segunda-feira, 31 de março de 2014

Prefeitura realiza operação tapa-buracos em diversas localidades


recapeamentocentro-fotojoaobarbosa2
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está realizando mais uma operação tapa-buracos em diversos bairros do município. O trabalho, que começou desde a semana passada, está beneficiando nesta etapa os bairros São Francisco, Santo Inácio, Centro, Charnequinha, Garapu, Charneca, Gaibu e Enseada dos Corais. Além desses, outros pontos, como Ponte dos Carvalhos e Cohab, já receberam os serviços. A ação está sendo executada pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos.
Cerca de dez homens estão realizando os serviços. De acordo o gerente de Manutenção de Vias, Ebenezer Gomes, esta ação tem o intuito de melhorar o tráfego de veículos e da população, visando já o período de chuvas que se aproxima. “O mutirão está atendendo às demandas antigas de alguns moradores e visa uma melhor mobilidade a todos”, destacou. Ebenezer ainda informou que o mutirão segue até a próxima quinzena do mês de abril. recapeamentocentro-fotojoaobarbosa1
Para mais informações ou para relatar problemas em seu bairro, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Coordenação Regional pelo telefone 3524-6911, ou com as gerências regionais do município, pelos telefones:
- Gerência Regional 1 (Cohab) Fone: 81 3524.9112
- Gerência Regional 2 (Gaibu) Fone: 81 3512.7003
- Gerência Regional 3 (Ponte dos Carvalhos) Fone: 81 3522.2713
- Gerência Regional 4 (Charneca) Fone: 81 3521.6624
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Município pode ganhar Expresso Cidadão ainda este ano


O Cabo de Santo Agostinho poderá contar com uma unidade do Expresso Cidadão do Governo do Estado ainda este ano. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (31/03), no Recife, pelo secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo, Marcos Germano, pelo secretário executivo de Relações Pessoais da Secretaria de Administração do Estado (SAD), Bruno Ferraz, e pelo vereador Rildo Francisco de Souza (Rildo do Peixe), que vem reivindicando uma unidade do Expresso Cidadão para o município.IMG-20140331-WA0012
Para o secretário Marcos Germano, um Expresso Cidadão será muito importante para o Cabo, pois poderá atender também à população de outras cidades, como Escada e Ipojuca, oferecendo vários serviços de maneira mais rápida, como a emissão de documentos. A ideia dele é que a unidade instalada pelo Estado em parceria com a Prefeitura do Cabo fique localizada numa área central, de fácil acesso e que ofereça toda a estrutura necessária para alcançar seus objetivos e atender bem as pessoas. Germano adiantou que a gestão do prefeito Vado da Farmácia vai procurar dar todo o apoio necessário para que o Expresso Cidadão seja instalado.
“Esta parceria tem tudo para fluir rapidamente”, disse o secretário Bruno Ferraz, que nos próximos dias pretende enviar uma equipe de técnicos ao Cabo para verificar onde o Expresso Cidadão pode ser instalado. Para que a unidade seja implantada, a Prefeitura precisa disponibilizar o local e uma equipe de funcionários que será devidamente treinada pela Secretaria de Administração. Também participou da reunião a gerente de Atendimento ao Cidadão da SAD, Cristiane Guedes.
Texto e foto: Carlos Sinésio

Evento cultural marca comemoração por imóvel cedido aos bacamarteiros


bacamarte
bacamarte 4
Foi com muita festa e alegria que a Associação dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho comemorou, na noite dessa sexta-feira (28/03), a entrega da cessão de direito real de uso do imóvel onde funcionará a sede do grupo. Um evento cultural realizado pela Prefeitura no Pátio da Estação, reuniu diversas atrações e grande público. A iniciativa foi da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.
A abertura da festa ficou por conta de Aécio dos 8 baixos e convidados, que animou a todos. Em seguida os cantores Rogério Menezes e João Lourenço subiram ao palco. Logo depois, A Zabumba do Mestre Chimba levantou a galera. O final da festa foi comandada pelo cantor Maciel Melo.
O ponto alto da comemoração foi a entrega oficial do termo de posse da sede com tiros do bacamarte. Para o presidente da Associação, Ivan Marinho, foi um momento de alegria e satisfação. “Eu só tenho a agradecer ao prefeito Vado por essa iniciativa, respeito e reconhecimento com o nosso grupo em atender a um pleito antigo que lutavámos para conseguir. Hoje é dia de comemorar mais esse gesto de nobreza”, comemorou. Ivan ainda enfatizou que na sede da Associação também funcionará a Federação Pernambucana dos Bacamarteiros, onde ele também é presidente.
bacamarte 2
bacamarte 3
O secretário de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, destacou a importância desse ato. “O prefeito Vado, quando assumiu o governo, disse que iria governar a cidade para todos, e é justamente o que ele está fazendo. Esse é mais um reconhecimento que o prefeito faz para a população e todos nós estamos muito felizes em fazer parte desse grande gesto”, finalizou.
CESSÃO DE IMÓVEL – O documento foi entregue à entidade pelo prefeito do município, Vado da Farmácia, em fevereiro deste ano. A associação poderá utilizar o imóvel, situado no Centro, por dez anos, através da Lei Municipal n° 2.972, de 9 de janeiro de 2014. A Sede da Associação dos Bacamarteiros do Cabo está localizada na Rua Vigário João Batista, nº 157, Centro.
Texto: Thainá França – Secom |Cabo
Fotos: Randy Augusto

Leites arrecadados em eventos carnavalescos são entregues a instituições


entregaleite-fotojoaobarbosa3
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começou a entregar, nessa sexta-feira (28/03), as latas de leite em pó arrecadadas no Baile Municipal e Bal Masqué da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência. O prefeito, Vado da Farmácia, fez questão de acompanhar de perto as primeiras entregas.
A primeira a receber a doação foi o Lar Espírita Clara de Assis (Lar de Clara), em Pontezinha. Foram 400 latas para a instituição, que atualmente atende 260 crianças de 1 a 13 anos. O Lar de Clara administra aulas na parte da manhã para as crianças e no turno da tarde são realizadas oficinas e cursos (informática, balé, capoeira). Há também atendimento médico (dentistas, psicólogos, oftalmologistas). Além disso, são realizados cursos de manicure, cabeleireiro, artesanato, entre outros, para as mães. entregaleite-fotojoaobarbosa1
“Embora tenhamos um convênio com essa instituição, a doação desses leites é muito importante, pois é um alimento que é bastante utilizado pelas crianças do Lar de Clara”, destacou o prefeito Vado da Farmácia. “A Prefeitura do Cabo tem nos ajudado muito, visto que a instituição depende das doações que são feitas para manter essas crianças que passam de segunda à sexta-feira o dia todo aqui”, comentou a presidente do Lar de Clara, Sônia Gonçalves. Também foram entregues latas de leite no Centro Comunitário Cassari, de Ponte dos Carvalhos. Os secretários Ronaldo Santos (Programas Sociais) e Tereza Claudina (Mulher), acompanharam o prefeito. Entrega_Leite_Cadeira_de_Rodas_RandyAugusto
À tarde, os secretários Ronaldo Santos e Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer) seguiram para o Abrigo São Francisco que, além de receber 400 latas de leite, foi beneficiado com duas cadeiras de rodas.
“Atendemos aqui a 31 idosos entre homens e mulheres, utilizamos cerca de 150 latas de leite mensalmente. Para a nossa entidade que se mantém apenas por doações ficamos gratos a Prefeitura por esta grande contribuição”, disse uma das responsáveis, madre Josevânia Alves.
Entrega_Leite_Cadeira_de_Rodas_RandyAugusto04“Fomos informados pela madre a necessidade das cadeiras de rodas para a locomação dos idosos pelo abrigo e através de um parecer social, atendemos a solicitação por ser uma entidade de referência no município”, comentou Ronaldo Santos. Na Associação de Mulheres do Bairro de São Francisco, que atende a crianças na educação infantil, foi entregue à professora Cristiane Soares 150 latas de leite.


Texto: Gesla Ferreira e Erika Freitas – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Programa Nas Ondas da Leitura continua beneficiando estudantes da rede municipal


entregadelivros-fotojoaobarbosa1
Dando continuidade ao Programa Nas Ondas da Leitura, que distribui kits de livros paradidáticos a alunos da rede municipal, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu nessa sexta-feira (28/03), uma atividade no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos. Estudantes, dirigentes e professores de duas escolas beneficiadas, Paulo Guerra e Paulo Freire, participaram do encontro, que contou com contação de histórias, entrega de kits e apresentação teatral. O prefeito Vado da Farmácia marcou presença no evento. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Editora Imeph.
entregadelivros-fotojoaobarbosa2O programa vem beneficiando e atendendo alunos do ensino fundamental – 1° ao 9° ano, além de alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), através da distribuição anual de kits de livros paradidáticos, que podem ser levados para casa. O objetivo é que despertar nos estudantes o prazer pela leitura. São realizadas atividades de produção textual e oficinas a partir das temáticas lidas pelos educandos. Além disso, eles têm a oportunidade de ter o contato direto com autores de algumas obras contidas nos kits, por meio de palestras realizadas nas próprias escolas.
Nessa sexta, durante a atividade no Mestre Dié, foi apresentada uma peça com o tema “O que é o cordel”, feita por alunos contemplados com o programa. O ator e contador de histórias Paulo André Viana também se apresentou. O prefeito aproveitou o momento e fez a entrega de alguns kits para os alunos presentes. De acordo com ele, o programa é muito importante e motivador. “Ver essas crianças apresentando algo que aprenderam nesses livros é o que nos incentiva a cada vez mais investir na educação”, destacou Vado.
entregadelivros-fotojoaobarbosa5O programa é percebido pelos professores como mais um recurso pedagógico da escola e principalmente motivador para a ampliação do hábito e das competências de leituras dos alunos. Para o secretário de Educação, Elias Santos, entregar os kits paradidáticos é permitir que esses estudantes possam se desenvolver cada vez mais.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 28 de março de 2014

1ª Copa de Futebol do projeto Bola pro Alto foi aberta nesta sexta-feira


bolaproalto 2
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta sexta-feira (28/03), a abertura da 1ª Copa de Futebol do projeto Bola Pro Alto. A atividade aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Ponte dos Carvalhos. O evento reúne jovens com idade entre 7 e 16 anos, e tem por objetivo estimular a prática esportiva, retirar crianças e adolescentes da ociosidade e combater o trabalho infantil.
A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias de Programas Sociais e Juventude e Esportes. “O intuito do projeto é a ludicidade. Não há vínculo competitivo, pois este tipo de atividade está inserida no critério do Estatuto da Criança, que fornece aos jovens o direito de desenvolver sua diversão”, declarou um dos organizadores da copa, Henrique Melo de Oliveira, 35.bolaproalto-fotojoaobarbosa3
O prefeito Vado da Farmácia prestigiou a abertura da Copa e enfatizou a importância de realizar ações como essa para estimular o esporte. O secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, destacou o significado do Bola pro Alto para os jovens que estão inseridos nele. “A educação e o esporte são ferramentas de transformação. Esse é um projeto importante para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes, principalmente para as que vivem em vulnerabilidade social. É um motivo de alegria para nós promover essa copa”, afirmou. Os secretários da Juventude e Esportes, Cesar Paiva, e da Mulher, Tereza Claudina, também estiveram presentes.
bolaproalto-fotojoaobarbosa2Os participantes estão inseridos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (antigos Cras) e nos Petis (Programa de Educação de Erradicação do Trabalho Infantil). A Copa continua na próxima quarta-feira (04/04), das 13h às 16h30.
Texto: Agostinho Santiago – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: Agostinho Santiago e João Barbosa

Município prorroga prazo para pagamento do IPTU


Para que os contribuintes do Cabo de Santo Agostinho não fossem prejudicados, devido ao atraso na entrega dos boletos por parte dos Correios, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho decidiu prorrogar o prazo da cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – exercício 2014.
Uma boa opção para quem quer se adiantar é obter o boleto pela internet ou se dirigir aos centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC), situados na Torrinha e no distrito de Ponte dos Carvalhos, das 8h às 17h. O guia do pagamento está disponível no site da Prefeitura, através do endereço www.cabo.pe.gov.br. Basta clicar no link Portal do Contribuinte e imprimir a guia.
Os que optarem fazer o pagamento em cota única terão 10% de desconto no valor total. Aqueles que desejarem parcelamento, dependendo do valor do IPTU, podem dividir em até cinco vezes, nesse caso perde o desconto.
Confira as novas datas para pagamento em cota única e parcelado:
1ª parcela ou única ………………………………………………..30 de maio de 2014
2ª parcela ……………………………………………………………..30 de junho de 2014
3ª parcela ………………………………………………………………30 de julho de 2014
4ª parcela……………………………………………………………….29 de agosto de 2014
5º parcela………………………………………………………………..30 de setembro de 2014

REFIS
O contribuinte que estiver com pendência no IPTU de anos anteriores e que desejar quitar seus débitos terá um desconto de 100% nos juros e multas para pagamentos à vista, através do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Mais informações podem ser obtidas pelo 3521-6666.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo


Educação do município lança portal para avançar na prestação de serviços


A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho lançou, na noite dessa quinta-feiraportalsme-fotojoaobarbosa3(27/03) o seu portal na internet, para divulgar as ações da pasta e ser mais um novo instrumento de integração da gestão pública com a sociedade. A solenidade de lançamento, que aconteceu no clube da ACEC (Associação Comercial e Empresarial do Cabo), em Santo Inácio, reuniu dezenas de pessoas ligadas às áreas educacional, de cultura, comunicação e tecnologia, entre outras, e foi comandada pelo secretário de Educação, Elias Santos.
portalsme-fotojoaobarbosa1
Na ocasião, foram apresentados também os integrantes da nova estrutura de assessoria de comunicação (Ascom) implantada para dar suporte à secretaria de Educação, divulgando as ações não apenas para o público externo, mas também para professores, alunos e seus familiares e dirigentes escolares. O trabalho da Ascom deve ser realizado de forma integrada com a Secretaria Executiva de Comunicação Social do município, que atende a todas as demais secretarias e demais órgãos que integram a gestão municipal.
O secretário Elias Santos agradeceu o apoio de todos que colaboraram e vão continuar ajudando para seportalsme-fotojoaobarbosa2manter o novo portal (www.smecabo.com) bem atualizado, para que o número de acesso aumente sempre e seja prestado mais um bom serviço à população cabense. O secretário de Comunicação Social, Carlos Sinésio, também destacou a importância do novo portal para a gestão, inclusive como instrumento de transformação social. Ele disse, entretanto, que para isso o site precisa estar sempre atualizado e trazendo algo de novo para atrair o leitor internauta.
Prestigiaram também o evento os secretários Luiz Pereira (Governo e Orçamento Participativo), Rinaldo da portalsme-fotojoaobarbosa4Costa (Cultura e Lazer), Teresa Claudino (Mulher) e César Paiva (Esportes e Juventude), a assessora do prefeito, Juciara Barbosa, além de dirigentes, assessores da Secretaria de Educação.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura discute plano de cargos com sindicatos dos servidores municipais


reuniao sindicato 2A elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores municipais do Cabo de Santo Agostinho está a todo vapor. De 25 a 27 de março, a Comissão do PCCV em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, executora do projeto, promoveu reuniões com os sindicatos dos servidores municipais. Os encontros tiveram o objetivo de discutir os próximos passos na construção do plano, entre elas, o estabelecimento de prazo para os sindicatos apresentarem as suas propostas por categoria.
Reuniao sindicatoDe acordo com o presidente da Comissão do PCCV, Manassés Dutra, a Prefeitura, através da Secretaria de Gestão Pública, estabeleceu que a discussão do PCCV se dará de forma transparente e com a participação efetiva dos servidores, representados respectivamente pelos sindicatos devidamente habilitados no órgão municipal, conforme determina o Decreto nº 1.201/2014. Participaram das reuniões representantes dos sindicatos dos Trabalhadores Municipais do Cabo (SINTRAC), dos Professores Municipais do Cabo (SINPC) –, e dos Guardas Municipais do Cabo (Sindguardas).
Ainda foram realizadas várias reuniões diretamente com as secretarias envolvidas na elaboração do PCCV, para discussão da estrutura dos cargos. Participaram equipes das secretarias de Saúde, Educação, Administração e Recursos Humanos. As discussões foram coordenadas pelos consultores da FGV.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo

Movimentos trabalhistas fazem novos pleitos à prefeitura na área de habitação


Vado_Moradores_MOP_RandyAugusto02Representantes dos Movimentos de Ocupação pelo Povo Trabalhador (M.O.P.T) e Movimento dos Trabalhadores do Sem Teto (MTST) estiveram reunidos nessa quinta-feira (27/03) com prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia. O objetivo do encontro, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), foi o de buscar parcerias para a melhoria da qualidade de vida de famílias de baixa renda do município.
Os coordenadores fizeram um pedido de doação de terreno para a realização dos projetos habitacionais e entregou ainda um pedido de casas populares para famílias de baixa renda. Para Jorge Cardoso do M.O. P.T, as reuniões estreitam laços com o governo municipal e são uma forma de sensibilizar as autoridades para a falta de moradias desses trabalhadores. “Sabemos que no momento não é possível conseguir moradias para os 1,7 mil trabalhadores sem teto, mas se algumas famílias forem beneficiadas já é uma garantia para alguns”, explicou.
Vado_Moradores_MOP_RandyAugusto01O prefeito Vado ouviu as solicitações e se comprometeu a avaliá-las junto à sua equipe técnica. “Estamos buscando algumas parcerias com empreendedores de Suape e empresas privadas para que possamos beneficiar o máximo de pessoas. A garantia segura de uma família é ter principalmente uma casa e é nisso que vamos nos empenhar”, ressaltou.
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Prefeitura firma mais uma parceria com movimentos dos sem teto


vadoemlrp-fotojoaobarbosa2
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou mais uma parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento de Luta e Resistência Popular (MLRP). Atendendo a um pleito das entidades, a gestão autorizou uma licitação que vai permitir que o terreno doado pela prefeitura em 2013 para a construção de 1 mil moradias, financiadas pela Caixa Econômica Federal, receba serviços de sondagem, levantamento topográfico e terraplanagem.
O anúncio foi feito nessa quinta-feira (27/03), em uma reunião com dois integrantes do MLRP, o prefeito Vado da Farmácia e secretários municipais, no Centro Administrativo Municipal (CAM).
De acordo com Eudes Ribeiro e Elimar da Silva, do MLRP, sem essa nova parceria da prefeitura, o sonho de iniciar a construção das casas poderia ficar comprometido. “Agradecemos mais uma vez à gestão do prefeito Vado em entender as nossas necessidades, pois esse auxílio proporcionará o início do projeto habitacional”, comentou Eudes Ribeiro.
vadoemlrp-fotojoaobarbosa1“Já autorizamos a licitação para o projeto de sondagem, levantamento topográfico e terraplanagem para auxiliar vocês em mais esta etapa para que vocês possam construir suas casas”, afirmou o prefeito Vado.
SAIBA MAIS – O terreno onde serão construídas 1 mil moradias foi doado em julho de 2013 pelo Governo Municipal, por meio de um termo de compromisso assinado em ato pelo prefeito Vado, que repassou a propriedade para o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento de Luta e Resistência Popular (MLRP). As moradias serão financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), através do Programa Minha Casa Minha Vida.
A área tem 7 hectares e fica no loteamento Nova Vila Claudete. O MTST e o MLRP vão dispor cada um de 2,5 hectares para construir as habitações (500 em cada área), enquanto a outra parte da área com dois hectares será destinada a espaços de lazer e uso comum dos futuros moradores.
Texto: Raíza Muniz –Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Prefeitura e Polícia Militar planejam ações integradas para fiscalizar bares


vadoepm-fotojoaobarbosa1O combate à venda de bebidas alcoólicas a menores e à poluição sonora será intensificado no Cabo de Santo Agostinho em ações integradas de fiscalização. Durante uma reunião entre o prefeito Vado da Farmácia e o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Cabo, tenente coronel Roberto Galindo, nessa quinta-feira (27/03), foram debatidas e planejadas intervenções em algumas áreas do município que apresentaram essas irregularidades. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), e contou com a participação de secretários municipais.
De acordo com o representante da PM, o objetivo é garantir a organização do comércio de bebidas alcoólicas e combater a venda para menores de idade. “Queremos mais uma vez trabalhar integrados com a prefeitura para coibir irregularidades nesses tipos de estabelecimentos comerciais, com foco também na poluição sonora”, comentou Roberto Galindo.
vadoepm-fotojoaobarbosa2O prefeito Vado reafirmou a parceria com a Polícia Militar. “Estamos aqui para ajudar no que for preciso. Agentes do Controle Urbano e da Guarda poderão atuar junto com a PM nas fiscalizações”, disse.
Para o secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano, essas intervenções são muito importantes. “Vamos continuar com as ações integradas com a polícia, que já vêm dando certo, com foco agora na garantia do respeito aos níveis sonoros e no combate à prática da venda de bebidas a menores, que é ilegal”, afirmou.
Também estiveram presentes na reunião os secretários Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Tatiana Guerra (Assuntos Jurídicos).
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 27 de março de 2014

Novos servidores municipais tomam posse na Prefeitura do Cabo


DSC_9804A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho empossou, nesta quinta-feira (27/03), mais 26 servidores aprovados no último concurso público de 2010. A convocação de mais esse grupo tem o intuito de reforçar o quadro de profissionais para atender as demandas de serviços públicos no município. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Gilson Cabral, iniciou a solenidade dando as boas vindas aos profissionais presentes em nome do prefeito Vado da Farmácia. “Desde já, parabenizo a todos vocês por terem sido aprovados e por estarem aqui. Todos vieram com apenas um propósito, o de se somar ao quadro da Prefeitura e ajudar a população cabense”, enfatizou.Entre os 26 novos servidores empossados, estão agentes de Defesa Civil e auxiliares de Secretaria de escola.
DSC_9812
Para a agente de Defesa Civil, Margarida Luna Rangel, 40, a expectativa de iniciar o novo trabalho é a melhor possível. “Estou aqui para fazer o melhor e ajudar o município no que for preciso”, ressaltou. Já para o servidor Diego Philipe, 22, empossado como auxiliar de Secretaria, a experiência é muito válida. “Sou novo e já estou trabalhando como concursado. Para mim, é motivo de grande satisfação pelo trabalho e estabilidade”, completou.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Hospital Samaritano apresenta projeto de ampliação no município


Vado_Sao Samaritano02RandyAugustoA diretora do Hospital Samaritano do Cabo de Santo Agostinho, Tereza Cardoso,  se reuniu na manhã desta quinta-feira (27/03) com o prefeito Vado da Farmácia, para apresentar o projeto de ampliação da estrutura daquela unidade hospitalar.  O encontro aconteceu no Centro Administrativo (CAM), na Torrinha, e contou com a participação dos secretários Marcos Germano (Planejamento e Meio Ambiente),  Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer).
Segundo a Diretora, o projeto, realizado com apoio da prefeitura, inclui a criação de um Centro de Oncologia que atenderá pacientes do SUS, além de um espaço para atender também pacientes com  queimadura. ”Queremos reafirmar ainda mais esta parceria. A criação do centro trará mais conforto aos pacientes do Cabo que hoje necessitam de transporte para as sessões de quimioterapia e exames na área. Será um grande avanço na saúde do município”, explicou.
Vado_Sao Samaritano01RandyAugustoO prefeito Vado ressaltou a saúde como prioridade de sua gestão. Ele  destacou a importância da ampliação do centro hospitalar no município. “Agradeço a presença da diretoria do Samaritano, que sempre mantém esta pareceria. Faremos o possível para implantarmos este centro de oncologia e ajudarmos no planejamento do hospital”, disse.
O projeto – A nova estrutura terá sete andares, contendo três salas de parto que terá banco de leite para a população, ginecologia, quartos de emergência e ambulatoriais. Além disso, será implantado um centro de hemodiálise e radiografia, lanchonete adaptada para pacientes, médicos e visitantes, além de estacionamento. Ao todo serão 6.400m² com previsão para junho de 2015.
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Conselho Rural discute com o prefeito Vado melhorias para o homem do campo


DSC_9761Para discutir sobre as necessidades dos agricultores do Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Vado da Farmácia recebeu, nesta quinta-feira (27/03), representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Na ocasião, membros do conselho apresentaram algumas demandas que podem melhorar ainda mais a vida do homem do campo.  O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
A presidente do conselho, Eliane Alves da Silva (Ninha), acompanhada da tesoureira Lucilane Santos, destacou que é preciso investir mais na área rural e apontou algumas questões prioritárias, como recuperação das cinco casas de farinha, facilitar para que os agricultores sejam fornecedores das empresas que fornecem a merenda escolar do município e viabilizar um espaço fixo para promoção de feiras e exposições de animais, além de outros investimentos para produção rural sustentável.
DSC_9754O prefeito Vado solicitou que a entidade faça um levantamento das necessidades das casas de farinha e desenvolvam um projeto para que a Prefeitura possa viabilizá-lo. Ele destacou a importância dos agricultores se unirem para formar uma associação ou uma cooperativa, buscar recursos e também ampliar a renda dos agricultores. “Quanto ao espaço destinado a feiras e exposições, nós estamos na fase final do projeto que vai permitir a coberta do Mercadão. Vamos estudar a possibilidade de destinar também um local para esse tipo de evento. Melhorando essa estrutura, os agricultores também serão beneficiados”, salientou.
O prefeito ainda mencionou que a gestão está licitando maquinários que vão contribuir para atender a demanda dos produtores rurais que precisam escoar sua produção. Os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira; de Programas Sociais, Ronaldo Santos; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo; e o superintendente de Desenvolvimento Rural, Wasiton Alves, também participaram da reunião.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Prefeitura discute com a Celpe melhorias no atendimento ao município


Vado_CELPE_RandyAugusto03
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu, nesta quinta-feira (27/03), uma equipe técnica da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Na reunião, a Prefeitura solicitou à companhia mais critérios ao interromper o fornecimento de energia elétrica dos prédios públicos do município,  para minimizar transtornos causados à população que necessita dos serviços oferecidos nestes equipamentos. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM).
O prefeito Vado ressaltou que são muitos prédios públicos e que, eventualmente, é possivel  ocorrer falhas no sistema e atrasar o pagamento da fatura de algum prédio público. “Nós temos honrado nossos compromissos com os fornecedores, com a folha de pessoal, com a Celpe, com a Compesa. Se existe alguma fatura em aberto é porque não tínhamos conhecimento”, comentou. Ele ainda solicitou à equipe da Celpe que sugerisse uma forma que ficasse mais fácil o controle da gestão para acompanhar o pagamento das contas de energia dos prédios municipais.
Vado_CELPE_RandyAugusto01A gestora da Unidade de Recuperação de Créditos do Cabo, Ana Cristina Barbosa, agradeceu o convite para o encontro e explicou que uma forma de facilitar este controle, tanto para a companhia como para a Prefeitura, é através de uma solicitação de agrupamento de faturas que serão todas encaminhadas para a gestão. “Todas as faturas de energia elétrica das unidades consumidoras de energia, que possuem vínculo com a Prefeitura, serão agrupadas para facilitar sua apresentação, controle e pagamento. Desta forma, o poder público vai poder ter mais conhecimento de avisos de corte, faturas em aberto e outras informações”, comentou.
A Prefeitura se comprometeu a fazer um levantamento dos prédios públicos para encaminhar à Celpe e assim iniciar o agrupamento de faturas. Também participaram da reunião os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira; de Arrecadação e Finanças, Paulo Guedes; e de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Prefeitura disciplina comércio ambulante em Ponte dos Carvalhos


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou um trabalho de organização dos logradouros públicos em Ponte dos Carvalhos, disciplinando o comércio ambulante. A ação é uma resposta às varias reclamações dos moradores locais que enfrentam problemas de mobilidade devido à má ocupação das ruas e calçadas por parte dos vendedores informais. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Controle Urbano.
feira livreA partir do próximo dia 04 de abril, não será mais permitida a permanência de qualquer comércio ambulante nas ruas e calçadas de Ponte dos Carvalhos. Vendedores ambulantes já cadastrados serão instalados no pátio da feira livre, situado às margens da BR-101. A ocupação dos logradouros públicos é ilegal e está sujeita a advertência, multa e apreensão (Lei Nº 1521/89).
“Não estamos apenas removendo os ambulantes, estamos realizando uma realocação para um espaço na Feira Livre de Ponte dos Carvalhos destinado a este tipo de atividade”, relatou o superintendente de Controle Urbano, Edmilson Dutra.
feira livre 2MUTIRÃO – Para receber melhor os feirantes, um mutirão de limpeza está sendo realizado na Feira Livre. São trabalhos de capinação, pintura e lavagem, uma parceria entre Secretaria de Coordenação Regional de Serviços Públicos, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Superintendência de Controle Urbano.
Texto e fotos: Jaqueline Mota – Secom/Cabo

Defesa Social divulga resultado do processo seletivo para mototaxista


A Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho divulgou, nesta quinta-feira (27/03), o resultado do processo seletivo nº 001/2014, que concede a exploração do serviço de Transporte Individual de Passageiros, denominado mototáxi. Foram disponibilizadas 99 vagas distribuídas entre os 18 pontos de mototáxi existentes no Cabo, nos termos da Lei Municipal de nº 2.899/2012.

Confira o resultado: RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

Outras informações pelo: 3524-9118
Texto: Thainá França – Secom | Cabo

quarta-feira, 26 de março de 2014

Prefeitura realiza mudanças de sentido em ruas de Ponte dos Carvalhos e Santo Inácio


sinalizacao_em_pontedoscarvalhos_RandyAugusto02
Visando melhorar a mobilidade no distrito de Ponte dos Carvalhos, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quarta-feira (26/03), alguns serviços que acarretarão na mudança de sentido de algumas vias. O objetivo maior é desafogar congestionamentos na localidade causados por caminhões de carga e descarga em horário comercial. A ação está sendo executada pela Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Gerência de Trânsito e Transporte.
sinalizacao_em_pontedoscarvalhos_RandyAugusto
A Avenida Diomedes Ferreira, uma das principais vias de Ponte dos Carvalhos, a partir desta quinta-feira (27/03) deixará de ser via dupla e passará a ser sentido único do Beco do Libório até a Rua Fernando Capistrano dos Santos, que também será mão única. Após esta rua, a Diomedes permanece sendo mão dupla. De acordo com o gerente de Trânsito e Transporte, Ecivaldo Oliveira, a medida foi tomada após um estudo realizado pela SDS. “Constatamos que as mudanças tinham que ser feitas com urgência, visto que o trânsito era caótico no horário comercial”, explicou.
sinalizacao_em_pontedosCarvalho_thainarFranca (3)As ruas estão recebendo pintura de meio-fio, sinalização vertical e horizontal e placas de sinalização de sentido e proibido estacionar. Além de Ponte dos Carvalhos, o bairro de Santo Inácio também recebeu novas mudanças de sinalização. As ruas José Faustino da Silva e Maria do Carmo Souza Barros já passaram a ser sentido único desde segunda-feira.
Para a vendedora Patrícia Lima, 22, essa ação ajudará muito a diminuir o trânsito. “Tem horas que isso aqui nem vai e nem vem, pára tudo”, declarou. Guardas de Trânsito estarão circulando pelas ruas para orientar os motoristas neste primeiro momento, após isso quem não cumprir as regras será multado.
Texto: Thainá França – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto e Thainá França

Alimentos arrecadados em copa de futebol são doados à instituição de caridade


IMG-20140326-WA0010
A Secretaria Executiva da Juventude e Esportes do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quarta-feira (26/03), mais uma doação de alimentos não perecíveis a instituições de caridade e ONGs do município. Dessa vez, a beneficiada foi a Associação de Pais, Responsáveis, Amigos e Portadores de HIV do Cabo (Ampare), que recebeu cerca de 160 kg de alimentos não perecíveis, todos arrecadados durante as inscrições para a 1ª Copa de Futebol Sub-12 e Sub-14 do município.
A iniciativa da Secretaria reforça a filosofia da atual gestão municipal de promover ações que consigam atingir vários segmentos da sociedade e ajudar instituições comprometidas com a população. De acordo com o secretário, César Paiva, as ações realizadas pela secretaria vêm sendo um verdadeiro gol de placa de solidariedade porque, além de incentivar a prática esportiva, ainda é possível ajudar as pessoas mais carentes. “O prefeito Vado sempre prega a interação entre as secretarias e a população e isso vem acontecendo. Estamos promovendo o esporte e a solidariedade nos atletas”, afirmou.
Para Carlos Antonio dos Santos, secretário da Ampare, as doações recebidas pela fundação são sempre bem vindas, já que, por ser uma instituição não governamental e não receber recursos, a Associação depende muito da caridade da população, e as constantes doações da Secretaria vêm sendo fundamental para dar manutenção à saúde das 32 crianças atendidas pela instituição. “Agradeço a todos que doam em especial a Secretaria que esta sempre junto conosco, ajudando e realizando doações”, declarou. Além da Ampare, o Abrigo São Francisco e o Lar de Clara são assistidos constantemente pela iniciativa da Secretaria.
Texto e foto: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo