Velas de Embarcações foram usadas para exibição de filmes nas areias da praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, no último sábado (17/10), com o projeto Cine Jangada. A iniciativa tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.
Centenas de moradores da praia de Suape prestigiaram o Cine Jangada, que exibiu gratuitamente diversos curtas metragens de gêneros como ficção, animação e documentário especial, sobre o cotidiano da comunidade pesqueira e relatos da vida de Biu, último habitante da ilha de Tatuoca, um homem do mangue que resiste e insiste em morar no local onde nasceu.
A atitude de exibir os filmes em uma vela de jangada é uma forma de interagir entre a cultura e geografia do local, segundo o cineasta e cineclubista Hermano Figueiredo, que afirma que o cinema pode acontecer em qualquer lugar. “Temos que mostrar que o cinema pode acontecer longe dos shoppings. É uma forma de democratizar o acesso a esses filmes”, destacou. “Foi uma atividade bem diferente para levar as crianças, gostei muito”, disse Maria Lúcia, 45, dona de casa.
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário