Agricultores familiares do Cabo de Santo Agostinho começaram a investir na produção de hortas ecologicamente corretas e livres de agrotóxicos. Por incentivo da Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural, a iniciativa está se espalhando por pequenas propriedades rurais do município. Uma delas é o Sítio Barro Branco, localizado no Engenho Ipiranga, a 22 km do Centro do Cabo, do agricultor Sr. José Antônio Torres, 54 anos, que recebe o acompanhamento técnico na sua horta, onde estão sendo cultivadas várias hortaliças, como alface (liso, crespo e americano), rúcula, chicória, couve manteiga e couve manteiga da Geórgia, coentro, pimentão e hortelã.
Nessa quarta-feira (21/10), técnicos agrícolas da Superintendência realizaram uma visita ao Sítio Barro Branco, onde os alimentos produzidos na horta já estão sendo comercializados nos municípios de Escada, Ipojuca e Cabo., com um padrão elevado de qualidade. Os técnicos orientam desde a construção das hortas como a manutenção e colheita.
As hortas tipo mandala, além de produzir alimentos saudáveis, sem aditivos químicos, são esteticamente bonitas e contribuem para o controle biológico entre diferentes espécies. Funciona como um sistema de corredores por onde passa a irrigação. Ao centro ficam as aves, que servem para logo após a colheita saírem e comerem o resto orgânico, e assim deixando os dejetos, servindo assim como adubo orgânico.
Os interessados em saber mais sobre a implantação de hortas agroecológicas podem procurar a Superintendência de Desenvolvimento Rural, situada na BR-101 Sul, Km 33,9, Centro. Telefone: 81 3521-6770.
Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Arquivo SDR
Nenhum comentário:
Postar um comentário