sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Seminário discute acolhimento institucional e convivência familiar no Cabo


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quinta-feira (09/10), o 1º Seminário Municipal Acolhimento Institucional e o Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Com iniciativa da Secretaria de Programas Sociais, o evento aconteceu no Sest/Senat, localizado às margens da PE-60, e reuniu membros da sociedade civil, Conselhos de Direitos e Setoriais, Poder Judiciário, Ministério Público, ONG’S e entidades.
A mesa de abertura do seminário foi composta pelo secretário Municipal de Programas Sociais, Ronaldo Santos; o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCASA), Carlos Catonho; a representante da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social do Governo do Estado, Viviane Vanderlei; e a gerente de Proteção Social Especial, Marília Torres. “Esse seminário foi pensado para discutir o reordenamento dos serviços de acolhimento. É um momento ímpar para o município, tudo que fazemos é voltado ao bem estar da população”, disse o Secretário Municipal de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
Com o objetivo de revisar as práticas institucionais e produção de competência operacional, institucional e interinstitucional, no sentido de induzir mudanças no modelo organizacional, relacional e ético-político, enfatizando o respeito, a promoção, a proteção e a defesa do direito humano de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, o seminário seguiu a programação com uma mesa redonda onde foram apresentados os avanços e desafios do Panorama dos Serviços de Acolhimento Municipais; o Sistema de Garantia de Direito no processo de institucionalização; proteção e promoção à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes; e o reordenamento dos serviços de acolhimento.
O evento ainda contou com oficinas de grupos de trabalhos, divididos em três eixos temáticos relacionados ao tema do seminário. Além disto, também houve o lançamento do “Selo Amigo do Recanto”. De acordo com a gerente de Proteção Social Especial do município, Marília Torres, o selo teve como proposta reconhecer os parceiros que atuam e contribuem para o recanto de forma voluntária, os prestigiando como uma forma de agradecimento.
Também prestigiaram o seminário o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo; o secretário Executivo de Meio Ambiente, André Morais; e a secretária Executiva da Mulher, Tereza Claudina.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário