de aprendizagem e facilita a inclusão social”, conclui Kilma Rocha.

Texto: Eva Pereira/Secom
Fotos: Léo Domingos