Um grupo de estudantes da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho vai estrear, nesta quarta-feira (21/10), o espetáculo teatral “Uma história de amor”, baseado na história do município. O evento acontecerá às 8h30, no auditório Luís Alves Lacerda, em Garapu, e é aberto ao público. A atividade é organizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da coordenadoria de Linguagens do Ensino Fundamental Anos Finais.
A peça é estrelada por cerca de 70 alunos das escolas Professor Antônio Benedito da Rocha, Garapu; Maria Thamar Leite da Fonseca, Enseada dos Corais; Dr. Cláudio Gueiros Leite, Centro, e Monteiro Lobato, localizada na Cohab, e conta a relação de amor entre os jovens e a cidade, através de um resgate dos principais fatos históricos que marcaram o município. São mencionados, por exemplo, o Tratado de Tordesilhas, a chegada do navegador espanhol Vicente Yañés Pinzón, o desembarque do imperador D. Pedro na estação ferroviária e os saudosos bailes no Clube da Destilaria.
Poetas e intelectuais cabenses serão lembrados em “Uma história de amor”. A escritora Celina de Holanda, por exemplo, que neste ano faria 100 anos, receberá menção honrosa no espetáculo. As obras de Theo Silva e do múltiplo artista Manezinho Araújo também serão retratadas ao longo da apresentação. Os jovens-atores prestarão, ainda, homenagens à geração atual de poetas da Academia Cabense de Letras declamando poesias de Ivan Marinho, Jairo Lima, Vera Rocha, Natanael Lima, dentre outros imortais.
Os ensaios para “Uma história de amor” acontecem há cerca de três meses. Dirigida pela professora e atriz Evânia Copino, a peça também conta com a participação dos professores André Reiger, Rúbia Maria e Elenita Costa que enriqueceram o espetáculo com a participação de seus alunos no coral, declamação de poesia e dança, respectivamente. “Os alunos estão muito empolgados com a peça. Nossa intenção principal é fazer com que nossos estudantes possam conhecer a história de nossa cidade a fim de que possa valorizá-la cada dia mais, além de potencializar o surgimento de novos talentos”, destaca Copino, que aguarda a estreia ansiosamente, junto com o elenco.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, também está bastante entusiasmado com o projeto. “Recentemente a professora Evânia Copino organizou um espetáculo com alunas-surdas com bastante repercussão em nosso estado. Agora, juntamente com outros docentes, estreará uma peça que visa ao resgate histórico-cultural do Cabo. Tais ações são de grande importância para a nossa cidade, visto que para compreender a atual conjuntura é de extrema importância conhecer nosso passado”, destacou Moura. A Secretaria de Educação pretende posteriormente criar uma agenda de apresentações para o espetáculo para que ele percorra outros bairros do município.
Texto: Rosemberg Nascimento – Ascom da SME/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário