Nesta quarta-feira (16/05), a Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho em parceria com o 18º Batalhão de Polícia Militar, Detran e as Polícias Rodoviária e Federal (PRF), além do Sest/Senat e as Secretarias de Saúde e Educação realizaram a primeira ação conjunta em prol da campanha Maio Amarelo. A ação visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no transito. A ação, que aconteceu o dia inteiro, ocorreu no Pátio da Estação Ferroviária- Centro, com diversas atividades referentes a campanha que tem como tema “Nós somos o trânsito”.
Na oportunidade, o secretário de Defesa Social, Fábio Fonseca, comentou a importância da ação. “ É sempre necessário incentivar e relembrar que a segurança no trânsito é feita em conjunto, e que é necessária a participação da população no combate aos acidentes para que haja um trânsito mais seguro”, explicou o secretário.
No local houve a distribuição de panfletos para a população referentes a campanha; cadastramento de telefones no aplicativo ‘alerta celular’- aplicativo do Estado, que facilita a busca de telefones caso haja furto ou perda; apresentação de vídeos e explicação de como tornar o trânsito um local melhor, além da blitz educativa para carros e motos com teste do bafômetro.
O gerente de trânsito Djalma Neto, informou que o objetivo da ação era mostrar aos cabenses como o trânsito pode ser um fator de risco para saúde da população. “Estamos mostrando que existem riscos no trânsito, mas que eles podem ser evitados e até mesmos extintos. Basta os condutores e pedestres estarem atentos”, relatou ele.
Texto: Victoria Holanda- Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa