segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cabo participa de encontro nacional sobre tuberculose em Brasília

encontrotuberculose1Representantes da Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho participaram do Encontro Nacional de Coordenadores de Tuberculose, em Brasília. O evento, que aconteceu nos dias 20 e 21 deste mês, reuniu gestores dos municípios considerados prioritários para o controle da doença. O Cabo reúne um dos maiores números de casos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na reunião, foi feita a avaliação anual dos indicadores da tuberculose no Brasil, seguida de propostas e discussões sobre novas formas de enfrentar a doença.
encontrotuberculose2
Foram discutidas estratégias de fortalecimento para o tratamento da tuberculose, dinâmica de diagnóstico e a nova estratégia global de combate à tuberculose pós 2015, além de prioridades para um combate efetivo para tuberculose.
De acordo com a coordenadora das Políticas de Tuberculose e Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, foi de suma importância à participação do município neste evento. “No Cabo, ainda se encontram os maiores ícones da tuberculose nacional. Os indicadores de cura precisam aumentar e os de abandono do tratamento precisam reduzir. A gestão vem se preocupando para a prevenção desta doença. Essa é nossa meta”, explicou.
DOENÇA – A Tuberculose é uma das chamadas doenças oportunistas, que atacam com mais força os portadores do vírus HIV quando a sua imunidade fica baixa – portadores do vírus têm 35 vezes mais chances de contrair tuberculose, sendo a doença oportunista que mais mata. Doentes por tuberculose devem fazer o teste rápido para detectar o vírus HIV. Se identificado como portador será encaminhado ao especialista.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivos da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário