O secretário de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho, Luiz Pereira, participou nessa quarta-feira (05/08) de uma reunião para discutir a implementação do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (Sisnacc) no Estado, projeto do Exército Brasileiro. A iniciativa visa reforçar a segurança pública através da integração e compartilhamento de informações entre órgãos como Forças Armadas, Polícias Federal e Civil e municípios. O encontro aconteceu no Hotel Marante Plaza, no Recife.
O sistema, que equivalente ao de uma telefonia celular, trabalha na transmissão de dados e voz (rádio e internet), permitindo uma comunicação rápida e em tempo real entre agentes de segurança e fiscalização. Na reunião estavam presentes o gerente geral do Centro Integrado de Defesa Social, coronel Ricardo Fentes, representando o secretário estadual de Defesa Social; equipes técnicas que estão desenvolvendo o projeto; representantes da Marinha e Aeronáutica; além de secretários representantes dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).
A reunião foi iniciada com a palestra do general do Exército, Manoel Pafiadache, comandante Militar do Nordeste, que enfatizou a importância do comando de controle para o gerenciamento de segurança. Em seguida, o tenente Coronel Rêgo Barros apresentou o projeto em slides, mostrando a importância de sua utilização em grandes eventos, como a Copa do Mundo realizada no Brasil, onde o sistema esteve presente nas 12 sedes do mundial. O Sisnacc também estará presente durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no próximo ano.
Ricardo Fentes deu continuidade ao encontro, apresentando o modelo de segurança adotado pelo Governo Estadual, o Pacto Pela Vida, destacando como as câmeras de segurança têm trazido melhorias pelos locais onde foram instaladas. O encerramento ficou por conta de Cleiton Silva, engenheiro e gerente de Projetos Básicos do Sisnacc, que explanou mais detalhes sobre como o sistema irá facilitar o diálogo entre os órgãos.
Representando o Cabo, O secretário Municipal de Defesa Social, Luiz Pereira, destacou a iniciativa do projeto em reunir os órgãos responsáveis pela segurança. “O Sistema Nacional de Comunicações Críticas é uma ferramenta importante na forma de integrar as ações na área de segurança, calamidade, de defesa civil, e de todos os aspectos que envolvem segurança. É uma iniciativa interessante do exército que envolve todos os órgãos de segurança, inclusive os municipais”, destacou. Hoje nós estamos construindo uma ferramenta nova, discutindo com os demais órgãos a sua complexidade, da transferência de tecnologia, e qual será a participação de cada município. Devemos louvar a iniciativa do Exército e dos órgãos de segurança do Estado por convocar os municípios para essa discussão”, completou.
Texto e fotos: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário