terça-feira, 13 de outubro de 2015

Rede de Saúde Mental do Cabo realiza intercâmbio em Minas Gerais

A equipe da Coordenadora de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho realizou um intercâmbio entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro, em Ouro Branco – MG, dando continuidade ao Projeto Percursos Formativos do Ministério da Saúde. O objetivo foi realizar uma troca de conhecimentos e experiências sobre a saúde mental.

O projeto fez parte da proposta dos Percursos Formativos, que pôde potencializar a Rede de Saúde Mental e capacitação dos profissionais até agosto de 2015. Cerca de 20 profissionais fizeram intercâmbio durante todo o circuito.

De acordo com a coordenadora de saúde mental, Danielle Moura, durante a semana em Minas Gerais, a equipe apresentou para os gestores e profissionais de Ouro Branco como funciona a constituição e funcionamento da rede de saúde mental do Cabo. "Nessa ocasião, que foi muito importante para o município, fomos parabenizados pela diversidade de serviços que temos e pelos processos de trabalho realizado com o apoio do prefeito Vado e do secretário de Saúde, Ricardo Marlon, que nos dão as condições necessárias à realização cada vez melhor dos nossos serviços", explicou.

Danielle disse ainda que entre as atividades realizadas durante o intercâmbio aconteceram rodas de conversas com gestores, visitas aos dispositivos de Saúde mental de ouro branco, palestras e seminários com os profissionais de saúde. Com o resultado das discussões, foi elaborado um documento com orientações para um redirecionamento da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Ouro Branco, incluindo até a perspectiva de abertura de novos serviços no município, como um Centro de Apoio Psicossocial  Álcool de Drogas - CAPS AD.

"Esse momento em Ouro Branco foi muito rico e gratificante, na medida em que pudemos, a partir da experiência de nossa rede no Cabo, contribuir para mudanças estruturais na rede de Ouro Branco, como também vivenciar algumas experiências. A visita nos propiciou possibilidades de discussões e potencialização da RAPS do Cabo", finalizou.

Texto: Samantha Rúbya - Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário