domingo, 16 de março de 2014

Município ganha reforço na luta contra o preconceito com coordenação de Políticas LGBT


Coordenacoa_LGBT_RandyAuguto02
Com o intuito de combater a homofobia e de garantir os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgéneros no Cabo de Santo Agostinho, foi implantada nessa sexta-feira (15/03) uma Coordenação de Políticas Públicas voltada para estes segmentos. A solenidade de lançamento da instituição aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na Torrinha.
Durante o ato, foi composta uma mesa com o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, o coordenador de Políticas Públicas LGBT, Adão Veras, e os representantes do Fórum LGBT de Pernambuco, Iris de Fátima, e do Movimento Nacional Mães pela Igualdade, Leonora Pereira. A instituição é vinculada à Secretaria de Programas Sociais, e conta com o apoio do Fórum LGBT de Pernambuco.
Coordenacoa_LGBT_RandyAuguto04A coordenação vai contar com ações permanentes de enfrentamento ao preconceito, desenvolvendo oficinas,
seminários, palestras, passeatas, reuniões, panfletagens e rodas de diálogos, e funcionará na sede da própria secretaria, situado na Rua Paulo Amorim Salgado, s/n (em frente à Praça do Jacaré).
De acordo com o secretário e Programas Sociais, Ronaldo Santos, a gestão é voltada para garantir o direito de todos os segmentos. “Tudo isso começou em 2013, quando uma audiência pública foi realizada na câmara dos vereadores. Na oportunidade vieram várias reivindicações e uma delas foi a criação de uma coordenação LGBT, e o prefeito Vado atendeu ao pedido”, ressaltou.
Coordenacoa_LGBT_RandyAuguto01Para o coordenador, Adão Veras, o cabo vive hoje um momento histórico, com a criação da instituição, podendo agora discutir, elaborar e executar as políticas para atender as necessidades desse público. “Agradeço muito ao prefeito Vado pela sua preocupação em implantar este instrumento de governo com o propósito de articular o segmento LGBT, e criar políticas públicas de garantia dos direitos destas pessoas. Desta forma o município avança no combate ao preconceito e consequentemente ao crime de homofobia”, relatou.
A representante do Fórum de Pernambuco LGBT, Iris de Fátima, também reconheceu a iniciativa da gestão. “Parabenizo o município e acredito que vamos colher bons frutos”, comentou. Ao final da solenidade, foi oferecido um coquetel e os convidados foram animados pelo Dj Luan Digital.
MARCA LGBT CABO 1LOGOMARCA – A logomarca criada para representar a coordenação traz a ideia de grupos de pessoas que formam o símbolo do infinito. De um lado as cores da bandeira que representam o segmento LGBT e do outro são as pessoas que convivem naturalmente e respeitam essa diversidade. Por se tratar de uma coordenação que luta pela igualdade de direitos o símbolo do infinito demonstra que essa luta é permanente.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto


Nenhum comentário:

Postar um comentário