Os pequeninos atendidos pela Instituição Acolhedora do Recanto da Criança I, do Cabo de Santo Agostinho, situado em Santo Inácio, tiveram uma manhã de muita animação nessa sexta-feira (28/02). A meninada entrou no clima do carnaval com uma festa promovida pela Secretaria de Programas Sociais, com direito a muito frevo, descontração e brincadeiras.
A animação foi garantida por arte-educadores. Para a coordenadora da Instituição Acolhedora do Recanto da Criança I, Mônica Tomaz Barbosa, promover esse tipo de festividade é uma maneira de trabalhar a integração das crianças na sociedade e mostrando que o lazer também é um direito. “A instituição tem uma grande importância para a comunidade, pois vem garantindo o direito da criança, como educação, saúde, cultura e o lazer”, comentou.
O município do Cabo possui duas instituições acolhedoras que atendem crianças e adolescentes afastados ou destituídos do poder familiar. Todos os acolhidos são encaminhados através do Conselho Tutelar ou por determinação direta do Ministério Público, considerando a demanda específica.
RECANTO DA CRIANÇA – O Recanto da Criança acolhe crianças de 0 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade, risco pessoal ou social, vítimas de negligência, maus tratos e também que já estão em processo de adoção. A casa funciona 24 horas, e tem capacidade para atender 20 crianças de ambos os sexos. Todos tem o direito básico como educação, através da inserção e acompanhamento escolar, cultura, esportes e lazer, com atividades lúdico-pedagógicas, passeios temáticos e participação em eventos culturais, como também acesso a rede de saúde e vivência social e comunitária.
RECANTO DO ADOLESCENTE – Já o Recanto do Adolescente, situado também em Santo Inácio, pode atender até 15 jovens apenas do sexo masculino. Os jovens tem o direito de participar em oficinas formativas como horticultura e artesanato, etc. Além disso, também são inseridos em cursos profissionalizantes, visando a possibilidade de geração de renda dos acolhidos quando atingirem a maioridade.
DOAÇÕES – Os recantos também recebem doações. Os interessados em ajudar podem procurar a Secretaria de Programas Sociais, situada na Praça Dr. Paulo Cavalcante Amorim Salgado (Praça do Jacaré, s/n – Centro), através da Gerência de Proteção Social Especial, Maríllia Torres. Mais informações sobre formas de contribuição, ligar para os telefones (81) 3521-6759 ou 3521-6788.
Texto: Gesla Ferreira – Secom / Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário