O município do Cabo de Santo Agostinho vai ganhar, em breve, uma usina termelétrica. Nessa quarta-feira (07/10), o projeto foi apresentado por representantes do Grupo Bolognesi ao prefeito Vado da Farmácia, em reunião no anexo do Centro Administrativo Municipal (Cam II), às margens da PE-60. Também estavam presentes os secretários municipais Lusivan Oliveira (Gestão Pública) e Marcos Germano (Planejamento e Meio Ambiente); a chefe de gabinete Juciara Barbosa; o diretor de Meio Ambiente de Suape, Jorge Araújo; e o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Jaime Alheiros.
O gerente de implantação do projeto no município, Lúcio Coelho, informou que a instalação da usina está em fase de licenciamento ambiental. A expectativa é de que a construção seja iniciada ainda em 2016. O empreendimento está orçado em R$ 2,5 bilhões, gerando, durante a sua implantação, 2.5 mil empregos e outros 100 após o início das suas atividades, prevista para 2018. A termelétrica será implantada em Suape e vem como uma alternativa à matriz hidrelétrica, produzindo 1.238 megawatts de potência em energia.
Para produzir energia a usina, vai contar com um terminal de gaseificação, construídos ao lado. O gás utilizado será trazido de outros países, fruto de um contrato de 25 anos de abastecimento realizado com o Brasil. O terminal tem capacidade de armazenar 14 milhões de metros cúbicos por dia, dos quais apenas seis milhões serão utilizados, sobrando outros oito milhões que podem ser utilizados para atender outros empreendimentos.
Lúcio agradeceu ao prefeito pela recepção e enfatizou a missão do grupo em sua chegada ao município. “Agradeço ao gestor por nos receber e por termos a oportunidade de apresentar o nosso projeto. O grupo Bolognesi tem a preocupação de fazer um trabalho estruturado, em harmonia com o meio ambiente e com o município. Esperamos que esta parceria seja para longas datas”, disse ainda.
“Ficamos felizes em receber este importante empreendimento. Este é um momento em que o município precisa de novos investimentos. Estamos à disposição para acolher e contribuir com o que for necessário pra a implantação deste empreendimento pois entendemos a importância que ele tem para a cidade”, destacou Vado.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário