O Posto de Saúde da Família (PSF) do Alto da Bela Vista 2, no Cabo de Santo Agostinho, realizou mais um encontro do Grupo de gestantes. A ação aconteceu nessa quarta-feira (19/08) e beneficiou cerca de 15 gestantes da comunidade.
A atividade contou com a participação da Coordenação de Práticas Integrativas do município e da professora do Hospital das Clínicas, Eliane Vasconcelos. As gestantes receberam dicas de alimentação dentro da medicina chinesa, técnicas de alongamento da região pélvica para favorecer o trabalho de parto natural e trabalho psicológico para o equilíbrio emocional das grávidas através de florais.
De acordo com a responsável do PSF, Eda Licurgo, é de suma importância estes grupos para passar informações e sanar dúvidas para cuidados com o bebê e das mães. “Há 15 anos formamos este grupo que trata de assuntos relacionados à preparação da chegada da criança. O trabalho de práticas integrativas é uma novidade muito importante para a saúde como todo”, explicou.
Para a coordenadora do CEPIC, Marise Matwijszyn, as práticas é um trabalho pioneiro dentro da Atenção Básica. “Este é um grande passo de iniciação para a saúde cabense. Nossa proposta é fazer uma ação itinerante e visitar diversos Postos, levando saúde para as gestantes do município”, enfatizou.
Para Gleiciane Pereira, 25 anos, com esta atividade, as grávidas puderam obter mais informações, tanto no parto quanto nos primeiros dias de vida da criança. “Aprendi sobre a importância da respiração para acalmar e relaxar, além de ter melhores posições para dormir”, disse.
Texto: Samantha Rúbya – scom da Saúde/Cabo
Foto: Arquivos do SMS
Foto: Arquivos do SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário