quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Propostas para o Plano Municipal de Cultura serão debatidas em fórum


O Plano de Cultura do Cabo de Santo Agostinho será construído a várias mãos. As propostas para o documento serão elaboradas no Fórum Municipal de Cultura, que iniciará na próxima semana e contará com a participação de representantes de entidades culturais, da Comissão de Reformulação do Conselho de Políticas Culturais, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. A iniciativa é mais uma etapa para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.
forum
Para definir detalhes sobre o fórum, a Secretaria Executiva de Cultura e Lazer promoveu uma reunião nessa quarta-feira (14/10), no Centro Administrativo Municipal. No encontro, o consultor em Gestão Cultural da Ponto 13 (empresa contratada pela Prefeitura para organizar o processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura), Edvaldo Junior, explicou como será os trabalhos.
O fórum será composto com 21 membros, sendo 10 da sociedade civil (seis dos fóruns setoriais e quatro entidades artísticas), 10 do Governo (Secretarias da Gestão Municipal) e 1 da Câmara Municipal de Vereadores. Cada membro integrará dois grupos de trabalho (GT), que ficarão responsáveis por um eixo do Plano Municipal de Cultura. O GT se encarregará de propor e debater propostas para o seu respectivo eixo. Cada grupo fará uma reunião com duração de, no mínimo, três horas para elaboração das propostas. Em seguida, será criado o Caderno de Propostas que será apresentado em conferência.
PARTICIPAÇÃO POPULAR – A população cabense pode colaborar formulando propostas e enviando-as para a plataforma virtual que pode ser acessada pelo link a seguir -https://docs.google.com/forms/d/1asewwDX4Zx8eFGZ_lvybfxteOODgrhPf5GwKD0hm9uQ/viewform
Confira os Grupos de Trabalho (GTs e seus respectivos eixos:
GT 1 (Eixo I) – Fortalecer a ação do município no planejamento e na execução das políticas culturais, consolidando os sistemas de participação social e os canais de co-gestão. (Sistema Municipal de Cultura / Sistema Municipal de Informações Culturais / Gestão Participativa / Equipamentos Culturais / Estrutura Administrativa / Legislação)
GT 2 (EIXO II) – Incentivar, proteger e valorizar a produção simbólica e a diversidade artística e cultural. (Valorização da Diversidade e da Cultura Local / Promoção de Políticas de Transversalidade e Interculturalidade / Cultura e Comunicação / Cultura, Educação e Criatividade)
GT 3 (EIXO III) – Universalizar os direitos culturais e o acesso à fruição e a produção cultural. (Circulação da Produção cultural / Descentralização Cultural / Acesso, acessibilidade e direitos culturais / desenvolvimento da cidadania e inclusão cultural)
GT 4 (EIXO IV) – Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável. (Turismo cultural / estímulo ao desenvolvimento da economia criativa da cultura / fomento e financiamento à produção cultural / geração de trabalho e nda e direitos do trabalhador da cultura)
GT 5 (EIXO V) – Promoção do Livro e Leitura (Democratização do acesso / fomento à leitura e à formação de mediadores / valorização do livro e comunicação)
GT 6 (EIXO VI) – Proteção e promoção do patrimônio cultural material e imaterial  Sistema Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural / Sistema Municipal de Museus, centros de memória e arquivos / educação patrimonial)
GT 7 (EIXO VII) – Formação e intercâmbio cultural (formação cultural nas dimensões cidadã, simbólica e econômica / formação de público / promoção de intercâmbio cultural)

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6655 ou pelo e-mail secult.cabo@gmail.com

Texto e foto: Raíza Muniz – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário