sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Caminhada encerrou atividades do Outubro Rosa no Cabo


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, na tarde dessa quinta-feira (29/10), uma caminhada para marcar o encerramento das atividades voltadas ao Outubro Rosa, campanha mundial para conscientizar principalmente as mulheres dos fatores de risco, de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. Com muita animação, alunas do projeto Mulheres em Movimento participaram do evento. A iniciativa é da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes.
A caminhada teve concentração na Vila Social e percorreu a Avenida Historiador Pereira da Costa, no Centro, em direção ao Pátio da Estação Ferroviária. No local, houve uma palestra com a coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, que abordou como é possível fazer o autoexame e prevenir o câncer de mama. Ao som da Zumba, as mulheres participaram de um aulão de ginástica, encerrando a atividade.
“Pretendíamos com essa caminhada chamar atenção da sociedade que é possível combater esse mal que atinge muitas mulheres e tenho certeza que conseguimos”, disse o secretário de Esportes, César Paiva. A dona de casa Ivanete do Carmo, 64 anos, também comentou sobre a importância da conscientização e das aulas de ginástica oferecidas no projeto Mulheres em Movimento, da prefeitura. ” A caminhada foi maravilhosa, pois incentivou várias pessoas da 3ª idade a sair de casa para participar e se prevenir”, concluiu.
Texto: Erika Freitas – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Cabo debate implementação da lei que permite porte de arma a guardas municipais

Audiencia_Publica_GM_LEIFEDERAL_13022-2014_04RandyAugustoAgentes da Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho se reuniram nessa quinta-feira (29/10), em uma audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal 13.022/2014, que permite porte de arma de fogo à categoria, no município. A audiência aconteceu na Câmara de Vereadores do Cabo, com iniciativa da Associação dos Guardas Municipais, com o apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social. Na ocasião, foram apresentados os benefícios que a Lei trará para a sociedade, visando reforço na segurança pública, além da apresentação de estudo de caso de alguns municípios onde a lei já é atuante.
Audiencia_Publica_GM_LEIFEDERAL_13022-2014_05RandyAugustoA audiência foi iniciada com a execução do Hino Nacional, seguida de uma oração e hino religioso apresentado por membros da Guarda. Presidida pelo vereador Josadac Miguel, a mesa de debate foi composta pelo secretário de Defesa Social, Luiz Pereira; o presidente da Associação dos Guardas Municipais, Sidney Araújo; o delegado seccional do Cabo, Alberis Félix; o delegado do 4ª DP do Cabo, Francisco Diógenes; os vereadores Ezequiel Santos, Ricardo Carneiro e Abel Neto; além dos representantes da Guarda Municipal dos municípios de Escada, Palmares e Recife.
Audiencia_Publica_GM_LEIFEDERAL_13022-2014_02RandyAugustoDe acordo com Sidney Araújo, a lei trará grandes benefícios para a sociedade. “Poderemos atuar de forma mais efetiva em conjunto com a polícia, pois a lei amplia o campo de atuação da guarda, ampliando também a segurança pública no município”, destacou.
A Lei Federal de número 13.022/2014 incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, autorizando em seu artigo 16 o porte de arma de fogo a guardas municipais. Cada município poderá editar a sua própria lei regulando a respectiva guarda municipal, sempre respeitando as disposições da lei federal.
Sendo assim, além dos princípios mínimos de atuação das guardas municipais, que sempre tiveram um papel mais relacionado com a proteção do patrimônio físico dos municípios, a lei amplia esta atuação, prevendo que a categoria possa colaborar de forma mais intensa com a segurança pública nas cidades, atuando em parceria com as polícias civil e militar. “A lei é a oportunidade de a guarda municipal intensificar o seu papel social e sua importância para a sociedade”, comentou o delegado Alberis Félix.
Audiencia_Publica_GM_LEIFEDERAL_13022-2014_03RandyAugustoO secretário Luiz Pereira destacou o trabalho da Guarda Municipal no município. “A nossa guarda hoje dispõe de uma grande estrutura para atender a população, mas é claro que devemos entender que esta lei é de suma importância para a sociedade. Como secretário de Defesa Social, me sinto honrado em participar desse momento”, disse.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Projeto Pet Social é apresentado ao prefeito Vado

Vado_Recebe_ProjetoPETSOCIAL01-RandyAugustoO prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu, nesta terça-feira (27/10), o diretor do Instituto DR. Magno José. O objetivo do encontro foi o de apresentar ao gestor o Projeto Pet Social, iniciativa que promove ações coordenadas de políticas de defesa dos animais, com uma visão de complexidade observando o ambiente como um todo, incorporando benefícios a todas as espécies.
Vado_Recebe_ProjetoPETSOCIAL02-RandyAugusto
De acordo com o diretor e organizador do Instituto, Magno José, o principal objetivo do projeto é dar assistência a animais abandonados e, em parceria com ONGs, incentivar a doação de cães e gatos. “O projeto é sem fins lucrativos e buscamos contribuir com a proteção dos animais. Para isso precisamos da união de todos e da população de cada município por onde passamos, para desenvolver vários programas prol dos animais”, destacou.
O prefeito Vado agradeceu a visita e se colocou a disposição para contribuir com o projeto aqui no Cabo. “Podemos ver o compromisso que vocês têm em defesa dos animais nas cidades, e isso é raro de ser ver. Podem contar comigo e com os profissionais da saúde que são ligados diretamente com o assunto, para execução do projeto em nosso município”, declarou. Também participaram da reunião os secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira; de Administração e Recursos Humanos, Ian Karlo; e de Assuntos Jurídicos, Tatiana Guerra.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Ação do Outubro Rosa beneficiou mulheres de Ponte dos Carvalhos


Em adesão ao Movimento Outubro Rosa, a Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho ofereceu, na manhã desta quinta-feira (29/10), diversas ações em Ponte dos Carvalhos. O encontro contou com diversas atividades, como palestra e oficina de artesanato, e foi realizado no Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, instalado no Gibão.
A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Avon Instituição, que distribuiu panfletos informativos sobre o exame de mama, mamografia e o autoconhecimento. Durante o evento, foi dada uma palestra ministrada pela enfermeira Danielle Barbosa, com o tema “Nesse mês de outubro, a mulher declarou seu amor a ela mesma”, onde ressaltou a importância da prevenção, do toque, do conhecer da mama, dos exames periódicos, principais sintomas, fatores de risco para se adquirir um câncer, entre outros.
A secretária executiva da Mulher, Tereza Claudina, enfatizou a importância da realização do evento para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Fico muito feliz em ver uma atividade onde a sociedade atende o chamado. Pois o câncer de mama é uma doença que mais ataca a mulher em todo o mundo”, destacou.
Para a dona de casa Marilene Francisco de Melo, 64, do grupo da terceira idade “Vamos Renascer”, moradora de Ponte dos Carvalhos, ações como esta voltada para a sociedade são de muita importância.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Culto marca comemorações pelos 12 anos do Estatuto do Idoso


A Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho promoveu, nessa quarta-feira (29/10), no Pátio da Estação Ferroviária – Centro, um culto em Ação de Graças. O ato evangélico marcou o encerramento das atividades comemorativas pelos 12 anos do Estatuto do Idoso. Orações, depoimentos e música, fizeram parte do evento, que contou com a participação dos integrantes dos 13 grupos de idosos do município.
O secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, ressaltou os motivos para comemorar os 12 anos do Estatuto. “Estamos aqui hoje encerrando as atividades comemorativas pelos 12 anos do Estatuto. Ao longo deste mês realizamos palestras e atividades em vários grupos de idosos no nosso município, mostrando a importância do Estatuto e explicando para os nossos idosos todos os seus direitos”, destacou ele.
“É muito bom estar neste culto hoje. Esse evento foi uma revindicação de nós, idosos, que somos da comunidade evangélica”, disse a integrante do Grupo Florescendo com Cristo, Angelina Nunes, 65 anos. “Estou muito feliz pela gestão atender o nosso pedido e pelos projetos desenvolvidos no município que valorizam a Pessoa Idosa”, completou ela.
“Temos que agradecer por estarmos aqui hoje e por mais uma vez, conseguir atender uma revindicação dos nossos idosos, que era a realização deste culto. A orientação que recebemos do prefeito Vado da Farmácia é de fazer uma gestão democrática, escutando e atendendo todos segmentos”, ressaltou Ronaldo Santos.
O pastor Clóvis Morais, que presidiu o culto, falou sobre a Política da Pessoa Idosa que é desenvolvida no município e agradeceu a oportunidade. “É um privilégio estar aqui nesta noite para agradecer a Deus por todas as bênçãos derramadas sobre vida dos idosos e dos funcionários da Secretaria que executa os programas e projetos em prol da Pessoa Idosa”, disse ele.
No local, houve adoração e louvor com os integrantes da Juventude da Igreja Batista Missionária Monte Hermom, mensagem da noite com o pregador Jonathan Gutemberg e apresentações musicais com os grupos de idosos Renascer da Esperança, Valentes de Mercês e Florescendo com Cristo. Também estiveram presentes na celebração os secretários Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer e César Paiva (Juventude e Esportes).
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Orquestra de Jussaral se apresenta em conferência estadual

IMG-20151028-WA0004A Orquestra Meninos de Jussaral, do Cabo de Santo Agostinho, foi atração nessa quarta-feira (28) na 10ª Conferência Estadual da Criança e do Adolescente. A apresentação das crianças que são assistidas pela Secretaria de Programas Sociais, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), marcou o encerramento do evento. A conferência, que teve como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, aconteceu nos dias 27 e 28 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
IMG-20151028-WA0005Durante os dias de evento, os participantes debateram, elaboraram e promoveram diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como base os eixos: Promoção dos direitos de Crianças e adolescentes; a proteção e defesa dos direitos; o protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes. 10 delegados representaram o Cabo na conferência. “É muito bom estar aqui, junto com a delegação do Cabo, discutindo a Política da Criança e do Adolescente a nível estadual, elaborando propostas para serem implementadas no nosso Estado”, disse o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
IMG-20151028-WA0006Encerrando a programação, a Orquestra Meninos de Jussaral subiu ao palco e fez uma apresentação marcada pela música clássica e regional. “Fico muito feliz em poder acompanhar a apresentação das nossas crianças neste evento. Elas fazem parte deste projeto maravilhoso, que é a Orquestra Meninos de Jussaral, que leva a música clássica aos meninos e meninas da área rural do nosso município”, destacou Ronaldo Santos. “Tivemos a honra de recebermos o convite para a apresentação da orquestra e essas crianças estão aqui, mostrando que esse projeto é uma referência no Estado”, ressaltou o secretário.
ORQUESTRA – Atualmente a Orquestra Meninos de Jussaral  é formada por 70 integrantes, entre colaboradores e crianças, que assistidas pelo SCFV. Os alunos participam dos ensaios juntamente com toda equipe de professores, que ensina teoria e a prática em conjunto para poder estimular a musicalidade de cada criança.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Aquivo – SMPS

Cabo intensifica operação que resgata animais soltos em vias públicas


Dando continuidade à operação de resgate de animais de grande porte soltos em vias públicas da cidade, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quarta-feira (28/10), mais uma ação. Desta vez, aconteceu na praia de Gaibu, no distrito de Ponte dos Carvalhos e em Garapu. Os animais estavam em situação de vulnerabilidade e oferecendo risco ao trânsito de pedestres e veículos. Além disso, em busca de alimento, muitos deles chegam a revirar o lixo das residências e depredam jardins, gerando desconforto à população.
Na operação foram apreendidos três animais em Gaibu, um jumento e dois cavalos. Já em Ponte dos Carvalhos, um potro, um cavalo e uma égua. A ação, feita em conjunto pela Secretaria Municipal de Defesa Social e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), contou com o apoio do 18º Batalhão da Polícia Militar (Cabo) e também do Grupamento Tático de Apoio com Motos (GTAM).
O objetivo é reduzir o risco de acidentes e a proliferação de doenças, além de conscientizar os criadores que animais de grande porte não podem circular soltos em áreas urbanas. De acordo com o coordenador da Secretaria de Defesa Social, Mozart Carvalho, a operação de resgate desses animais foi intensificada devido ao feriado que se aproxima, mas o trabalho vem sendo realizado de forma continua, com o propósito de prevenir acidentes.
Os animais apreendidos durante a fiscalização ficarão no CVA até que os donos apareçam para buscá-los. Para recuperar o animal, o proprietário paga R$ 119 de multa por cada animal e diária no valor de R$ 70. Além disso, o proprietário tem que apresentar carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Os animais só podem ficar no CVA por cinco dias. Caso os donos não compareçam, os animais serão doados para alguma entidade ou conselho de área rural. O CVA fica localizado na Antiga Estrada da Embratel, no Engenho Novo.
A população também pode ajudar denunciando casos de animais soltos pelo telefone do CVA, 3524-9030.
Texto: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo SMDS

Prorrogadas as inscrições para candidatos ao Conselho de Cultura do Cabo

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho prorrogou as inscrições para os interessados em se candidatar ao novo Conselho Municipal de Política Cultural do Cabo de Santo Agostinho. Devido ao ponto facultativo nesta sexta-feira (30) pelo Dia do Funcionário Público, a Secretaria de Cultura e Lazer estendeu o prazo de inscrições até o próximo dia 06 de novembro, sendo realizadas das 8h às 12h, na sede do órgão, situado na Rua Teixeira de Sá, nº 28, Centro. As eleições para os representantes da sociedade civil no conselho serão realizadas no dia 14 de novembro deste ano.
A eleição para os representantes da sociedade civil deverá ser realizada em cada um dos 06 (seis) Fóruns Setoriais, seguindo as normas previstas na Lei Municipal n° 3.087/2015. Os fóruns são divididos em I – Fórum Setorial de Artesanato, Artes Plásticas e Visuais; II – Fórum Setorial de Artes Cênicas e Audiovisual; III – Fórum Setorial de Patrimônio Cultural, Memória, Cultura Popular e Ciclos Culturais; IV – Fórum Setorial de Entidades, Produtores e Trabalhadores da Cultura; V – Fórum Setorial de Livro e Leitura; e VI – Fórum Setorial de Música.
Para votar e ser votado na Eleição do Conselho Municipal de Política Cultural, o participante deverá ter, obrigatoriamente, a inscrição prévia validada no Cadastro Cultural do Cabo (CAC), com o preenchimento do respectivo formulário. Um participante de determinado fórum não pode votar nem se candidatar em mais de um Fórum Setorial, assim como subscrever o pedido de registro de mais de um candidato. Podem votar todos os artistas, produtores e agentes culturais devidamente inscritos e regulares no Cadastro Cultural do Cabo, desde que apresentem, no ato na votação, documento de identificação com foto. O voto é único, intransferível e secreto.
No ato do registro, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: I – Pedido de registro ao GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) assinado pelo candidato e subscrito por, pelo menos, cinco por cento (5%) dos integrantes do respectivo Fórum Setorial com os seus números de inscrição no Cadastro Cultural do Cabo de Santo Agostinho; II – Declaração de que não é detentor de Cargo em Comissão ou Função de Confiança vinculada ao Município do Cabo de Santo Agostinho; e III – Certidão de Situação Cadastral – CSC, emitida pela Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, para confirmar se o candidato está devidamente inscrito no Cadastro Cultural, bem como a sua situação cadastral.
O Conselho Municipal de Política Cultural será composto por 12 membros, sendo seis representantes da sociedade civil (pelos fóruns setoriais), cinco representantes do Poder Executivo Municipal e um do Poder Legislativo Municipal.
Documentos disponíveis para download:

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6655 ou pelo e-mail secult.cabo@gmail.com

Texto: Secom/Cabo

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Cabo apresenta relatório de avaliação das metas fiscais do 2º quadrimestre

Em cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, nesta quarta-feira (28/10), uma audiência pública para apresentar o relatório de avaliação das metas fiscais das atividades do 2º quadrimestre referentes ao exercício de 2015. A sessão solene aconteceu na Câmara de Vereadores, no Centro, e contou com a presença de várias autoridades municipais, entre elas, vereadores e secretários, além de técnicos da prefeitura e sociedade civil.

A apresentação foi feita pelo auditor fiscal e assessor especial da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Michel Sued, que na ocasião representou e parabenizou todos os servidores públicos pelo seu dia. A mesa foi composta pelos secretários de Gestão Pública, Lusivan Oliveira; de Finanças e Arrecadação, Paulo Guedes; e de Comunicação Social, Carlos Sinésio; além da controladora geral, Alinne Torreão, e do vereador Josadac Miguel. “Quero parabenizar mais uma vez a Prefeitura por nos trazer a transparência mostrando a situação fiscal do município para o conhecimento de todos”, relatou o vereador.

Foram apresentados números referentes às receitas e despesas da Prefeitura nos meses de maio a agosto deste ano. Dentre as informações, estava também a aplicação dos recursos públicos municipais por meio de demonstrações e avaliação do cumprimento das metas fiscais do município. De acordo com um comparativo emitido pelo Banco Central do Brasil, observa-se que a expectativa de inflação para o exercício financeiro de 2015 vem aumentando gradativamente, ao mesmo tempo em que a expectativa para o Produto Interno Bruto – PIB tem apresentado uma trajetória de queda, apontando no último relatório publicado uma retração de 3,02%.

Com esse aumento da despesa e a redução de receita que vêm ameaçando seriamente o equilíbrio fiscal, o governo municipal adotou uma série de medidas de combate à crise, algumas voltadas ao incremento da receita pública do municipal, a exemplo do Programa de Incentivo Fiscal - Refis para recuperação de créditos tributários, encaminhado e já aprovado pela Câmara (Lei 3.085/2015).

De acordo com Michel, a prefeitura vem tentando manter o equilíbrio entre receitas e despesas. Os gastos com pessoal no 2º quadrimestre de 2014 representaram 48,56%. Já no segundo quadrimestre deste ano subiu para 53,09%, o que representa um aumento de 4,53%. Ele ressaltou que esse aumento nos gastos com o pessoal se dá devido à crescente perda de receita que o município vem sofrendo com o cenário da crise atual.

Outro comparativo apresentado foi na aplicação dos recursos na saúde. No 1º quadrimestre, foi de 18,37%. No 2º quadrimestre, 22,08%. Já para educação, no 1º quadrimestre foram aplicados 26,87%, enquanto no segundo, 23,49%. A Constituição Federal estabelece para o município que seja feita a aplicação mínima 15% na saúde e de 25% na educação. A aferição do montante aplicado é anual.

De acordo com o secretário Lusivan Oliveira, a Prefeitura vem cumprindo com muito esforço o controle de suas despesas. “O governo tem se preocupado muito com a atual situação financeira bem como a grande maioria dos estados e municípios brasileiros, uma vez que também afetado pelos efeitos da crise econômica, tem tomado várias medidas na persecução das metas fiscais. Porém, mesmo com toda essa deterioração do cenário econômico nacional, o prefeito Vado da Farmácia tem colocado como prioridade os serviços públicos essenciais que são saúde e educação”, explicou. No final, foram tiradas dúvidas dos presentes e feitos esclarecimentos de questionamentos do público que teve espaço para se manifestar.

A prestação de contas feita pela Prefeitura junto ao Poder Legislativo e à sociedade assegura a transparência dos gastos públicos e a consecução das metas fiscais, com a observância dos limites fixados pela lei. O conteúdo apresentado também está disponível na internet, no site da Prefeitura, através do www.cabo.pe.gov.br disponível no Portal da Transparência.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: Randy Augusto

Postos de saúde do Cabo oferecem exames preventivos no Outubro Rosa


Até o final deste mês,todos os postos de saúde do Cabo de Santo Agostinho estão com horários e dias estendidos para a realização de exames preventivos ao câncer de mama e colo do útero. Nessa segunda-feira (26/10), a unidade de Saúde da Família da praia de Suape intensificou a atividade com o o Mamamóvel beneficiando cerca de 40 mulheres com os exames.



De acordo com a enfermeira responsável pela ação, Lígia Leite, o evento tem o objetivo de prevenir e informar às moradoras sobre a importância anual dos exames preventivos, aumentando o elo entre a comunidade feminina e a equipe de saúde. "Esta ação facilita o trabalho dos agentes comunitários, uma vez que atinge o maior número de mulheres numa única atividade. No próximo dia 04, o Mamamóvel voltará ao local para atender mais 70 mulheres com mamografia", explicou.

As mulheres que desejam realizar o exame não precisam agendar a citologia, apenas estarem atentas aos cuidados para a realização do exame, que são: passar dois dias em abstinência sexual, não usar nenhum creme ou ducha neste período e não estar menstruada.

Texto: Samantha Rúbya - Ascom da Saúde/Cabo

Fotos: Arquivo da SMS