Uma blitz educativa foi realizada nesse final de semana no distrito de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, para alertar os motoristas para o risco de associar álcool e direção. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Defesa Social em parceria com o Detran, por meio da Operação Lei Seca.
Durante a blitz, realizada no sábado (01/08), 405 veículos, entre automóveis, motocicletas e ciclomotores foram abordados. Os condutores receberam panfletos explicativos e puderam conhecer o equipamento que mede o nível de alcoolemia no organismo, o bafômetro, que passará a ser usado pelos agentes de trânsito do Cabo.
“Ao firmar esta parceria com o Detran a nossa proposta foi de conscientizar os condutores para os problemas provocados pelo uso do álcool antes de dirigir. Com esse trabalho, esperamos minimizar o número de acidentes com vítimas fatais e com sequelas, que têm sido um grande problema”, informou o gerente de Trânsito e Transporte do município, Márcio Nogueira.
Especialistas advertem que o álcool altera a capacidade psicomotora do motorista. De acordo com o art. 306 do Código de Transito Brasileiro (CTB), quem for pego dirigindo com sinais de embriaguez e apresentar concentração igual ou superior a 0,3 miligramas de álcool, por litro de ar alveolar, comete infração gravíssima (7 pontos na CNH) e estará sujeito à detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão do direito de dirigir.
Texto: Jaqueline Mota – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário