quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Estudantes do Cabo aprendem a construir hortas agroecológicas


Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa terça-feira (06/10), de uma aula prática sobre a construção de hortas agroecológicas (tipo mandala). A iniciativa, organizada pela Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo de incentivar a criação de hortas deste tipo nas unidades escolares e estimular nos alunos o hábito de uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos.
A aula foi ofertada a 30 alunos da 5ª série das escolas Ariosto Nunes Martins e Marivaldo Burégio de Lima. Dirigentes e coordenadores também participaram. A atividade foi realizada na sede da SDR, que ganhou recentemente, em sua área externa, uma horta agroecológica. Os técnicos agrícolas da superintendência, José Ivan, Antônio Laurentino e Jonathan Ribeiro, deram orientações sobre agroecologia sustentável e ensinaram o passo a passo para construção de uma horta agroecológica. Alunos de outras escolas do município também serão contemplados com as aulas práticas em breve.
“O nosso objetivo agora é acompanhar os alunos através de nossos técnicos agrícolas na construção das suas hortas agroecológicas em suas respectivas escolas, uma forma de incentivar cada vez mais esta prática no nosso município, e nada melhor que as crianças e adolescentes para disseminar essa iniciativa”, destacou o superintendente Alexandre Guedes.
As hortas tipo mandala, além de produzir alimentos saudáveis, sem aditivos químicos, são esteticamente bonitas e contribuem para o controle biológico entre diferentes espécies. Funciona como um sistema de corredores por onde passa a irrigação. Ao centro ficam as aves, que servem para logo após a colheita saírem e comerem o resto orgânico, e assim deixando os dejetos, servindo assim como adubo orgânico.
Os interessados em saber mais sobre a implantação de hortas agroecológicas podem procurar a Superintendência de Desenvolvimento Rural, situada na BR-101 Sul, Km 33,9, Centro. Telefone: 81 3521-6770.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: Arquivo SDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário