sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Município realiza 10ª Conferência de Assistência Social


Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho realizaram, nessa quinta-feira (06/08), a abertura da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, direcionado para sociedade civil e governo, tem o intuito de discutir, avaliar e propor diretrizes para a efetivação do SUAS. As atividades continuam durante toda esta sexta (07), na sede do Sest/Senat, situado às margens da PE-60.
A abertura oficial do evento contou com a apresentação da Orquestra Meninos de Jussaral – composta por crianças que são assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. Em seguida, houve a leitura e aprovação do Regimento Interno e, após, a palestra: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 ”.
“Este é mais um encontro do governo e sociedade civil com o objetivo de avaliar os avanços da política de assistência social no município, mediante a efetivação do SUAS”, disse a presidente do CMAS, Antônia Maria da Silva. “ A conferência é o processo de conferir os avanços e os desafios da política de assistência, além de ser um momento de discutir e planejar propostas para efetivação das políticas públicas na área da assistência social”, destacou a representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Ana Célia Cabral.
Na oportunidade, o secretário de Programas Sociais do Cabo, Ronaldo Santos, comentou que através da orientação do prefeito Vado da Farmácia, a assistência social tem desenvolvido vários programas e projetos, não só na área urbana mais também em toda zona rural do município. “Estamos contemplando toda população com ações e serviços de assistência social. Um exemplo disso é a orquestra que aqui se apresentou. Essas crianças são de Jussaral e através deste projeto levamos a música clássica aos meninos e meninas da área rural”, ressaltou ele. “Nosso objetivo é dá mais qualidade de vida aos nossos munícipes, por isso estamos aqui na 10ª Conferência de Assistência Social para consolidar o SUAS e formular propostas para beneficiar toda população cabense”, acrescentou Ronaldo.
Mais 200 pessoas participaram do primeiro dia de atividades da conferência. Nessa sexta (07), será a vez dos grupos de trabalhos discutirem os subtemas estratégicos: enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos e transferência de renda nos territórios; pacto federativo e a consolidação do Suas e o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática. A Conferência Municipal irá reunir propostas que serão encaminhadas para a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social.
O evento também contou a presença dos secretários José Severino Belo (Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo), André Morais (Executivo de Meio Ambiente), Moisés Xavier (Executivo de Orçamento Participativo) e da secretária Executiva da Mulher, Tereza Claudina.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus – SMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário