O município do Cabo de Santo Agostinho recebeu, nessa terça-feira (06/10), a oficina de “Mídia e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Programas Sociais, o projeto foi organizado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), em parceria entre Petrobras e Instituto Promundo.
Elaborada para instruir a forma como o assunto deve ser abordado e transmitido pelos jornalistas para a população, a oficina tratou do enfrentamento à presença de abordagens de cunho sensacionalista na mídia. Profissionais das diversas áreas da comunicação do município e região metropolitana, entre radialistas e jornalistas, compareceram à oficina ministrada pelo jornalista da Andi, Adriano Guerra. “Diante de um contexto tão desafiador, a agência considerou estratégico elaborar este guia de consulta para jornalistas, cujo objetivo é oferecer elementos práticos para uma cobertura qualificada sobre a exploração sexual”, iniciou Adriano.
Para a Andi, os profissionais do jornalismo têm uma enorme responsabilidade social, pois têm a missão de levar para todos os cidadãos e cidadãs informações contextualizadas sobre as ações governamentais e outras questões de interesse coletivo. Além disso, documentos, pesquisadores e organizações não-governamentais que atuam na área são importantes aliados na construção de uma reportagem contextualizada.
Márion Fraz, gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Programas Sociais, considerou extremamente importante o apoio do município para a ação. “Nós agradecemos a Andi pela inserção e participação do município nesse projeto, que aborda um tema muito trabalhado pela nossa secretaria. Estaremos sempre de portas abertas para receber este, e outros projetos que tenham o mesmo objetivo”.
O projeto terá continuidade no Cabo nos dias 04 e 05 de novembro, com uma formação direcionada a rede de proteção do município, com foco nas secretarias de Saúde e Programas Sociais.
Texto e fotos: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário