De acordo com o Gerente de Atenção Básica, Anderson Nunes, os PSF’s estarão abertos das 7h às 16h. “Além da poliomielite, estaremos atualizando a cardeneta de vacinação com as vacinas de todas as crianças que não estiverem em dia com sua imunização. Esta é uma forma de garantir ainda mais saúde às crianças do Cabo”, destacou.
O país não apresenta casos desde 1990 e, para manter a erradicação, o governo garante a distribuição de doses da vacina oral. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
POLIOMIELITE – A pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode deixar sequelas permanentes ou levar à morte. A doença é transmitida principalmente no contato direto entre pessoas e a boca é a porta de entrada principal, seja através das gotículas da fala, tosse ou espirro, ou da água e alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes ou portadoras do vírus. Única forma de prevenção é a vacina e os bons hábitos de higiene, como lavar bem as mãos, as frutas e verduras.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário