terça-feira, 25 de agosto de 2015

Município sedia 24º Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres

eventosenat-fotojoaobarbosa1O município do Cabo de Santo Agostinho sediou nessa segunda-feira (24/08) o 24º Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O Fórum reuniu representantes de diversos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), além dos municípios de Caruaru, Garanhuns e Petrolina. A atividade aconteceu no Sest/Senat, localizado às margens da PE-60.

eventosenat-fotojoaobarbosa2
Com o intuito de inserir a prática da conscientização da Lei Maria da Penha no âmbito educacional, gestoras dos municípios presentes apresentaram suas experiências com a campanha “Maria da Penha Vai à Escola”, projeto que surgiu em Caruaru, tornando-se referência para que o Governo do Estado o implantasse em outros municípios e desenvolvesse de acordo com a sua realidade.
A secretária da Mulher do Cabo, Tereza Claudina, deu início às apresentações mostrando as ações e resultados da Secretaria no município. “Nosso objetivo é o de levar conhecimento e priorizar o ano de 2016 nas salas de aula, promovendo uma interação entre cidadania, gênero e direitos humanos, em específico o das mulheres. Pois é através da educação que podemos transformar o mundo”, disse.
O secretário Municipal de Educação do município, Adelson de Moura, falou da importância da integração dessa conscientização desde a base escolar. “Entendemos que todo e qualquer mecanismo que busque e promova uma sociedade igualitária, e de paz, tem que passar pela escola. É através da educação que se pode mudar essa violência de gêneros, assim como a violência contra a mulher. É preciso educar as novas gerações para que possamos combater isso” enfatizou.
eventosenat-fotojoaobarbosa4
Uma das representantes da organização do Fórum, Ridete da Silva, destacou o objetivo e desafio de desenvolver o projeto. “O nosso intuito é o processo pela educação, fazer com que a criança e o adolescente, assim como as suas mães e responsáveis, possam pensar e elaborar uma nova concepção com relação entre homem e mulher”, comentou.
Além da troca de experiências entre as apresentações das ações de cada município, o Fórum ainda contou com a palestra do gerente de Formação em Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Dóris Cavalcanti.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário