Estimular a leitura, aguçar a imaginação, conhecer histórias e ser criativo foram alguns dos motivos que incentivaram a realização do I Concurso Municipal de Leitura no Cabo de Santo Agostinho. A etapa semifinal da seleção ocorreu nesta terça-feira (16/05), no auditório do Centro Administrativo da Torrinha – CAM 1.
Na chegada ao auditório três personagens de contos infantil – branca de neve, chapeuzinho vermelho e bruxinha – recepcionavam os estudantes, professores, dirigentes e convidados (cada aluno trouxe um adulto responsável). Em seguida, para ajudar a diminuir o nervosismo e o estresse da apresentação foram realizadas dinâmicas com os alunos para estimular a atenção, o ritmo, a concentração.
Ao todo 32 estudantes participaram dessa etapa, respeitando o horário de aula, e passaram pela avaliação de sete jurados que resultou na seleção de oito representantes para etapa final, com previsão para ser realizada na primeira quinzena de junho. Durante a última etapa o estudante que atender os critérios vai representar o município no encontro estadual.
Foi estabelecido pela comissão organizadora que o sorteio iniciaria a dinâmica das apresentações, após a escolha do aluno e do texto (que podia ser uma fábula ou conto), o aluno recitaria, onde eram observados alguns critérios como: desenvoltura, espontaneidade, fluência, entonação de voz, entre outros.
Na oportunidade, a secretária de Educação Sueli Lima, ressaltou que ”concretizar esse momento foi muito gratificante para os professores e para secretaria, uma vez que passamos muito tempo nos preparando dentro das salas de aula. Nós todos estamos em misto de sentimentos e quero salientar que temos a mesma importância, resgatar o prazer de ler, e, todos já somos vencedores”, disse ela.
Texto: Eva Pereira – Secom/Cabo
Fotos: Léo Domingos