Na Escola José Alberto de Lima, cerca de 70 alunos assistiram a palestra “Drogas: Qual o verdadeiro caminho?”, e junto com os técnicos puderam discutir o assunto e compartilhar as experiências do cotidiano. Outros 30 estudantes trabalharam o tema dentro de um contexto mais lúdico através de conversas, vídeos animados e jogos interativos. A metodologia será aplicada nas escolas de todo o município, e haverá ainda oficinas de formação envolvendo pais, professores, gestores e funcionários, afim de contribuir para a identificação e encaminhamento dos casos confirmados de uso de drogas.
A gerente de articulação das políticas sobre drogas, Deise Alves, explicou que existe um grande empenho da secretaria em reduzir as atuais estatísticas e erradicar esse problema que afeta tantas famílias cabenses. “A partir dos dados colhidos nas escolas com a diagnose percebemos que infelizmente existem muitos jovens e adolescentes envolvidos com as drogas, com isso se fez urgente uma ação de combate e prevenção nas escolas”, enfatizou. “Este é um trabalho informativo e preventivo. Acreditamos que a falta de informação facilita o processo de contato dos jovens com essas substâncias. Queremos conscientizá-los sobre os riscos que elas oferecem, para que, uma vez informados, decidam por não fazer uso delas”, disse ainda.
Diretora da escola, Ana Gomes, relatou alguns casos envolvendo drogas no dia a dia dos alunos da unidade, e percebe a necessidade de engajar toda a comunidade escolar, assim como poder público e família nesse debate. “Os problemas com as drogas são comumente conhecidos em todas as classes da sociedade. Esse trabalho preventivo é de suma importância dentro das nossas escolas, e deve ser algo contínuo envolvendo cada representante da sociedade na discussão sobre o assunto”, ressaltou. Ana explicou ainda que é fundamental levar informação não só para os alunos, como para os pais que muitas vezes desconhecem o envolvimento dos filhos com as drogas, ou se omitem.
A aluna P.S. foi uma das participantes do debate, e em um depoimento emocionado explicou que a palestra foi muito importante para ela, uma vez que a mesma convive de perto com as drogas. “Acho que essa palestra veio em uma boa hora, o uso de drogas é algo real em minha vida. É muito difícil ver pessoas que são importantes para nós sendo vítimas das drogas. Essa palestra serviu pra abrir a cabeça desses meninos, para não se envolver, aprofundou o meu conhecimento e me fez ver que ainda posso sair dessa”, disse.
A Secretaria de Combate às Drogas possui uma equipe técnica multidisciplinar, composta por profissionais de educação, assistentes sociais, psicólogos e psicanalistas, aptos para auxiliar as famílias que tenham problemas com drogas. No município, os usuários podem procurar ajuda na sede da Secretaria, que fica no Centro Administrativo Municipal II, às margens da PE-60 (próximo ao Maxx Atacado), nos CAPS AD e no Programa Atitude, do Governo do Estado, que fica no bairro da Destilaria.
Texto e fotos: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário