O posto de Saúde da Família de Enseada dos Corais realizou, no último dia 30, mais um conjunto de Práticas Integrativas voltadas aos idosos. O encontro teve como objetivo reunir os usuários para passar orientações quanto ao uso adequado de plantas medicinais, alcalinização do sangue, consciência corporal e respiratória e automassagem para o gerenciamento do estresse e alívio de dores. A iniciativa teve a participação da pesquisadora da FioCruz e professora Islândia Carvalho.
De acordo com a farmacêutica e coordenadora do CEPIC/Cabo, Marise Matwijszyn, o encontro de hiperdia realizado pela enfermeira Mara Nubia, ao inserir este tema que trata também da importância da ingestão de água com limão e líquidos alcalinizados todos os dias em quantidade suficiente para purificar os órgãos, propõe movimentar positivamente o metabolismo dos pacientes. "A equipe toda também participou das atividades e recebeu o tratamento de acupuntura", explicou.
Para a paciente Margareth da Silva Batista, 60 anos, essa foi mais uma experiência que possibilitou uma melhora relevante para a sua saúde.
"Minha mão estava rígida no início dos exercícios, ao final, já consegui fechar bem os dedos. Gostei muito do que aprendi", falou. Já para a aposentada Maria Iracema Lopes Barbosa, 65 anos, aprender esse tipo de relaxamento para fazer todos os dias foi ótimo. "Estava precisando muito deste tipo de técnica para conseguir dormir melhor e me desestressar para cuidar melhor do meu marido. Adorei", comentou.
Todas as quartas feiras pela manhã o Dr. Cesar Andrade realiza o grupo de relaxamento e automassagem, no Palanque do Coco, em Pontezinha. Os grupos são abertos ao público e gratuitos. Toda a população pode participar. Basta chegar até ás 8h30 para se inscreverem na triagem antes do início da atividade.
Texto: Samantha Rúbya - Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivos da SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário