segunda-feira, 31 de agosto de 2015

De olho em 2016, Prefeito Vado da Farmácia vai para o PTB 14


Aconteceu nesta segunda-feira (31/08). O Prefeito Vado em reunião com os vereadores da base aliada falou que vai se filiar ao PTB.  Em contato com o blog do Marcos Almeida, uma fonte falou do encontro, e que o prefeito disse “Vou ser um instrumento para realizar serviços para a comunidade”, disse Vado ao iniciar seu discurso.

Para o prefeito, o PTB vai agregar juntamente com demais partidos e oferecer caminhos para que a Cidade do Cabo de Santo Agostinho possa se desenvolver. “A boa política se faz sem vaidade, com muito trabalho e respeito à população”, completou.

Por Marcos Almeida

Cabo recebe 1ª Terça da Diversidade

Drag queens e um grupo de swingueira vão animar a primeira edição da Terça da Diversidade do Cabo de Santo Agostinho. O evento acontecerá nesta terça-feira (01/09), às 20h, no Pátio do Mercado Público (Mercadão) – Centro. A atividade é promovida pelo Grupo Homossexual do Cabo (GHC), em parceria com a Secretaria de Programas Sociais, através da coordenação de Políticas Públicas LGBT.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas LGBT do Cabo, Fernando Rodrigues, a Terça da Diversidade vai ocorrer sempre na primeira terça de cada mês. “Esse evento foi criado pensando na ajuda da promoção da cidadania LGBT no município”, explicou ele. No local, o público participante receberá panfletos educativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e preservativos.
“A Terça da Diversidade pretende reunir o público LGBT e trabalhar a interação dos grupos, além de mostrar para sociedade que temos segmento”, disse o presidente do GHC, Thiago Felipe de Brito.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

Programa Acessuas tem novo endereço em Ponte dos Carvalhos

O Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) do Cabo de Santo Agostinho, que funcionava Rua da Reconciliação, em Ponte dos Carvalhos, está com um novo endereço. A partir desta terça-feira (1º/09), os atendimentos serão realizados na Rua Petronilo Capistrano dos Santos, nº 126, Bom Conselho – Ponte dos Carvalhos (em frente à Escola Polivalente).
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo

Secretaria de Combate às Drogas apresenta portfólio de atividades

Lancamento_Portifolio_Combate_Drogas_RandyAugusto(2)A Secretaria Executiva de Combate às Drogas do Cabo de Santo Agostinho apresentou, na manhã desta segunda-feira (31/08), o portfólio de suas atividades às gestoras das escolas municipais do Cabo. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, situado no Centro. O portfólio é resultado da diagnose realizada pela pasta entre os meses de março e junho deste ano nas instituições de ensino do município, com o objetivo de identificar como o assunto é tratado pela comunidade escolar.
Lancamento_Portifolio_Combate_Drogas_RandyAugusto(3)
Com a proposta de prevenir o uso de drogas nas escolas e resgatar aqueles que já são usuários, o portfólio oferece temas específicos para abordar com cada segmento do âmbito escolar, promovendo a interação e construção do conhecimento através de atividades dinâmicas, desde os anos iniciais até os anos finais na escola.
O secretário executivo de Combate às Drogas, Ronaldo Santos, falou sobre a importância do projeto. “O trabalho é destinado não somente a alunos e professores, mas aos pais de alunos e a todos que integram a escola, desde o porteiro ao merendeiro, pois também tem o contato com os alunos. Vamos trabalhar de forma ampla”, disse. “A Secretaria de Combate às Drogas dará todo apoio às escolas para realização do projeto”, completou. Para realizar a ação, as gestoras das escolas poderão solicitar a visita da equipe da Secretaria através de um agendamento.
Texto: Juliana Dias – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Conferência debate políticas públicas para jovens do município

2_Conferencia_Juventude_RandyAugusto_copy03
O município do Cabo de Santo Agostinho vivenciou, na última semana (27 e 28/08), a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude. A atividade teve como objetivo diagnosticar problemas apontados pela juventude para transformá-las em políticas públicas a serem implantadas no município. A iniciativa foi do Conselho Municipal da Juventude em parceria com a Secretaria da Juventude e Esportes do Cabo.
2_Conferencia_Juventude_RandyAugusto_copy05O evento, que aconteceu no Sest/Senat, localizado às margens da PE-60, reuniu centenas de jovens que debateram e elegeram propostas para melhoria de vida da juventude cabense. Ao total, 300 propostas foram criadas para serem levadas à 3ª Conferência Estadual de Juventude que vai acontecer nos próximos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda. Na etapa municipal, 16 delegados foram eleitos sendo oito titulares (quatro da sociedade civil e quatro governamentais) e oito suplentes sendo todos da sociedade civil.
De acordo com o presidente do Conselho da Juventude, Daniel Paluca, a conferência é um dos momentos mais importantes para o fortalecimento da política municipal para a juventude. “O município está muito empenhado em construir uma política junto à população e a conferência é uma das etapas mais significativas neste processo, porque é neste momento que damos voz aos jovens, para que eles opinem seus próprios futuros”, disse a presidente da ONG Mirim Brasil, Sylvia Campos.
2_Conferencia_Juventude_RandyAugusto_copy02
“A participação do jovem é muito importante e queremos construir por eles, realizar os projetos que foram apresentados nas pré-conferências. Nossa política é democrática e queremos jovens que se preocupam com a política e se esforçaram para melhorar nosso município”, destacou secretário da Juventude e Esportes, Cesar Paiva.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Cabo divulga cronograma dos desfiles cívicos de setembro

desfile-fotojoaobarbosa (27)
A programação dos desfiles cívicos do mês de setembro no Cabo de Santo Agostinho foi divulgada oficialmente pela Prefeitura Municipal na manhã desta segunda-feira (31/08). Neste ano, o tema escolhido foi ‘Independência se faz com cultura e inclusão social’. Os desfiles ocorrerão de forma descentralizada em 11 localidades entre 1º e 20 de setembro, sendo cinco deles realizados com estrutura de palco.
De acordo com o coordenador de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação, Ivan Marinho, o tema foi escolhido a partir dos eixos norteadores que compõe a temática geral do ano letivo deste ano: ‘Educação: Conhecimento Científico e Artístico a serviço de uma sociedade sustentável’. Foram sugeridas duas opções temáticas para que os dirigentes escolares pudessem eleger o tema vencedor.
desfile-fotojoaobarbosa (82)O coordenador mencionou que o regimento foi bem recebido por todos e afirma que a intenção é aprimorá-lo de forma contínua. “Houve duas reuniões dias 12 e 14 de agosto com os dirigentes escolares, na Secretaria de Educação, para receber as contribuições, suprimir ou acrescentar normas no regimento criado no ano passado. O regimento nos deu uma resposta positiva e rápida da população”, comentou.
O documento entregue aos inscritos trouxe uma maior organização logística aos desfiles, contribuindo com a coesão temática, com as organizações das saídas, concentração e pontualidade. “Foi uma ação de grande importância. A expressão dos desfiles de setembro tomava um rumo de algo parecido com o carnaval e então demos um norte para o que seria uma manifestação cívica. Como não é engessado, estamos sempre num processo de refazer”, enfatizou Marinho.
Na programação deste ano, alguns ajustes foram realizados para adequação ao orçamento municipal em período de contingenciamento de custos durante a crise econômica nacional. Alguns inscritos foram realocados para desfiles maiores em localidades mais próximas. Apesar do redimensionamento de polos, as bandas de escolas e associações inscritas na Coordenação de Cultura e arte da Secretaria de Educação garantiram a participação nos desfiles.
Veja no link a seguir a programação completa dos desfiles cívicos do mês da pátria 2015 no Cabo: Desfiles Civicos 2015

Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: João Barbosa – Arquivo

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Cabo será palco da gravação do oitavo DVD do cantor gospel André Valadão

coletiva-andrevaladao-fotojoaobarbosa (1)O município do Cabo de Santo Agostinho vai receber, no próximo dia 26 de setembro, a gravação do oitavo DVD do pastor e cantor gospel André Valadão. E para apresentar o projeto do seu DVD, o cantor realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (28/08) no condomínio Morada da Península, na Reserva do Paiva. O prefeito Vado da Farmácia, acompanhado de alguns secretários, prestigiou o evento, que também contou com a presença de representantes do Conselho de Pastores do Cabo e da imprensa.
coletiva-andrevaladao-fotojoaobarbosa (2)
O projeto intitulado “Crer Para Ver” traz canções autorais que falam de fé, esperança e perdão para os adoradores. A gravação marca os 11 anos da carreira solo de André Valadão, que é considerado um dos cantores cristãos mais conhecidos do Brasil, além de 15 anos como pastor. O evento que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, será aberto ao público, e acontecerá na Praça de Eventos, localizada às margens da PE-60. A entrada é gratuita.
O prefeito Vado deu as boas-vindas ao cantor André Valadão e agradeceu por nosso município ter sido escolhido por ele, para esse grandioso evento que será a gravação do seu DVD. “Os cabenses precisam de uma palavra de conforto, fé e esperança, e você com seu ministério consegue atingir não somente aos evangélicos, mas aos que não estão no evangelho também. Obrigado e sucesso”, destacou Vado.
coletiva-andrevaladao-fotojoaobarbosa (3)
“Eu creio que a maneira como Deus conduziu para estarmos realizando este projeto aqui, foi algo que só Ele faz. Foi muito natural e tranquilo, pois nós recebemos convites de milhares de cidades para gravação do DVD, mas eu vi e tive uma paz muito grande para estar fazendo aqui em Pernambuco, no Cabo de Santo Agostinho. Eu tomei isso como o projeto da minha vida, pois levamos esse formato de entretenimento e louvor, como ministração para as famílias de todo o Brasil”, enfatizou.
coletiva-andrevaladao-fotojoaobarbosa (4)
Em sua bagagem, o cantor André carrega sete DVDs e 14 CDs gravados, que sempre lhe renderam discos de outro e de platina, além de ter ganhado o maior número de prêmio gospel no Brasil como cantor masculino. Também estiveram presentes os secretários Paulino Valério (Logística); Rinaldo da Costa (Cultura e Lazer) e José Severino Belo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), além do procurador Geral do município, Marcos Lira e o deputado estadual, Pastor Cleiton Collins.

Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Município encerra Semana da Pessoa com Deficiência com diversas atividades

DSC_4032A Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho promoveu nesta sexta-feira (28/08), um momento de integração social com jogos, brincadeiras e atividades lúdicas. As atividades encerram a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu no Mercado das Artes – antigo Mercado de Farinha, Centro.

DSC_4055
A Semana da Pessoa com Deficiência contou com oficinas, palestras, atividades físicas e com o Projeto Cras Itinerante, que ofereceu diversos serviços gratuitos para comunidade. Já nesta sexta, a população participou do Dia de Integração. No local, os integrantes do Projeto Bola Pro Alto fizeram a animação dos participantes com dança, jogos e atividades lúdicas recreativas.
“A Semana se encerra positivamente. O Bola Pro Alto está aqui, mostrando que é possível trabalhar a inclusão da pessoa deficiência e da pessoa sem, desenvolvendo uma série de atividades para que eles exercitem a memória, raciocino lógico e também a autoestima”, ressaltou o gerente de Proteção Social Básica, Márion Fráz.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Prefeitura planeja propostas para a 4ª Conferência das Mulheres

fotoA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Executiva da Mulher realizou, nesta sexta-feira (28/08) um encontro de diálogo para a projeção da 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O encontro reuniu representantes do Centro das Mulheres do Cabo, sociedade civil e empreendedoras.
A reunião foi conduzida pela coordenadora Ridete da Silva, que destacou a participação das mulheres no encontro. “Convocamos as mulheres para participarem e ajudarem definir as propostas para a realização da Conferência. É indispensável à presença de todas” destacou.
Na ocasião, foi divulgado o tema central que a Conferência abordará este ano “Mais Participação e Poder para as Mulheres”. O tema será dividido em eixos temáticos priorizando a igualdade e direitos para o segmento feminino.
Com data prevista para acontecer no próximo dia 16 de setembro, a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, contará com as Pré-Conferências a se realizar entre os dias 8 e 11 de setembro.
Texto e foto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/ Cabo

Jamaci de Medeiros terá atendimento suspenso neste sábado

jamaciA Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho informa que a Policlínica Jamaci de Medeiros, no distrito de Ponte dos Carvalhos, terá o atendimento suspenso neste sábado (29/08), no horário das 08h às 14h.
De acordo com a Gerência de Atendimento à Saúde (GAS), serão realizados os serviços na rede elétrica para a instalação de uma usina de gases, para os tratamentos de pacientes que precisam de oxigenoterapia (método de terapia que utiliza oxigênio).
Em caso de urgência, os pacientes devem ser encaminhados para os Hospitais Mendo Sampaio e Infantil, ou SPA de Gaibu. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-2720.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: Arquivos da SMS

Cras Itinerante leva diversos serviços para Semana da Pessoa com Deficiência

Semana_Pessoa_Com_Deficencia (11)Dando continuidade à programação da Semana da Pessoa com Deficiência do Cabo de Santo Agostinho, a Secretaria de Programas Sociais ofereceu nesta quinta-feira (27/08), uma série de serviços gratuitos à comunidade, através do Projeto Cras Itinerante. A ação ocorreu no Mercado das Artes – antigo Mercado de Farinha, localizado no Centro da cidade.

Semana_Pessoa_Com_Deficencia (38)
De acordo com a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Ângela Oliveira, o Projeto Cras Itinerante tem como objetivo orientar à população sobre os serviços que são oferecidos na Secretaria. “Colocamos o Cras Itinerante na programação da Semana para ser um momento deles. A ação orienta tanto deficientes quanto acompanhantes, explicando para eles como funciona a Política de Assistência Social do município”, informou ela.
Durante a ação, os participantes da Semana da Pessoa com Deficiência puderam acompanhar palestras sobre o que é Cras e os serviços que estão disponíveis nos equipamentos. Eles ainda receberam informações sobre o Programa Acessuas, Carteira de Livre Acesso e os Projetos das coordenações do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Emissão de documentos, corte de cabelo e manicure também foram oferecidos no local.
“Sempre participo dos eventos da pessoa com deficiência que são promovidos pela Prefeitura”, disse a presidente do Grupo de Percussão Especial do Cabo (GPEC), Gisella Cristina, 36. “Essas ações são muito importante para nós deficientes. Esse é mais um momento que promove o encontro do segmento e ainda mostra para sociedade que também temos movimento”, acrescentou ela.
Nesta sexta-feira (28), as atividades da Semana serão encerradas com o dia de integração social. A atividade, que tem início às 8h, vai acontecer no Mercado das Artes.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Arquivo SMPS

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vigilância Ambiental realiza ação de controle à esquistossomose em Mercês


medicomerces-fotojoaobarbosa1A Central de Vigilância Ambiental (CVA) do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quinta-feira (27/08), diversos serviços para o controle da esquistossomose (conhecida como barriga d’água). A ação aconteceu na comunidade de Mercês e contou com a parceria da Gerência de Atenção Básica (GAB) e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). O objetivo da atividade foi identificar o número de casos positivos da doença, para reduzir os agravos do verme e de outras verminoses.
medicomerces-fotojoaobarbosa2
Durante os atendimentos, os pacientes participaram de uma ação educativa sobre os sintomas, cuidados e tratamento da doença, além de combate à verminose. A população realizou exames de sangue e urina, e medicação para os casos positivos. “É muito importante fazer a ação educativa, pois muitas pessoas acham que não possuem a doença. Quanto mais prevenção, mais saúde para os cabenses”, explicou a coordenadora do sistema educativo do CVA, Alda dos Santos.
Para a dona de casa Lindalva Maria de Lima, 35 anos, foi muito bom participar do atendimento. “Eu já desconfiava que estivesse com a doença, mas agora recebendo esse tratamento, poderei fazer o tratamento correto no posto”, disse.
DOENÇA – A esquistossomose é uma doença que leva a problemas de saúde crônica. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos microscópicos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. A maioria de seus ovos fica presa nos tecidos e reação do corpo a eles pode causar grandes danos à saúde. Com isso, dentro de algumas semanas, os vermes crescem no interior dos vasos sanguíneos do corpo e produzem ovos. Alguns desses ovos viajam para a bexiga ou intestinos e são passados para a urina ou fezes.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa

Cerest ofereceu diversos serviços gratuitos a trabalhadores de Suape

IMG-20150826-WA0051Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Cabo de Santo Agostinho (Cerest) participaram, nessa quarta-feira (26/08) do projeto Circuito de Saúde, com os trabalhadores do Complexo Industrial Portuário de Suape. O evento aconteceu no pátio do prédio da Secretaria da Fazenda, na Avenida Portuária e ofereceu diversos serviços como cortes de cabelo, exames preventivos e vacinação.
Os atendimentos foram destinados aos motoristas e trabalhadores que operam no embarque e desembarque de cargas, e também no transporte de mercadorias (caminhoneiros e ajudantes).
De acordo com a coordenadora do Cerest, Rubenita Sobral, a equipe de saúde realizou vacinação contra Influenza (gripe), dupla adulto (tétano e difteria), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), aferição da pressão (arterial) e teste para HIV e sífilis. “Fizemos, também, entrega de preservativos e material educativo, teste para hepatite B e glicose, além de passar informações sobre acidente de trabalho”, disse.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: Arquivos da SMS

Prefeitura realiza atividade em comemoração aos 9 anos da Lei Maria da Penha

DSC00914A Secretaria da Mulher do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quinta-feira (27/08) diversas atividades em comemoração aos 9 anos da Lei Maria da Penha. A ação aconteceu na Praça Marcos Freire, no distrito de Ponte dos Carvalhos, e ofereceu à população local vários tipos de serviços gratuitos como corte de cabelo, aferição de pressão e glicemia, orientações sobre o combate à violência doméstica e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e distribuição de preservativos, além de uma oficina de artesanato com pintura em tecido e orientação com um psicólogo e um advogado. A atividade contou com o apoio das Secretarias de Saúde e Programas Sociais do município.
DSC00921
A comerciante Maria de Deus, 53, comentou sobre a importância desta ação. “É muito importante esse trabalho que a Prefeitura está fazendo para as mulheres de Ponte dos Carvalhos. A violência doméstica vem crescendo a cada dia, e essas informações passada para nos mulheres, faz com que possamos abrir nossas mentes”, comentou.
A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha, dispõe da criação de mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Texto e fotos: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/ Cabo

Saúde da Mulher realiza ações na Cohab

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai realizar nesta sexta-feira (28/08) ações voltadas ao público feminino. As atividades que contemplam exames preventivos de colo de útero e mamografia, serão realizados no Centro de Especialidades Vicente Mendes, na Cohab. Os exames serão realizados a partir das 8h e são gratuitos.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, poderão ser atendidas 60 mulheres por demanda espontânea, independente do Posto de Saúde da Família (PSF) do qual ela faz parte. “O objetivo é prevenir o maior número de mulheres num único local. Teremos um mamamóvel da prefeitura no local para realizar as mamografias”, explicou.
Para a realização dos exames de cólo de útero, as mulheres precisam apenas estarem atentas aos cuidados para a realização do exame, que são: passar dois dias em abstinência sexual, não usar nenhum creme ou ducha neste período e não estar menstruada. Já para a mamografia, só poderão fazer os exames mulheres de 50 a 69 anos que passarão por uma triagem.
O Centro de Especialidade Vicente Mendes está localizado na Rua 41, S/N, Cohab. Telefone: 3521-6708
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo 
Foto: João Barbosa (Arquivo)

Comunidade quilombola recebe serviços de saúde

A Gerência de Atenção Básica (GAB) do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quarta-feira (26/08), mais uma ação com diversos serviços voltados para a saúde. Os atendimentos foram realizados na Comunidade Quilombola Onze Negras, na Pista Preta.

A ação teve o objetivo de levar a saúde para mais perto da população, atualizando os cartões de vacina e concentrando diversos atendimentos em um único local. Ao todo, cerca de 100 pessoas foram beneficiadas entre mulheres e crianças com saúde bucal, prevenção de câncer de mama, útero e outros.

Segundo o gerente da GAB, Anderson Nunes, as ações tiveram a participação do PACS Roca e da Coordenação da Política da população Negra do Cabo. “Esta política está inserida dentro da atenção básica e visa dar assistência e melhoria para os cabenses”, explicou.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Foto: Arquivo da SMS

Gaibu recebe ações de saúde da mulher


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou, nessa quarta-feira (26/08), uma palestra sobre saúde e cuidados com a mulher.  Ação aconteceu na colônia de pescadores de Gaibu e contemplou as trabalhadoras da região.

Em parceria com a Transpetro – Gerência de Comunicação e Responsabilidade Social, no evento foram oferecidos orientações sobre saúde da mulher, sexualidades, higiene e prevenção de DST’s, além de encaminhamentos para exames de colo de útero e mama. Cerca de 20 mulheres estiveram no local.

“O trabalho de prevenção deve ser realizado constantemente no município para que a prevenção aconteça”, explicou a coordenadora de Saúde da Mulher, Giselle Paiva.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Foto: Arquivo da SMS

Prefeitura divulga lista dos candidatos aprovados na prova do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCASA) do Cabo de Santo Agostinho divulgou nessa quinta-feira (27/08), a lista com os nomes dos candidatos que foram aprovados no processo seletivo para o Conselho Tutelar do município. Ao todo, 68 candidatos foram aprovados, para concorrer as 20 vagas, sendo cinco para cada Conselho Tutelar, distribuídos nas Regionais 1, 2, 3 e 4. Os aprovados estão aptos para participar da eleição que ocorrerá no dia 4 de outubro.
Lista completa dos candidatos aprovados na prova do Processo Seletivo:
Turma 1: Turma 1
Turma 2: Turma 2
Texto: Ascom da SMPS/Cabo

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Prefeitura realiza 2º Fórum Perinatal para profissionais da saúde

2_Forum_Perinatal_Saude_RandyAugusto(4)A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na tarde dessa terça-feira (25/08) o 2º Fórum Perinatal do município. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha, e teve o objetivo de melhorar e atualizar profissionais de saúde e interessados no assunto, promovendo discussões sobre pré-natal, parto, nascimento, puerpério e primeira infância de forma ampliada. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde do município.
2_Forum_Perinatal_Saude_RandyAugusto(2)
O Fórum que teve como tema “O Nascer no Cabo de Santo Agostinho” contou com a participação de profissionais de saúde da rede de Atenção Básica e de média complexidade, representantes do Centro das Mulheres do Cabo, membros da Secretaria Estadual de Saúde e representantes de municípios vizinhos. Na atividade, foram apresentados dados atuais da cidade em relação à quantidade de partos normais e cesáreas, leitos públicos municipais, sífilis, neonatal e planos de ação a serem desenvolvidos para melhorias das mães e filhos cabenses.
O secretário de Governo, José Carlos Leandro, representou o prefeito Vado da Farmácia e falou sobre a importância de evento como este. “Precisamos abranger demais Secretarias para um olhar voltado às mães e a situação atual de partos no Cabo. Somos parceiros nesta caminhada e a reflexão só melhora a educação no município”, falou.
De acordo com a coordenadora da Política de Saúde da Mulher, Giselle Paiva, 58% dos partos são cesáreas, o que deve ser mudado para a saúde da mulher. “Nosso intuito é manter parceria com o Estado para que possamos dar mais assistência e obter mais leitos, tirando assim essa alusão de que parto cesáreo é melhor que o normal, o que já é uma realidade em países desenvolvidos”, explicou.
2_Forum_Perinatal_Saude_RandyAugusto(3)
O Fórum estabelece ainda uma linha de cuidados para as crianças e gestantes que deve ser seguida por todas as maternidades. Esses cuidados vão desde o acolhimento humanizado, garantia de acesso prioritário, responsabilização e continuidade do cuidado até a resolutividade e avaliação contínua, promovendo além de saúde, a qualidade de vida desse público.
Durante a manhã, profissionais de saúde participaram de uma palestra de atualização de cuidados e procedimentos com a doutora da Maternidade Geraldo Leite, Daniele Kely.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Vado discute com o Governo Federal implantação de projetos esportivos

encontroprefeito6O Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, foi recebido em audiência, em Brasilia, nessa terça-feira (25/08), pelo secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Carlos Geraldo Santana de Oliveira, com quem discutiu sobre projetos que serão implantados no município até o final da gestão. No momento, estão em andamento os projetos de implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e da Vila dos Esportes.
encontroprefeito4
O CIE contará com cerca de R$ 4 milhões, recursos oriundos do Governo Federal, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Já a Vila dos Esportes, a ser instalado no CSU da Vila Roca, deverá receber investimento no valor de R$ 1,4 milhão, segundo informou o prefeito Vado.
O CIE será instalado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Roca, que tem uma área cerca de 5 mil metros quadrados. O projeto visa ampliar a oferta de equipamentos públicos esportivos qualificados, para incentivar a iniciação esportiva em áreas de maior vulnerabilidade social.
A reunião contou com a presença do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), do vereador recifense Alfredo Santana e dos secretários do Cabo César Paiva (Juventude e Esportes) e Paulino Valério (Logística), que acompanham o prefeito Vado na viagem de trabalho a Brasilia.
Texto: Carlos Sinésio
Fotos: Assessoria da PMCSA

Prefeito Vado se reúne com ministro Armando Neto em Brasília

encontroprefeito3O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, se reuniu nessa terça-feira (25/08), em Brasilia, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto. Durante o encontro, eles discutiram vários temas, sobretudo relacionados ao desenvolvimento econômico do município.

encontroprefeito2
O prefeito Vado informou que um dos objetivos da reunião é buscar novas parcerias entre a gestão municipal e o Governo Federal, para a implementação de projetos que visem a geração de mais emprego e renda no Cabo de Santo Agostinho.
“O Governo Federal, desde a gestão do presidente Lula, sempre foi um grande parceiro do nosso município. Por isso, mais uma vez estamos discutindo e buscando novas parcerias para o Cabo, para que posamos criar novas oportunidades de emprego e mais geração de renda”, disse o prefeito Vado, ao sair do gabinete do ministro Armando Neto.
Também participaram do encontro no Ministério do Desenvolvimento os secretários executivos do Cabo Paulino Valério (Logística) e César Paiva (Juventude e Esportes).
Texto: Secom
Fotos: Assessoria da PMCSA

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresenta balanço em audiência

prestacaodeconta-fotojoaobarbosa2Visando prestar contas à população e prezando pela transparência na administração pública, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo de Santo Agostinho, José Severino Belo, apresentou, na manhã desta terça-feira (25/08), durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores, um balanço das ações realizadas pela pasta na atual gestão. A apresentação faz parte de um calendário proposto pelo legislativo municipal para que os gestores da prefeitura possam prestar informações e esclarecimentos.
prestacaodeconta-fotojoaobarbosa1
A sessão solene contou com a participação de várias autoridades municipais, entre elas, secretários municipais e vereadores, além da sociedade civil. Durante a apresentação, Severino Belo explanou um demonstrativo de ações desenvolvidas pela Secretaria de janeiro de 2013 até o primeiro semestre de 2015. “É de fundamental importância que a população participe dessas prestações de contas, para que tomem conhecimento dos trabalhos feitos pelas Secretarias. Nossa gestão apoia essa transparência e aproximação com a população”, destacou Belo.
Segundo o secretário Severino Belo, o maior objetivo da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo é executar atividades relacionadas à formulação e execução de estratégias e ações de crescimento econômico. “Visamos sempre projetar e fortalecer o potencial turístico do município, promovendo e fomentando ações, no incentivo a formalização de novos empreendedores”, concluiu.
Texto: Thays Lorena – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa