O dia “D” Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, no Cabo de Santo Agostinho, aconteceu neste sábado (13/05), na Unidade de Saúde da Família Alto dos Índios, em Ponte dos Carvalhos.  A campanha, que segue até o dia 1º de junho em todas as unidades de saúde do município, pretende vacinar mais de 36 mil pessoas no Cabo.
A abertura da Campanha de vacinação contra a gripe influenza contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, José Carlos de Lima, que ressaltou a importância do dia “D”. “Os grupos de risco devem tomar vacina da gripe todos os anos e o dia D é data escolhida, que as equipes das unidades de saúde se mobilizam para intensificar a campanha, pois a vacinação contra a gripe é a principal forma de evitar a doença”, disse ele. Além do secretário, estiveram presentes integrantes do bloco lírico de idosas do Cras, que não só se vacinaram, como também fizeram uma apresentação para quem buscou atendimento.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da Saúde, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar rapidamente um serviço de saúde.
GRUPO PRIORITÁRIO – A campanha é direcionada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade; grávidas; puérperas (até 45 dias pós-parto); pessoas com 60 anos ou mais; com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, etc); profissionais de saúde e da Educação.

Texto: Elizabeth Luz – Estagiária Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa