A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está disponibilizando nas unidades de Saúde da Família (USFs), as doses da vacina contra Papilomavírus humano (HPV). O município que iniciou no dia 10 de março a Campanha para imunização de meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, já vacinou 143 adolescentes nas escolas públicas e privadas.
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. De acordo com o calendário da campanha, cada adolescente deverá receber três doses para completar a proteção.A vacina está disponível nas USFs, durante todo o ano, como parte da rotina de imunização, e tem eficácia comprovada para proteger meninas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
DOENÇA – O HPV é um vírus transmitido pelo contato com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. É atualmente um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres.
VACINA- A imunização não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. As meninas que ainda não receberam a doses da vacina devem procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência para receber a imunização.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário