sexta-feira, 7 de março de 2014

Caminhada reuniu centenas de mulheres em comemoração ao 8 de Março


caminhadamulher-fotojoaobarbosa2.jpg
Respeito é bom e eu gosto”, “Quem ama não mata” e “Temos o direito de ir e vir”.  Frases como estas estamparam a tradicional Caminhada das Mulheres do Cabo de Santo Agostinho, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (07/03). Promovida pela Prefeitura Municipal com o objetivo de celebrar os 104 anos do Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8), o ato reuniu centenas de mulheres, que saíram da Praça do Jacaré e percorreram as principais vias do Centro da cidade até o pátio da estação ferroviária. A iniciativa é da Secretaria Executiva da Mulher.
O público foi embalado durante todo o percurso por integrantes da Filarmônica XV de Novembro Cabense no ritmo no frevo. Panfletos de orientação e conscientização para o combate à violência contra a mulher também foram distribuídos. Várias autoridades participaram da passeata, entre elas a vice-prefeita, Edna Gomes, além de secretários e servidores. Diversos grupos de idosos do município também acompanharam a caminhada, bem como garotas da Associação de Capoeira A Volta que o Mundo Dá, que se apresentaram no pátio da estação.
A secretária da Mulher, Tereza Claudina, ressaltou a importância da participação efetiva das mulheres no ato. “Para nós que fazemos a gestão do prefeito Vado da Farmácia essa caminhada tem o objetivo de homenagear todas as mulheres e lembrar daquelas que iniciaram a luta, em 1857, nos Estados Unidos. Devido a coragem delas hoje estamos contando esta história”, comentou.
caminhadamulher-fotojoaobarbosa4.jpg“A cada 15 segundos uma mulher é morta no Brasil. Queremos mostrar que com esta caminhada sabemos onde queremos chegar, pois não somos alienadas e merecemos acima de tudo respeito. Parabéns a nós mulheres pelo nosso dia e saibam que cada uma merece admiração na sociedade”, destacou a vice-prefeita, que na ocasião recebeu uma homenagem dos grupos de idosos.
A auxiliar de limpeza Agelane Cordeiro, 46, aprovou a iniciativa. “Essa caminhada é importante para que as mulheres valorizem o gênero e fiquem alertas contra qualquer tipo de violência”, disse.
Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário