domingo, 16 de março de 2014

Ocupação Social de Impacto beneficiou Ponte dos Carvalhos neste sábado


acaoponte-fotojoaobarbosa15.jpg
Milhares de moradores do Cabo de Santo Agostinho participaram, na manhã deste sábado (15/03), da Ocupação Social de Impacto, do Governo Presente. A ação foi realizada na escola-modelo Professor Manoel Davi Vieira da Costa, no distrito de Ponte dos Carvalhos, com o intuito de oferecer diversos serviços gratuitos à população, como emissão de documentos, atendimentos de saúde e garantia de direitos.
A iniciativa, que foi uma ação integrada entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, ofereceu diversos serviços à população, como inscrições para CNH, retirada de documentos de identidade, Carteira de trabalho e certidões de Nascimento e Divórcio. Além disso, houve ação do programa Todos com a Nota, atendimento a serviços da Celpe, exames de paternidade, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, entre outros serviços de educação e saúde, como também oficinas, recreação e apresentação teatral para as crianças.
acaoponte-fotojoaobarbosa9.jpg“Este tipo de atendimento permite a garantia do serviço imediato, como questões jurídicas que tem um custo alto e do Procon. Nossa meta é facilitar serviços que normalmente demorariam mais tempo e difundir os programas que as secretarias têm e os moradores não acessam porque nem sabem que esses programas existem”, explicou a gerente de Apoio à Gestão Democrática Regionalizada do Governo Presente, Martha Figueiredo.
O Programa Atitude recebeu uma atenção especial para os serviços de combate ao crack, com a capacitação para professores e profissionais de saúde, teatro de bonecos com o tema sobre drogas e seus efeitos e atividades físicas. “Este é um momento ímpar, pois através de uma parceria entre os governos municipal e estadual, permite-se uma ação integrada onde as pessoas podem acessar um serviço que antes nem conheciam e assim, podemos fazer a divulgação do Atitude para que familiares e amigos saibam como prevenir e se portar com um usuário”, explicou o coordenador do programa, João Marcelo.
acaoponte-fotojoaobarbosa5.jpgO prefeito Vado da Farmácia marcou presença e destacou que a integração entre as secretarias municipais e estaduais foi muito significativa e garantiu o sucesso da ação na cidade. “Os serviços oferecidos à população e as orientações que foram dadas foram muito importantes, principalmente sobre o crack, pois sabemos que não adianta tentarmos resolver o problema do crack sozinhos”, frisou. Vários secretários municipais também participaram da ação.
O estudante Anderson Marcos da Silva, de 19 anos, morador de Ponte dos Carvalhos, falou da satisfação em retirar a carteira de trabalho. “Valeu a pena acordar cedo e retirar o documento. Agora eu posso procurar emprego que vai me permitir ganhar respeito e confiança da minha família”. Já a gestante de 7 meses, Rayane Soares, 17 anos, esteve no local para a aferição de pressão arterial. “O atendimento foi maravilhoso e necessário por causa da gravidez. É muito importante este tipo de acompanhamento”, disse.

Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário