quinta-feira, 13 de março de 2014

Prefeitura promove 2ª Conferência de Proteção e Defesa Civil


Conferencia_Defesa_Civil_RandyAugusto01A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, na manhã desta quinta-feira (13/03), a abertura da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. A atividade, que segue até está sexta (14), tem o objetivo de promover a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, além de enfatizar as políticas de prevenção e investir no conhecimento e mapeamento de riscos. O evento acontece no Centro Cultural Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos.
De acordo com a gerente de Defesa Civil, Ana Sandra de Souza Leão, o evento tem o intuito de promover o debate e eleger propostas para uma cidade melhor. “Esperamos que a população possa participar junto com o poder público, para que possamos trabalhar juntos e minimizar danos futuros”, destacou.
Conferencia_Defesa_Civil_RandyAugusto02Com o tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, a conferência está trabalhando com quatro eixos temáticos, são eles: Gestão Integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes. Além dos eixos, serão realizadas apresentações de orientação para subsidiar os debates nos grupos.
O secretário de Defesa Social do Cabo, Ricardo Marlon, falou da importância da atuação da Defesa Civil na prevenção das áreas de riscos. “Estamos aqui hoje justamente para debater e aprimorar cada vez mais na precaução de possíveis desastres no município”, enfatizou.
Ao todo, serão eleitos 15 delegados (oito da sociedade civil, cinco do poder público e agente de Defesa Civil, um dos conselhos profissionais e um da comunidade científica) que representarão o Cabo na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil que será realizado até o dia 20 de abril.
Para a representante da sociedade civil, Creusa Aurino, esse é um momento de discutir e refletir sobre o que pode ser feito para melhorar. “Espero que possamos sair daqui com políticas públicas e propostas eleitas para uma cidade com segurança”, completou. Participaram da abertura da conferência os secretários Ronaldo Santos (Programas Sociais), André Morais (Meio Ambiente), Severino Belo (Desenvolvimento Econômico), Combate às Drogas (Genilson Caetano) e Mulher (Tereza Claudina), além do assessor do Gabinete do Prefeito, Wellington Stevens.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário