Representantes da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho participaram do Encontro Nacional de Coordenadores de Tuberculose, em Brasília. O evento, que aconteceu nos dias 20 e 21 deste mês, reuniu gestores dos municípios considerados prioritários para o controle da doença. O Cabo reúne um dos maiores números de casos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na reunião, foi feita a avaliação anual dos indicadores da tuberculose no Brasil, seguida de propostas e discussões sobre novas formas de enfrentar a doença.
Foram discutidas estratégias de fortalecimento para o tratamento da tuberculose, dinâmica de diagnóstico e a nova estratégia global de combate à tuberculose pós 2015, além de prioridades para um combate efetivo para tuberculose.
De acordo com a coordenadora das Políticas de Tuberculose e Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, foi de suma importância à participação do município neste evento. “No Cabo, ainda se encontram os maiores ícones da tuberculose nacional. Os indicadores de cura precisam aumentar e os de abandono do tratamento precisam reduzir. A gestão vem se preocupando para a prevenção desta doença. Essa é nossa meta”, explicou.
DOENÇA – A Tuberculose é uma das chamadas doenças oportunistas, que atacam com mais força os portadores do vírus HIV quando a sua imunidade fica baixa – portadores do vírus têm 35 vezes mais chances de contrair tuberculose, sendo a doença oportunista que mais mata. Doentes por tuberculose devem fazer o teste rápido para detectar o vírus HIV. Se identificado como portador será encaminhado ao especialista.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivos da SMS
Fotos: Arquivos da SMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário