O município do Cabo de Santo Agostinho vai sediar o último encontro do Círculo de Leituras, projeto que desde agosto promove encontros gratuitos entre autores e leitores, incentivando assim a literatura pernambucana e o gosto pela leitura. O evento acontece neste sábado (03/10), das 8h às 18h, na escola-modelo Antônio Benedito da Rocha, no Loteamento Garapu, e terá a presença de importantes escritores, dentre eles, Raimundo Carrero. Haverá ainda uma homenagem à escritora cabense Celina de Holanda.
A mesa “A voz que canta a existência”, das 8h às 12h, terá participação dos autores Raimundo Carrero e Nivaldo Tenório; e a mesa “A voz dos oprimidos”, será comandada por Cícero Belmar e Raimundo de Moraes, das 14h às 18h. Com Manoel Constantino como mediador das palestras, cada autor convidado falará sobre sua obra, sobre o universo que a cerca e sobre a provocação do tema proposto.
Para tornar a conversa mais dinâmica, ainda haverá breves leituras ao vivo dos textos dos escritores. Em seguida, a palavra será dada ao público para que todos possam fazer perguntas e dar opiniões sobre as obras. Além disso, o público ainda poderá conferir a montagem de um varal de poesias e lançamentos literários locais.
Com curadoria assinada pelo jornalista e escritor Marcelo Pereira, a edição 2015 do projeto Círculo das Letras tem como finalidade trazer o autor para perto do leitor, dar voz ao público. “Essa troca instiga a criatividade, estimulando quem escreve e quem lê”, explica Marcelo Pereira.
A atividade literária, que tem como público alvo escritores, educadores e amantes da literatura, é patrocinada pelo Governo de Pernambuco, através do Funcultura, e conta apoio da Prefeitura do Cabo. O projeto já promoveu eventos em três cidades pernambucanas nesta edição de 2015: Caruaru, Arcoverde e Goiana. O Cabo de Santo Agostinho, representando a Região Metropolitana e Mata Sul, foi escolhida como a última cidade a acolher o ‘Círculo de Leituras’ e encerra os encontros do projeto do ano, com homenagem ao centenário de nascimento da poetisa Celina de Holanda.
HOMENAGEM – Celina de Holanda viveu nos engenhos de Ipiranga e Pantorra participou da Geração de 65 e é considerada uma das maiores poetisas de Pernambuco. Patronesse da Academia Cabense de Letras, é a homenageada desta edição, tendo recebido um tributo em cada uma das cidades visitadas.
COMO PARTICIPAR – As inscrições para o encontro ainda estão abertas e podem ser feitas gratuitamente através do site www.eventick.com.br/circulo-de-leituras-cabo. Todos os participantes receberão certificados ao fim do Círculo de Leituras. Mais informações: https://www.facebook.com/circulodeleituras .
Texto: Secom/Cabo com informações da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário