Estudantes da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho estrelaram nesta quarta-feira (21/10), o espetáculo teatral “Uma História de Amor”, um dos frutos do projeto Minha Cidade tem Leitura, Arte, Cultura e Emoção. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Linguagens do Ensino Fundamental Anos Finais, o evento aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, que ficou lotado.
Com texto e direção da professora Evânia Copino, a peça faz uma viagem no tempo pela história do Cabo de Santo Agostinho, desde o Tratado de Tordesilhas, passando pela chegada do navegador espanhol Vicente Yañés Pinzón, o desembarque do imperador D. Pedro na estação ferroviária até a história dos engenhos do município. A história de grandes nomes como Barreto Júnior e Conde da Boa Vista também foi apresentada, dando espaço e incentivo à leitura, ao som de “De volta para o meu aconchego”, composição do cantor Nando Cordel. Participaram da atividade alunos da escola Antônio Benedito da Rocha, Monteiro Lobato, Cláudio Gueiros Leite e Maria Thamar.
Entre as apresentações, A professora Evânia Copino, responsável pela direção do espetáculo destacou a importância da interação entre as escolas. “A colaboração dos professores André Reiger, Rúbia Maria, Elenita Ramos e Nando Costa foi indispensável para esta realização, eles prepararam os alunos de suas escolas para as apresentações com toda preparação para que tudo saísse da melhor forma. Considero este momento muito importante, onde estamos tendo uma aula dinâmica”, disse.
A interatividade dos alunos foi um espetáculo à parte, muito bem ensaiados e participativos, entre dança, música, coral, poemas e apresentação em linguagem de sinais. Eles acabaram conhecendo mais a história do município e se divertindo a cada descoberta. “Conhecer coisas que ainda não sabia sobre a cidade, sobre a cultura local e a experiência com o teatro foi muito interessante. Esse momento está sendo muito especial”, disse Enathaly Evellyn, aluna do 7º ano da Escola Monteiro Lobato.
O secretário de Educação, Adelson Moura, enfatizou a importância de estudar a história do Cabo de Santo Agostinho. “Este é um resgate tanto dos talentos dessas crianças que demonstraram tanta habilidade nas apresentações, como o resgate na cultura e na história da nossa cidade, para que tenhamos o desejo de conhecer cada vez mais nosso município. Sou professor de história e para mim este é um momento ímpar, ver nossos alunos empenhados neste projeto”, comentou.
Prestigiaram o espetáculo professores da rede municipal de ensino, alunos do Colégio e Curso Coração de Maria e autoridades municipais, entre elas os secretários Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer) e César Paiva (Juventude e Esportes). “É muito bom ver um auditório cheio para prestigiar a história da nossa cidade. É importante que nós, cidadãos cabenses, tenhamos conhecimento dos elementos da história do Cabo”, disse Rosemberg Nascimento, coordenador de Linguagens da Secretaria de Educação. “Este evento é, além de uma aula, um resgate da cultura, e agradecemos a gestão do município por facilitar a elaboração dessa atividade tão importante para a educação” acrescentou.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário