sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Cabo vai oferecer teste rápido para diagnóstico de tuberculose


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai disponibilizar, gratuitamente, a partir desta segunda-feira (10/08), o teste rápido para diagnóstico de tuberculose com capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em duas horas. O Gene Xpert, como é denominado, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da doença.
O teste, que estará substituindo a baciloscopia normal (conhecido como exame do escarro), vai permitir que as pessoas deixem as unidades de saúde já com o diagnóstico, possibilitando o início do tratamento com mais agilidade.
De acordo com a coordenadora das Políticas de Tuberculose e Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, é de suma importância a aquisição, uma vez que o Cabo está fazendo parte do seleto grupo de municípios do país a ser contemplados com este teste. “O teste rápido molecular para tuberculose tem eficácia de 99,9% com teste de sensibilidade para rifampicina. Isso é um dos compromissos da gestão na prioridade da saúde com a nossa população”, explicou.
Vanessa informou ainda que pessoa pode fazer o novo teste seguindo a suspeita da doença,, que é tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, falta de apetite, palidez, entre outros.”O serviço será realizado no Centro Herbert de Souza, localizado na Av. Historiador Pereira da Costa, 428, Centro. Telefone:(81) 3521-6456″, finalizou.
DOENÇA – Causada pelo Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa cuja bactéria afeta principalmente o pulmão, podendo afetar ainda meninges (membrana que envolve o cérebro), ossos e rins. Em casos de tosse persistente há mais de três semanas o usuário deve fazer o exame de escarro em qualquer posto de saúde. A doença tem cura, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo município e tem duração de seis meses.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário