quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Gibão sedia 2ª Jornada de Atividades Lúdicas e Esportivas


A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa terça-feira (04/08), a 2ª Jornada de Atividades Lúdicas e Esportivas, com o tema “Resgatando o brincar popular”.  A atividade aconteceu no Centro de Referência Esportiva de Pernambuco, instalado no Gibão, em Ponte dos Carvalhos, através do projeto Esporte Educacional. As secretarias municipais de Educação, Juventude e Esportes e Programas Sociais contaram com formações do Instituto Esporte Educador, em parceria com a Petrobras.
Na ocasião, participaram estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com idades entre 12 e 18 anos, de diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, como: Armínio da Paz, Celma Barros, Joaquim Nabuco, José Procópio, Maria Thamar, Caic e Vicente Yañez Pinzón. Os pais nas arquibancadas assistiram seus filhos entrarem em contato com brincadeiras muitas vezes esquecidas, tais como: peteca, bola de gude e amarelinha.
O projeto envolve oito municípios, através da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. No Cabo, os responsáveis por gerir o projeto são os coordenadores Ilka Dutra, Leonardo Luís e Edna Cesário, da Secretaria Municipal de Educação. Através de uma metodologia focada no Esporte-Educacional, as habilidades desenvolvidas no estudante vão além dos ganhos com a educação física, promovendo solidariedade, respeito e coletividade.
Para a representante Ilka Dutra, o tema desenvolvido nesta 2ª Jornada propicia aos adolescentes ampliar as possibilidades de brincadeiras. “Podemos resgatar nos nossos educandos o gostar dessas brincadeiras populares, cujo uso está adormecido. Tudo é feito com brinquedos baratos e que podem ser construídos por eles mesmos”, destacou.
A professora de Educação Física, Lucimere Sousa, que também é instrutora das piscinas da Escola Maria Thamar e Caic, explicou que a integração do esporte é feita com os valores trabalhados no esporte educacional, através dos pilares cognitivos de saber, fazer, ser e conviver. “Estamos juntando tudo isso e colaborando com a parte esportiva, havendo a integração da educação física junto com os professores de outras disciplinas, através de atividades lúdicas e esportivas”, enfatizou a docente.
Texto: Diego Lós / Ascom SME-Cabo
Fotos: Caio Cruz / Estagiário Ascom SME-Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário