quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Prefeitura remove árvores que oferecem riscos de acidentes

arvorepraca-fotojoaobarbosa4Buscando minimizar os riscos de acidentes e oferecer mais segurança à população, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, na manhã desta quinta-feira (20/08), o corte de nove árvores localizadas na Praça Antonino Oliveira, na Vila Social. O trabalho foi realizado após vistoria realizada por técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Cabo, quando foi comprovada a necessidade da remoção. A supressão das árvores foi realizada pela equipe da Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos e acompanhada pelos técnicos de Meio Ambiente.
arvorepraca-fotojoaobarbosa1
De acordo com o laudo técnico emitido pela Secretaria, as árvores da espécie Terminalia Catappa, conhecidas como “castanhola”, são exóticas e algumas delas ofereciam risco de queda devido à infestação de cupins. Além disso, foi constatado que suas raízes prejudicavam o passeio público e chegaram a afetar à estrutura de algumas residências próximas.
O secretário de Meio Ambiente, André Morais, informou que, embora a supressão das árvores tenha sido necessária, o compromisso com o meio ambiente está sendo mantido e a compensação ambiental será realizada na mesma área. “Este é um trabalho feito com responsabilidade, mediante avaliação técnica e com o compromisso de realizar a compensação ambiental. Para cada Castanheira retirada do local, estaremos plantando duas árvores da espécie Ipê (nativa), promovendo a arborizando da Praça Antonino Oliveira”, destacou.
arvorepraca-fotojoaobarbosa3
Moradores do entorno da Praça relataram alguns problemas enfrentados e se mostraram aliviados com o corte das árvores. “Este trabalho que está sendo realizado hoje é muito importante, conforme o levantamento feito pelos técnicos, em relação ao prejuízo que elas têm oferecido aos moradores da localidade. Há muito tempo vínhamos sofrendo transtornos provocados por elas, com as raízes expostas, o risco de queda e obstrução das tubulações onde há a drenagem das águas. Acho que, para o bem de todos, esses serviços foram muito bons”, comentou Jailson Francisco, 42 anos, morador da localidade há 40 anos.
A Praça também está recebendo obras de revitalização que irão beneficiar toda população local. O espaço vai ganhar uma nova iluminação, área de lazer e tratamento paisagístico.
Texto: Jaqueline Mota- Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário